Google enfim descobre que modo noturno economiza bateria no Android

YouTube com dark mode reduz até 60% do consumo de bateria no Android; Google recomenda fundo branco no Material Design

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Google fez um estudo com a primeira geração do smartphone Pixel para analisar o consumo de energia da tela. A empresa descobriu que, sim, apps com modo noturno podem economizar a bateria em displays AMOLED. Deveria ser algo óbvio, mas lembre-se de que o Material Design sempre sugeriu usar a cor branca no Android.

O estudo foi apresentado no Android Dev Summit, em uma sessão para ensinar desenvolvedores a evitar o alto consumo de bateria em seus apps.

Em um dos slides, vemos como o dark mode no YouTube para Android reduz o consumo de bateria no primeiro Pixel. Com o brilho em 50%, a economia é de 14% (com o vídeo pausado). Enquanto isso, com o brilho no máximo, a diferença no gasto de energia é de 60%.

O Google também mostra o consumo de energia de cada cor na tela AMOLED. Ela gasta 50 mA com o brilho no máximo quando exibe apenas a cor preta. Isso aumenta para 100 mA nas cores vermelho e verde; e ultrapassa 200 mA no caso do azul. O maior patamar, no entanto, fica para a cor branca: o consumo é maior que 300 mA, por combinar pixels das três cores.

Google estimula uso da cor branca no Material Design

Então, o Google diz no slide seguinte: “adivinhe qual cor nós estamos insistindo que você use…”. Sim, é o branco: esta é uma das principais características do Material Design desde que ele foi lançado em 2014.

As diretrizes do Material Design foram atualizadas este ano, mas o sistema de cores ainda recomenda que o plano de fundo seja branco (#FFFFFF na notação hexadecimal) em apps para Android.

Espero que, com essa autocrítica, o Google comece a adotar o dark mode em mais aplicativos, e que também o incorpore no Material Design. O Windows 10 vem expandindo o modo noturno para mais programas, como o Explorador de Arquivos; e uma das principais novidades no macOS 10.14 Mojave é a interface com modo escuro.

O estudo do Google também confirmou que o consumo de energia cresce de forma linear à medida que o brilho da tela é aumentado. No caso do primeiro Pixel, isso começa em cerca de 350 mW e vai até quase 500 mW com o brilho em 100%. Ou seja, se você quer economizar bateria, essa é uma das configurações mais importantes. O modo noturno nos apps também ajuda…

Com informações: SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados