Início » Celular » Samsung DeX no Galaxy Note 9 e Tab S4 ganha suporte a Linux em beta

Samsung DeX no Galaxy Note 9 e Tab S4 ganha suporte a Linux em beta

Você pode se inscrever no Linux on DeX beta para rodar Ubuntu 16.04 LTS no Galaxy Note 9 ou Galaxy Tab S4

Paulo Higa Por

O Samsung DeX, recurso que transforma um celular ou tablet Galaxy em um PC, está ficando mais útil: a partir de segunda-feira (12), a Samsung vai liberar um programa de testes para rodar distribuições Linux nos aparelhos, começando pelo Ubuntu. A novidade estará disponível no Galaxy Note 9 e no Galaxy Tab S4, que não exigem mais um dock próprio para entrar no modo de desktop.

O Linux on DeX será um aplicativo que, quando acionado, dará acesso a vários sistemas operacionais. Dessa forma, os usuários poderão recorrer à distribuição de sua preferência sempre que a plataforma padrão do DeX e o ecossistema do Android não derem conta do recado — dá para rodar qualquer software de Linux compilado em ARM64.

O recurso é voltado principalmente para desenvolvedores. No ano passado, a Samsung demonstrou o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) rodando em um Galaxy Note 8 e abrindo um projeto em C++ na IDE Eclipse, com a documentação da plataforma aberta em plano de fundo no Firefox. Agora, o chamariz é que o DeX permitirá “trazer seu código com você, onde quer que você vá".

Ubuntu no DeX

Você pode se inscrever para testar o Linux on DeX beta nesta página. É preciso ter um nada barato Galaxy Note 9 ou Galaxy Tab S4 e informar seu e-mail @gmail.com para acessar o recurso antecipadamente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mikeias Almeida
O que eu acho realmente, é que eles estão escassos de criatividade. desde o facebook pra cá não criam nada, só comprando empresas menores e abosrvendo suas tecnologias e expadindo seus monopólios. A integração é uma jogada de mestre, disponibilazam as ferramentas para o desenvolvedor linux criar algo inovador assim elas inplementamesta tecnologia em seus produtosmaisantigosqueesses sim são refinados.
Mauricio Carrion
Será que vai funfar no S8
Mauricio Carrion
Manjaro KDE é top
Molinex
kkkkkkkIsso é porque eu só olho mesmo. Não tenho coragem de trocar minha fiel kkkkk
Guilherme Leoni
Agora sim ficou interessante!
Zé das Covi
Sempre que tenho que trabalhar de casa é um parto, pois ou eu uso a VM na minha maquina ou levo o notebook do trabalho, no caso da primeiro acabo tendo uma leve demora pra refazer o setup de algo especifico que eu estava trabalhando , e na segunda é enfrentar 2 horas de ônibus + metro com o notebook nas costasIsso ae seria MUITO PHODA se for realmente funcional, mas se roubarem o celular ... já era trabalho por um bom tempo :(Backup na nuvem vai ser essencial pois estaríamos colocando todos os ovos numa cesta só
Gustave Dupré
WOW, agora vi vantagem em pagar 4k em um celular. Será que as empresas chinesas vão seguir o exemplo?
Flavio Toledo
Qualquer distribuiçoes linux com window manager leve como XFCE por exemplo e possivel personalizar e instalar google-chrome restante da para usar direto no navegador. Meu pai tem um Notebook usa praticamante para acessar internet deixa google-chrome, navegador arquivos praticamente.
Michael Batista
Concordo com ambos, apenas friso que as falhas de interface em teoria não ocorreriam com um sistema que já possue mais tempo de mercado, fora os últimos recursos que foram adicionados no Chrome OS que já possue a capacidade nativa de rodar apps android de serra maneira fluida e com a recente adição que está em desenvolvimento a capacidade de rodar aplicações de forma nativas Linux, acredito que este seria o caminho "mais simples".Mas de fato séria prático, assim como seria mais lógico este recusor de interface Descktop fosse nativo do Linux nos Pixels Phone, mas o negócio e sonhar e torcer para que a concorrência em busca da evolução continue integrado e evoluindo a tecnologia.
Mikeias Almeida
kkkk nem serve pra piada. o Ubuntu tentou rodar seu SO nos smartphones e todos abandonaram pelo mesmo motivo que abandonaram os da microsoft. é dificil fazer algo do tipo quando existe uma "certa" desenvolvedora que monopoliza o mercado de apps (Google essa é pra você).
Mikeias Almeida
Que ótima forma de perder tempo e dinheiro. rodar linux em um aparelho samsung que provavelmente vai precisar contar com apps da Google pra satisfazer o consumidor, me parece uma grande volta em círculos pra chegar no mesmo ponto. Ao meu ver o linux no futuro vai se tornar um grande cabaré com inúmeras tecnologias de várias empresas como google e microsoft além de fornecedores de hardware tudo isso pra tentar conquistar a comunidade open source e pegar essa fatia do bolo. minha dúvida é, se eles vão colocar/aumentar o valor das putas pra aumentarem ainda mais suas margens de lucros.
Mikeias Almeida
de fato, e tambem aproveitando para frisar que o desenvolvimento do Chrome OS não é prioridade para a google já que seus softs mais lucrativos exigem uma demanda regular. Essa integração da fabricante com a Linux me parece mais como um teste assim como quando o ubuntu lançou uma versão do seu sistema para smartphones. por ai já da pra ver que o resultado vai ser o mesmo que o anterior pois a ordem dos fatores não alteram o produto.
Molinex
Tai uma moda do momento que acho bem legal...Não gosto de smartfone (Android), só serve pra ser rastreado por mulher. Mas com o termux passo algumas boas horas...Não gosto mais ainda de Windows, mas compraria o WSL que eles estão vendendo lá, alegando ser mais otimizado pra rodar na plataforma...E sobretudo não gosto da sansung, que de uns tempos pra cá, virou meio que a Apple da Coreia. Mas mano, esse dex, queria muito testar essa parada aí...
danilo bernardo
essa iniciativa é bem legal, mais eu tenho medo do desempenho do sistema, pois esse aplicativo é basicamente uma VM
danilo bernardo
Não mudaria quase nada pois o Chome OS é um sistema bem limitado, tanto é que para melhorar um pouco as novas versões começaram a aceitar aplicativos do Android. a única coisa que seria melhor é que teria uma interface mais voltada para o uso em Desktop.
Michael Batista
Se o Android iniciasse nativamente rodasse o Chrome OS quando colocado em dispositivo com a capacidade computacional do Note9/DEX ja resolvia todo esse problema !mas ja é uma excelente iciativa só falta a samsung estreitar mais o laço que existe entre Samsung e Google para que isso ocorra.
@Sckillfer
Então o Ubuntu for Android demorou mais chegou? Só 6 anos depois gente...
@Sckillfer
GNU no ChromeOS e no DeX.... GNU se tornando a plataforma em comum pros dispositivos pós-PC? Ano do Linux vem aí gente! hahahah
Dex pra mim é o futuro, se mais fabricantes investissem nisso....
Robert Rey
Se rodar Mint Cinnamon ou Manjaro KDE é só sucesso
Will
Agora sim começo a ver um horizonte, não ficar preso a Samsung, espero que dê certo.
Trovalds
Desde que seja compilado pra rodar em ARM64. Em teoria: qualquer metadistro vai dar conta do recado.
Robert Rey
Depois ainda duvidam quando dizem que 2019 será o ano do Linux!