Início » Celular » Google enfim descobre que modo noturno economiza bateria no Android

Google enfim descobre que modo noturno economiza bateria no Android

YouTube com dark mode reduz até 60% do consumo de bateria no Android; Google recomenda fundo branco no Material Design

Felipe Ventura Por

O Google fez um estudo com a primeira geração do smartphone Pixel para analisar o consumo de energia da tela. A empresa descobriu que, sim, apps com modo noturno podem economizar a bateria em displays AMOLED. Deveria ser algo óbvio, mas lembre-se de que o Material Design sempre sugeriu usar a cor branca no Android.

O estudo foi apresentado no Android Dev Summit, em uma sessão para ensinar desenvolvedores a evitar o alto consumo de bateria em seus apps.

Em um dos slides, vemos como o dark mode no YouTube para Android reduz o consumo de bateria no primeiro Pixel. Com o brilho em 50%, a economia é de 14% (com o vídeo pausado). Enquanto isso, com o brilho no máximo, a diferença no gasto de energia é de 60%.

O Google também mostra o consumo de energia de cada cor na tela AMOLED. Ela gasta 50 mA com o brilho no máximo quando exibe apenas a cor preta. Isso aumenta para 100 mA nas cores vermelho e verde; e ultrapassa 200 mA no caso do azul. O maior patamar, no entanto, fica para a cor branca: o consumo é maior que 300 mA, por combinar pixels das três cores.

Google estimula uso da cor branca no Material Design

Então, o Google diz no slide seguinte: “adivinhe qual cor nós estamos insistindo que você use…”. Sim, é o branco: esta é uma das principais características do Material Design desde que ele foi lançado em 2014.

As diretrizes do Material Design foram atualizadas este ano, mas o sistema de cores ainda recomenda que o plano de fundo seja branco (#FFFFFF na notação hexadecimal) em apps para Android.

Espero que, com essa autocrítica, o Google comece a adotar o dark mode em mais aplicativos, e que também o incorpore no Material Design. O Windows 10 vem expandindo o modo noturno para mais programas, como o Explorador de Arquivos; e uma das principais novidades no macOS 10.14 Mojave é a interface com modo escuro.

O estudo do Google também confirmou que o consumo de energia cresce de forma linear à medida que o brilho da tela é aumentado. No caso do primeiro Pixel, isso começa em cerca de 350 mW e vai até quase 500 mW com o brilho em 100%. Ou seja, se você quer economizar bateria, essa é uma das configurações mais importantes. O modo noturno nos apps também ajuda…

Com informações: SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Flavio Viana

Tem isso também. E não fosse pela Sony a gente ainda estaria bem longe de um tema nativo (o framework dela é usado até hoje pelo substratum e foi implementado nativamente no Oreo). É por essas e outras que concorrência é importante, ainda que a plataforma seja a mesma.

Em tempo: a Google atualizou ontem o Contatos com suporte ao tema escuro. Foram mais rápidos do que eu pensei!

Eric Viana

Eu também acredito que as novidades do Android são puxadas pela Samsung. Outro exemplo é a adoção de novos padrões de tratamento para telas dobráveis. Isso existiria se a Samsung não estivesse trabalhando nesse tipo de tela? Duvido. O importante é atender as necessidades de quem vende mais seu sistema e seus apps embutidos...

Eric Viana

Boicote pode ter havido? Pode. Mas o que aconteceu mesmo foi a falta de direcionamento da M$. Eles poderiam ser o terceiro ou até mesmo o segundo sistema mais usado? Poderiam. Mas ao comprar a Nokia a M$ abriu uma fenda no diálogo com os outros fabricantes.A morte do Windows Phone era algo anunciado desde então... E mesmo essa falta de parceria foi apenas um dos motivos... A verdade é que a própria M$ não sabia o que fazer do Windows Phone e deu no que deu.

games craft

E tbm ja cchega de porcaria de fundo brandco + branco ja chega so piora a vista da pessoa e etc ..

games craft

Kkkkk isso e uma piada nu tem nada a ver isso e so uma cor preta nu muda nada

paulo yan

Mas não adianta nada a tela ser amoled e o app do YouTube usar um cinza escuro pro modo noturno.

Jefferson Rodrigues

O meu K10 Power tem a opção de Android escuro. https://uploads.disquscdn.c...

Lucas Santos

E ainda como modo principal. Se não tivesse morto certamente ainda usaria.

davey

o kit kat era um Deus

Jarbas Coqueiro

Vai aumentar o burn in

Kodos Otros

Meu deus, ainda essa ladainha de boicote??

A Microsoft boicotou o Linux e ele tá aí até hoje.

@Sckillfer

Nessa materia deu pra entender que foi uma autocrítica da Google, na do TecMundo (que só li pq o Google News é uma porcaria pior que o antigo Play Banca) eu não sabia se quem tava sendo ridículo era a Google ou o redator

Parabéns tb, por conseguir fazer uma matéria que informa até quando a fonte não colabora (poxa Google... Vai esperar mais um ano pra usar esses resultados pra incluir o modo noturno nas diretrizes e por um switch global no Android?)

Diogo Mélo (Diogo César)

Se fosse tão irrelevante a google nao teria lutado a todo custo a fim de boicotar a migração de apps para a plataforma da M$

Juninho

Eu concordo contigo, eu sempre achei o Google preguiçosa para trazer o que seu público realmente quer, mesmo que nem todos os smartphones tenham tela amoled deveriam dar essa opção de tema claro ou escuro no sistema, não só por questões energéticas mas por estética mesmo

Daniel Pita

Ok.

Exibir mais comentários