5 programas para gravar a tela do PC e do Mac

Conheça vários programas de terceiros e soluções nativas que permitem gravar a tela do PC ou do Mac, de forma fácil e rápida

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 9 meses
Rec Button Screen / Vector Stock

Você tem um computador e gostaria de gravar a tela do PC ou do Mac para compartilhar na internet? Hoje em dia isso é bem fácil de se fazer: há opções tanto nativas de ambos sistemas (disponíveis ao final do texto), como uma série de aplicativos de terceiros com ferramentas simples (primeiras opções). Assim, você poderá gravar e exigir seu gameplay ou tutorial na tela do seu computador e mostrar para todos.

Listamos alguns programas populares e fáceis de se usar, para ambos sistemas e incluímos também dicas de como utilizar as soluções nativas de macOS e Windows 10.

1. Apowersoft Gravador de Tela Online (Windows e macOS)

Apowersoft Recorder / macOS / aplicativos para gravar a tela do pc e do mac

O Gravador de Tela Online da Apowersoft é gratuito (diferente da versão para desktop) e é compatível tanto com o macOS quanto com o Windows. Para ser utilizado, no entanto, depende da instalação de um launcher. Mas, feito isso, é até bem prático.

Uma vez instalado, o Gravador de Tela da Apowersoft oferece controles simples para ajuste do tamanho de tela, resolução, uso de microfone e pasta onde os arquivos serão salvos, mas tem suas limitações: a marca d’água não pode ser removida, recurso reservado apenas à versão Pro (aquela, para desktop). Se utilizado sem uma conta VIP, também limita a gravação em apenas três minutos. Mas é útil em emergências.

2. Ezvid (Windows)

Ezvid / Windows / aplicativos para gravar a tela do pc e do mac

O Ezvid, exclusivo para Windows, é um gravador de tela com editor de vídeos embutido. O software possui um ponto positivo em relação ao demais, principalmente se você joga no PC: conta com um modo Gamer simplificado, voltado a facilitar a vida de quem deseja compartilhar seus gameplays na internet em canais como YouTube e Twitch.

O grande ponto negativo do Ezvid, no entanto é não disponibilizar as gravações em arquivo; no máximo, é possível enviar o vídeo direto para o YouTube.

3. Movavi Video Editor (Windows e macOS)

Movavi / macOS / aplicativos para gravar a tela do pc e do mac

O Movavi Video Editor é uma ferramenta poderosa, com uma série de recursos de edição de vídeo e totalmente gratuita, e possui também a capacidade de gravar a tela do desktop. Embora pareça um pouco complexo, possui uma curva de aprendizado suave.

É possível gravar a tela do computador e editar vídeos diretamente na plataforma. Dispensa em muito a necessidade de adquirir a versão paga, graças à grande quantidade de recursos disponíveis de imediato. Compatível com Windows e macOS.

4. CamStudio (Windows)

CamStudio / Windows / aplicativos para gravar a tela do pc e do mac

O CamStudio é talvez um dos programas mais simples desta lista, e uma uma das ferramentas de código aberto mais conhecidas disponíveis para Windows.

É possível gravar facilmente a tela de seu computador e sobrepô-la com o vídeo de sua webcam, criando projetos ideiais para vídeos com comentários. No entanto, por ser um programa bastante antigo e espartano, recebeu poucas atualizações significativas ao longo dos anos. É capaz de salvar vídeos apenas em .avi ou .swf.

Ainda assim, é um dos mais fáceis de usar.

5. QuickTime Player (macOS)

macOS / QuickTime Player / aplicativos para gravar a tela do pc e do mac

Para quem não possui um Mac compatível com o macOS Mojave, usar o QuickTime Player, o reprodutor de vídeo padrão da Apple desde sempre, é uma excelente pedida. Conta com ajustes simples de gravação de tela inteira, ou de apenas uma porção selecionada e permite o uso do microfone, para fazer narrações e comentários.

Utilizar o QuickTime Player como um gravador de tela é moleza:

  1. Abra o QuickTime Player;
  2. Clique em Arquivo e depois, em Nova Gravação de Tela;
  3. Clique na seta ao lado do botão de gravação e ajuste as opções, como ativar o microfone ou exibir os cliques do mouse na tela;
  4. Clique no botão de gravação e depois em qualquer parte da tela para grava-la;
  5. Para gravar uma parte da tela, segure e arraste o mouse para selecionar a área de interesse, e clique em Iniciar Gravação para começar;
  6. Clique no botão Parar na Barra de Menus ou aperte a combinação de teclas Command + Control + Esc (em um teclado não-Apple, tecla Windows + Ctrl + Esc).

E é isso. Para salvar o vídeo, clique em Arquivo e depois, em Salvar.

Como gravar a tela do computador com soluções nativas

Tanto o macOS quanto o Windows 10 contam com soluções próprias para gravar a tela de seu desktop, bastante simples de serem utilizadas e com vários recursos, que muitas vezes dispensam o uso de softwares mais elaborados. No caso do Windows 10, inclusive é possível transmitir sua tela online nativamente. Veja como funciona.

No macOS Mojave

macOS Mojave / ferramenta de captura / aplicativos para gravar a tela do pc e do mac

A versão mais recente do macOS introduziu uma central de comandos completa para permitir a captura fácil da tela do sistema, seja na forma de imagens ou de um vídeo.

Os passos são bem simples:

  1. Aperte a combinação de teclas Shift + Command + 5 (em um teclado não-Apple, Shift + Tecla Windows + 5);
  2. Para gravar toda a tela, clique no botão Gravar Tela Inteira (circundado em vermelho na imagem acima) e depois, clique em qualquer área da tela;
  3. Para gravar apenas uma área selecionada, clique no botão Gravar Área Selecionada (circundado em azul), ajuste a região da tela que deseja capturar e clique em Gravar;
  4. Para interromper a gravação, clique no botão Parar.

E pronto.

No menu Opções, a ferramenta oferece ajustes como tempo de gravação, local onde o vídeo será salvo e possibilidade de ligar o microfone.

No Windows 10

Windows / gravação de tela / aplicativos para gravar a tela do pc e do mac

O Windows 10 foi a primeira versão do sistema operacional da Microsoft a contar com uma solução nativa para gravação de tela, principalmente para permitir que gamers compartilhem seus gameplays facilmente. Entretanto, só funciona na janela ativa.

  1. Aperte a combinação de teclas Windows + G;
  2. O Windows perguntará se o que você quer gravar é um jogo;
  3. Clique na caixa ao lado de Sim, isso é um jogo para confirmar;
  4. O painel de controle oferece opções para ligar o microfone;
  5. Você também poderá até iniciar uma transmissão;
  6. Feitos os ajustes, clique no botão de gravação; para parar, clique no botão Parar.

E pronto.

As capturas serão salvas na sua pasta de Vídeos.

Receba mais sobre macOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados