Início » Telecomunicações » TIM e Oi podem ampliar compartilhamento de rede 4G, decide Cade

TIM e Oi podem ampliar compartilhamento de rede 4G, decide Cade

Cade teme que acordo de 4G possa reduzir concorrência na telefonia celular, mas preços vêm caindo para os clientes

Felipe Ventura Por

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) decidiu que TIM e Oi podem expandir o compartilhamento de rede 4G. O órgão está preocupado que isso possa reduzir a concorrência na telefonia celular, mas resolveu aprovar a parceria porque os preços vêm caindo para os clientes.

Com o acordo, clientes da TIM poderão usar o celular mesmo sem sinal da operadora, desde que a Oi tenha cobertura; e vice-versa. O compartilhamento de torres e outros equipamentos vale para redes de acesso via rádio, 4G (em 2,5 GHz) e 1,8 GHz (3G).

O conselheiro João Paulo Rezende, do Cade, recomenda que a Anatel fiscalize o andamento do contrato de RAN Sharing (compartilhamento de infraestrutura). A ideia é evitar a troca de informações sigilosas entre Oi e TIM, o que poderia prejudicar a concorrência.

Ele também quer que a Anatel limite a entrada de mais operadoras no contrato. Nesse caso, elas iriam dividir a mesma infraestrutura em vez de instalar novas antenas e equipamentos, o que poderia afetar a qualidade do serviço no longo prazo.

Além disso, Rezende está preocupado com uma possível fusão entre a Oi e outras operadoras, o que iria aumentar a concentração de mercado. Ela entrou em recuperação judicial após atingir uma dívida de R$ 65 bilhões.

Acordo entre TIM e Oi reduziu preços para clientes

Apesar disso, o Cade decidiu aprovar o contrato entre TIM e Oi. Rezende explica: "temos evidências empíricas, fornecidas pela Anatel, apontando que desde que o compartilhamento começou a ser implementado, o custo do minuto de tráfego para o cliente de ambas as empresas tem diminuído". Normalmente, a concentração de mercado leva a um aumento (não queda) nos preços.

O contrato entre TIM e Oi havia sido aprovado pela Anatel em julho. A TIM também firmou acordos de compartilhamento de rede 3G com a Vivo e a Claro. A operadora defende full sharing em cidades com menos de 30 mil habitantes.

Com informações: Cade, TeleSíntese.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Sckillfer
Aproveita e ativa o VoLTE pra usar no 4G da Tim, Oi!
marcos_5000
Sou cliente TIM Beta, mas resolvi testar a OI por causa desse plano.Na minha cidade, só 3G e de qualidade meia boca, mas na cidade vizinha, o 4G funciona que é uma beleza, melhor que as concorrentes, e como passo maior parte do dia por lá, pra mim é vantajoso.
thejorsias
Pelo menos tem fibra ótica. Se eu dependesse de internet móvel eu tava ferrado.
thejorsias
Interior de SP. Quando viajo pra uma cidade grande aqui perto o 4G pega bonito, o problema é que eu quase nunca vou pra lá.
thejorsias
As outras oferecem, mas esse plano da Oi acaba sendo o mais interessante por eu trabalhar em casa.
thejorsias
Não usa:(
Associação DX Brasil
e como usa esses 3,5GB?
Kodos Otros
Ah sim.
Yago G. Oliveira
Sim. No Japão, por exemplo, as operadoras são base de infraestrutura, as outras usam essas de base, criando várias operadoras
Yago G. Oliveira
RJ foi o primeiro estado a ter todas as cidades com cobertura
Sinho Gamer
Espero q melhore pois os planos da oi são os melhores
GH
A TIM espera que o aumento de espectro (2,5 e 1,8 GHz da Oi) melhore o serviço dela. Já a Oi espera que as antenas da TIM melhore o seu serviço. A ideia é melhorar, vamos aguardar.
GH
É só não recarregar mais, não tem fidelidade. É inacreditável que na sua cidade só pegue 2G, nenhuma oferece pelo menos um 3G meia boca?
Diogo
O full sharing em cidades com menos de 30 mil habitantes é quase uma obrigação por parte das operadoras. Antes era um valor impossível por minuto para usar uma "operadora parceira" e nem dados tinha.
Zé das Covi
Na quebrada que eu moro quando acaba a energia elétrica o sinal da tim vai junto e da oi fica normal, isso vai ser bem interessante
X-Tudãoᴳᴼᵀ
RS, cidades de 25k habitantes não tem nem 3g da Tim enquanto a Claro tem tem há anos.
Reginaldo Ribeiro
mora onde?
Reginaldo Ribeiro
Aqui no estado de SP, mesmos nas divisas com Minas, Mato Grosso e Paraná, tudo funciona no 4g, e com uma grande porcentagem já utilizando o VoltLTE
Diego F. Duarte
kct
Diego F. Duarte
Interior de MG funciona bem, desde q vc n esteja em algum c* de mundo. Senão, em geral é no máximo 3G.Ademais, funciona bem em rodovias tb na beira de cidades minimamente desenvolvidas. O problema é q MG é especialmente dificil de cobrir: Cidades muito esparsas em algumas regioes e um dos relevos mais acidentados do pais. A propria capital já oferece uns desafios pras operadoras aki.
Kodos Otros
Qual interior? Pra onde costumo ir, interior do RJ, sempre pega!
betacaroteno
Se deu mal hein!
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Tomara que agora pegue 4g da Tim no interior.
Felipe Silva
Seria interessante 2 operadoras com rede própria compartilhando com as outras 2 operadoras, isso diminuiria o investimento pela metade, sem que essas cidades fiquem refém de somente 1 rede.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Putz
Jairo ☠️
Reduzindo o preço para os cnsumidores sem queda de qualidade será ótimo, aguardemos.
thejorsias
Assinei aquele plano da Oi de R$14,00 por até 3,5 GB de internet e SMS e ligações para qualquer celular......Na minha cidade só pega 2g