Início » Internet » Como descobrir a senha do Wi-Fi em que você já está conectado

Como descobrir a senha do Wi-Fi em que você já está conectado

Esqueceu a chave de uma rede que já utiliza? Com estas dicas você pode descobrir a senha do WiFi em que você já está conectado

Por
49 semanas atrás

Sabe aquele momento em que alguém pergunta a senha da rede WiFi que você já está conectado, mas não se lembra porque entrou nela pela primeira vez há muito tempo? O iOS (iPhone) e o Android não possuem um método simples para descobri-las, diferente dos computadores. Mas, ainda assim, é possível fazê-lo usando o seu celular para descobrir a senha do WiFi em que está conectado.

ddouk / placa de Wi-Fi Grátis em praia do Mediterrâneo (detalhe) / como descobrir a senha do wi-fi que estou conectado

Com estas dicas, você poderá descobrir a senha do Wi-Fi em que você está conectado ou que esteja salva em seu dispositivo, seja móvel ou desktop.

Como descobrir a senha do Wi-Fi pelo celular ou tablet

iOS / Android / endereço do roteador / como descobrir a senha do wi-fi que estou conectado

Em primeiro lugar, é preciso descobrir o endereço IP de seu roteador. Na maioria das vezes ele segue o padrão http://192.168.1.1, mas é possível que você ou outra pessoa utilize outro endereço. Para que não  haja dúvidas, siga estes passos:

  • No iOS, acesse os Ajustes, clique em Wi-Fi e depois na rede em que você está conectado. O endereço estará no campo Roteador;
  • No Android, acesse o app Configurações, clique em Rede e Internet, Wi-Fi e na rede conectada. O endereço é o descrito no campo Gateway, Roteador ou Gerenciar Roteador, dependendo do aparelho.

Deste ponto em diante, o método é o mesmo independente do aparelho:

roteador / como descobrir a senha do wi-fi que estou conectado

  1. Abra o navegador e digite o endereço do seu roteador;
  2. Entre com o Login e senha do aparelho. Normalmente essas informações estão em uma etiqueta no próprio roteador, ou nos manuais;
  3. Deste ponto em diante, as informações diferem de acordo com o modelo do hardware. Por padrão, as informações sobre as redes Wi-Fi estão no menu Sem Fio ou Wireless, que podem ou não estar em um sub-menu chamado Segurança (Security), ou algo parecido;
  4. Procure o campo identificado como Senha (Password) e clique no link para exibir os caracteres.

E pronto.

Como descobrir a senha do Wi-Fi pelo computador

No Windows 10

Windows / Central de Rede e Compartilhamento / como descobrir a senha do wi-fi que estou conectado

  1. Clique com o botão direito no ícone de conexões, no canto direito da Barra de Tarefas, e depois em em Configurações de Rede e Internet;
  2. Clique em Central de Rede e Compartilhamento;
  3. Clique em Alterar as configurações do adaptador, no menu do lado esquerdo da janela;
  4. Na nova janela, localize a rede Wi-Fi que você deseja saber a senha, clique com o botão direito e depois, em Status;
  5. Clique no botão Propriedades da Conexão Sem Fio;
  6. Na aba Segurança, marque a caixa Mostrar caracteres.

E pronto.

Dependendo da versão do Windows 10, ao clicar com o botão direito no ícone de conexão o sistema oferecerá direto a opção Central de Rede e Compartilhamento, logo é só seguir o passo a passo a partir do item 2; tal procedimento é o mesmo para versões anteriores do sistema operacional.

No macOS

macOS / Spotlight / Acesso às Chaves / como descobrir a senha do wi-fi que estou conectado

  1. No macOS, clique na ferramenta de busca na Barra de Menus (ou aperte a combinação de teclas Command + Espaço; num teclado não-Apple, Tecla Windows + Espaço) e digite “chaves”. Clique duas vezes no app Acesso às Chaves;
  2. Encontre na lista de chaves a rede Wi-Fi que você deseja saber a senha, e clique duas vezes nela;
  3. Marque a caixa Mostrar senha, e entre com seu login e senha do sistema (o macOS pode pedir as credenciais mais de uma vez).

Resolvido.

No Linux

Ubuntu / Linux

O método para descobrir a senha do WiFi em que está conectado pode variar dependendo da distribuição utilizada, mas no geral as diferenças são mínimas. Vamos tomar como base o Ubuntu, uma das versões mais populares do Linux.

  1. Clique no ícone de conexão na Barra de Menus e depois, em Editar conexões;
  2. Clique duas vezes na rede Wi-Fi salva a ser descoberta;
  3. Clique na aba Segurança Wi-Fi e marque a caixa Mostrar senha (o sistema pode pedir seu login e senha de sistema).

E é isso.

Como não perder nenhuma senha

Last Pass

Para evitar esquecer a senha da sua rede Wi-Fi novamente, é possível armazena-las em aplicativos capazes de coleta-las e arquiva-las conforme você as usa. Um desses apps é o LastPass (iOS, Android, web), que funciona como um cofre virtual de senhas.

Claro que a dica do caderninho ainda é válida; é sempre bom manter uma cópia física das senhas em um local seguro, além de guardar uma versão em arquivo em seus dispositivos, para tê-las sempre à mão.

Mais sobre: ,