Eu estava ouvindo música no Spotify e tenho o hábito de observar o que os meus amigos estão ouvindo — conheci uma série de bandas legais por lá e sigo firme e forte nesta aventura de confiar no ouvido alheio. Nos últimos tempos tem aparecido algo estranho: algumas pessoas exibidas nesta lista não tem nome, e sim letras e números. Como o mensageiro foi descontinuado, não sei quem são.

Vou explicar, o padrão é seu nome, a música que você ouvindo, o artista, a playlist ou álbum e a sua foto (quase sempre a mesma do Facebook, por causa da conexão). Mas tem gente por lá que não tem o nome, só letras e números. Foto, então, nem pensar….

nome de usuario spotify letras e numeros

Fuçando uma resposta, encontrei no fórum de suporte do Spotify a seguinte declaração: “para melhorar a experiência geral do Spotify, agora estamos gerando nomes de usuário de forma automática, compostos por letras e números aleatórios”.

Ou seja, nomes automáticos.

Fiz um teste e criei uma conta nova. Respondi como eu gostaria de ser chamada: Melissa. Mas, mesmo assim, foi criada com um nome de usuário alfanumérico muito louco: l71fcatwd3fu8rukeiglqpv7z. O nome Melissa aparece só na minha interface.

Observação:

Contas criadas dessa forma dispensam ter que se lembrar desse nome de usuário estranho para fazer um login. Basta usar a senha e o endereço de e-mail inscrito.

Como mudar o nome de usuário no Spotify

Atenção total aqui:

“Não é possível alterar o seu nome de usuário”, diz o Spotify.

Danou-se, Spotify

Em tese isso precisa ser feito no momento em que você se inscrever, segundo o suporte. No campo “como você gostaria de ser chamado”, o usuário pode personalizar sua conta escolhendo um nome de perfil para exibição no aplicativo (no lugar do monte de números e letras). Escolhi, mas não rolou até o momento da publicação deste post.

Spotify Como Deveria Chamar Voce

A boa notícia é que não há nenhuma restrição com relação aos nomes de perfil, você pode escolher o que quiser (será mesmo?), diz a plataforma. Usei só meu primeiro nome.

Se você não fez isso na hora que criou a conta, tchau e bença amigo. Se quiser que um nome diferente seja exibido no seu perfil, você vai ter que criar uma conta nova e, preferencialmente, usando o Facebook. Dessa forma, o Spotify vai usar o seu nome.

Há relatos de usuários no fórum de que perfil ficou um tempo assim, mas depois voltou ao normal apresentando o nome desejado. Portanto, também pode optar por esperar.

Criar uma conta nova, se você tiver o desconto para universitários, é dor de cabeça. Porque você só poderá reaplica-lo à nova conta após 12 meses da 1ª solicitação.

Pois então, esse é o mistério.

O Spotify está gerando name users aleatórios e não dá para trocar. Essa pessoa será um alfanumérico para todo o sempre. Tente usar o seu Facebook se quiser “ser alguém”.

Tira-dúvidas sobre login no Spotify

Esqueceu seu nome de usuário?

Assim como os usuários alfanuméricos, ninguém precisa de usar name para fazer login. Você pode fazer login só com a senha e o endereço de e-mail associado à sua conta.

Esqueceu seu endereço de e-mail?

Teste todos os endereços de e-mail que você usa no formulário de redefinição de senha. Se houver alguma conta associada a esse endereços você vai saber. Outra fica é checar se há e-mails do Spotify nas suas caixas de entrada (incluindo pastas de spam e lixo eletrônico).

Esqueceu a sua senha?

Se você esqueceu sua senha do Spotify, pode redefinir. Veja o passo a passo no tutorial.

Com informações: Spotify 1, 2 e 3

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Spotify na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados