Início » Telecomunicações » Vivo expande chamadas por 4G e serviço passa a funcionar em 28 cidades

Vivo expande chamadas por 4G e serviço passa a funcionar em 28 cidades

Vivo aumenta cobertura VoLTE para 10 estados; serviço tem maior qualidade de voz e completa ligações mais rápido

Lucas Braga Por

A Vivo expandiu sua cobertura de VoLTE, tecnologia para efetuar e receber chamadas de voz através da rede 4G. O serviço estava restrito a poucos locais, mas a lista atingiu a marca de 28 cidades: isso inclui as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Isso vai se expandir em breve para mais três municípios.

A novidade ficou disponível em Porto Alegre e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul; Florianópolis e Blumenau, em Santa Catarina; Belo Horizonte, Contagem e Juiz de Fora, em Minas Gerais; Manaus, no Amazonas; e Belém, no Pará. As cidades de Curitiba, no Paraná; Joinville, em Santa Catarina; e Aracaju, no Sergipe, receberão o serviço a partir de 14 de novembro.

Durante o mês de setembro e outubro, a companhia já havia ativado o VoLTE na capital paulista e em mais 11 cidades de SP. No total, serão 31 municípios em todo o Brasil. Confira a cobertura completa da Vivo com as novas adições:

  • AM: Manaus
  • DF: Brasília
  • ES: Cariacica, Serra, Vitória e Vila Velha
  • GO: Rio Verde
  • MG: Belo Horizonte, Contagem e Juiz de Fora
  • PR: Curitiba (a partir de 14 de novembro)
  • RJ: Campos dos Goytacazes, Macaé, Niterói e Rio de Janeiro
  • RS: Porto Alegre e Caxias do Sul
  • SC: Joinville (a partir de 14 de novembro)
  • SE: Aracaju (a partir de 14 de novembro)
  • SP: Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Osasco, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Paulo, Santo André, Santos e Sorocaba.

Comparada com a TIM, a cobertura de VoLTE da Vivo é bem discreta, uma vez que a operadora italiana possui o serviço disponível em mais de 2.000 cidades. Claro e Oi não disponibilizam a tecnologia.

Para utilizar o VoLTE na Vivo é necessário ter um plano pós-pago, pré-pago, controle ou empresarial; ter um aparelho compatível com a função; e estar em uma localidade coberta pelo serviço. Caso o cliente se encontre em uma localidade sem cobertura VoLTE, a chamada será feita normalmente através das redes 3G ou 2G. A lista de dispositivos compatíveis está disponível no site da operadora.

Chamada por 4G não consome plano de dados

O VoLTE entrega diversos benefícios: as ligações são completadas com maior agilidade; entregam maior qualidade de áudio; permitem continuar navegando na internet via 4G; e economizam a bateria do smartphone. Mas para desfrutar da melhor qualidade de áudio, é necessário que os dois dispositivos da chamada estejam funcionando nessa tecnologia.

As chamadas VoLTE não descontam da sua franquia, apesar de serem feitas pela rede 4G (que é primariamente de dados). Ou seja, a tarifação é a mesma de uma ligação normal em seu plano.

Eu moro em Belo Horizonte e sou cliente da Vivo; o VoLTE já estava disponível há algumas semanas na minha linha. O que mais impressiona é a agilidade para completar a chamada; no entanto, tive que desativar o recurso porque as ligações acabavam caindo demais. Tomara que o serviço melhore com o tempo.

Com informações: Mobile Time.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Kelly Williams

Hey I wanna ċhαt with you😏
https://google.com/#btnI=ru...
My id #770710

Rafael Moreira

Não preciso de ter ligações ilimitadas Yago. Só preciso de uma qualidade melhor no 4g. E a vivo só pega o meu número se fazer um plano controle. Até aonde eu sei a Vivo não aproveita o número se fazer um plano pré. Após reclamar da Claro, aumentou o pacote de dados para 6gb. Mais o sinal 4g na região é ruim.

Yago G. Oliveira

Pega o Vivo turbo, são 3GB por 14,99 semanal + 40 minutos (pouco para mim), SMS e MMS ilimitado.
Oi nao é opção pra você? Tem chamadas ilimitadas e dependendo da região, você vai ter a rede so pra você.

Rafael Moreira

Olhando no mapa de cobertura da Anatel, a Vivo é a que oferece o melhor sinal 4g na minha região. A Claro diz que possui a maior velocidade 4g do BR, mais peca no quesito cobertura. Essa parte a Tim e Vivo lidera. O que mata na Vivo é o preço dos planos controle. Os caras estão pedindo 65,00 reais por 4gb de dados. Sem contar que não oferecem ligações ilimitadas para qualquer operadora em todo os país. A velocidade de internet móvel da Claro é boa, o que quebra é essa alternância de 3g e 4g no local, com isso o radio do celular trabalha mais e consome bateria.

Esse é o site de cobertura da Anatel. Só ativar para mostrar as redes 3g/4g e selecionar para mostrar todas as operadoras, e inserir o CEP local.

http://gatewaysiec.anatel.g...

Yago G. Oliveira

Eu uso bastante e mesmo quando a rede está cheia (moro em cidade que recebe muitos turistas), a voz continua muito boa. Tanto que eu acredito que eles tenham mudado o codec de voz.

Rafael Moreira

O serviço de voz da Tim é bom ? Estou tendo problemas de lentidão com 4g da Claro, mesmo reclamando no portal consumidor, acho que o problema não será resolvido rs. Então estou pensando migrar a linha para Tim controle. Vivo sem condições, está pedindo 60,00 reais por 3.5gb, e só faz chamada locais para qualquer operadora.

Ari Vieira

Estou no RJ testei meu chip da Vivo em um S8+ e A8 nada de ativa o Volte a configuração foi feita corretamente, estive na zona Norte e no Centro do Rio nada de sinal VoLTE, Apenas consigo ativa no chip da Tim. Alguém do RJ que tenha VoLTE

@Sckillfer

A Oi tá muda quanto as duas tecnologias até agora (VoLTE e wifi calling), o que não faz o minimo sentido, já que uma tem por objetivo justamente simplificar a implementação pras operadoras e a outra desafogar a rede

Gabriel Gomes Costa

Porque Rio Verde é a cidade de teste de todas as tecnologias em RF do Brasil. O sinal analógico foi desligado primeiro lá, o 4G foi ativado primeiro lá, o VoLTE também porque a rede de lá já deve ser bem mais consolidada.

Yago G. Oliveira

Na TIM percebi uma melhora na qualidade da chamada ate no 3G

Yago G. Oliveira

As duas parecem ter mudado a compressão de chamada porque a qualidade não está ruim.
A Claro ainda usa, mas eu nunca entendi porque a Oi nunca focou em wi-fi calling; talvez só pra evitar a fadiga

Yago G. Oliveira

No meu não vai. Só quando os dois telefones estão na rede 4G

@Sckillfer

Claro e Oi tão uma decepção... Mas o que eu quero mesmo é wifi calling

Michel

Não, aqui em PE o VoLTE funciona em qualquer buraco mesmo kkk

André Noia

Minha chefe, aqui em Brasília, é vivo. As ligações dela caem o tempo todo. Só melhorou quando ela desativou o volte. O meu da Tim funciona normalmente, mas eu percebo que não é sempre que a ligação fica com uma qualidade realmente boa, isso ligando para os mesmos números. Com meu esposo, parece que em alguns momentos a ligação completa via volte, em outras não.

Exibir mais comentários