Início » Celular » Sony usa emulador de código aberto no PlayStation Classic

Sony usa emulador de código aberto no PlayStation Classic

Emulador escolhido ficou famoso pela pirataria e agora roda dentro dos termos da lei

André Fogaça Por

A Sony colocou um conhecido emulador do primeiro PlayStation para rodar os games do PlayStation Classic. De código aberto, famoso no começo dos anos 2000 e com nome de PCSX Reloaded, o emulador é o responsável pela mágica de levar 20 games clássicos do primeiro console da Sony para TVs modernas e tudo via HDMI.

Por mais que a Sony tenha deixado bem claro que está seguindo os passos do sucesso da Nintendo com o relançamento do Nintendinho e do Super Nintendo, a estratégia de software não foi a mesma. Enquanto a Nintendo criou seu próprio programa para rodar os jogos, que é uma repaginada no emulador do Virtual Console que roda títulos antigos no Wii, por exemplo, a Sony resolveu escolher o PCSX Reloaded para deixar dentro do pequenino video game.

O PCSX Reloaded ficou famoso no começo da primeira década dos anos 2000, quando levou a possibilidade de rodar jogos dos CDs do PlayStation em computadores com Windows, Linux e nos Macs, com base em um programa de código aberto e que fomentou a pirataria desta geração.

A Sony utiliza a versão deste emulador para processadores ARM, chamado de PCSX ReARMed e que tem recursos que aparentemente não serão levados para o PlayStation Classic, como a possibilidade de jogatina em rede e voltar no tempo em jogos – a segunda é possível no Super Nintendo Classic.

As primeiras impressões do trabalho da marca japonesa com um software conhecido pela pirataria, que agora é utilizado dentro da lei, não são das melhores. A imprensa americana comenta, por exemplo, que não há opção de filtro de imagem, algo comum em emuladores para diversas plataformas e que tende a deixar o visual do game mais bonito e com menos serrilhados em alguns momentos.

O PlayStation Classic será lançado internacionalmente no dia 3 de dezembro, com preço de US$ 100 (aproximadamente R$ 375) e vem com 20 jogos na memória, com clássicos como Final Fantasy VII, o primeiro GTA e Metal Gear Solid. Não há previsão de lançamento no Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=Rqs9yOmqi8c

Com informações: Kotaku.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André G

Melhor e mais barato comprar um Raspberry PI, instalar emuladores de tudo que vc imaginar e baixar toda a biblioteca de jogos, comprar um case do videogame que vc mais gosta e pronto.

Lucas Santos

Sim. Só os de ps2 que só rodam no primeiro modelo do ps3, mas de ps1 roda em todos.

Zanac_Compile

Microsoft no PC e Sony no Videogame = gambiarra
Apple no PC e Nintendo no Videogame = qualidade

:P

Fernando Vicente

Por isso amo os hacker mostra que não a barreira pra jogar esses console emulando ^^

Adriano Ponte

Desisti da compra de vez agora

tuneman

Os primeiros PS3 rodavam jogos de PS1 ate um update remover a funcao.
Uma vez eu li que era por problemas de licenciamento da nVidia. Esse tbm seria um dos empecilhos para nao criar um emulador de ps3 no PS4....

Edit: Acho que errei.... Todo ps3 roda midia de ps1.... A treta toda deu-se com jogos de ps2...

Macgyver Freitas

Podia ao menos melhorar o que falta no emulador, tlvz liberar tudo do PS1 em código aberto pra q outros pudessem melhorar ainda mais, e poderia além de lançar um mini PS1, poderia disponibilizar esse emulador no PS4. Só querem lucrar sem o mínimo esforço

brazlocateli

Tanto PS1, PS2, PS3, PSP e PSvita rodam jogos de PS1.
PS1, PS2 e PS3 rodam via CD original. PS3, PSP e PSvita rodam da PSN.

João Silverado

No PS3 tbm? No PS2 q eu me lembre, rodava os jogos de PS1 via hardware mesmo, é como se tivesse o PS1 e PS2 dentro da mesma carcaça.

Bruno Henrique

100 dólares para jogar num emulador sem filtro? Sem falar que essa biblioteca de 20 jogos poderia ser melhor...

Lucas Santos

Acho superfluo esse console uma vez que, exceto o ps4, todos os Playstations rodam jogos de psx nativamente.

Carlin

HAHAHAHA a Sony e seu desleixo, o intuito é gastar o minimo possível e lucrar enquanto der com isso, embora tenha que entregar um material que deixa a desejar!

Murilo Aquino

Iconic
A cara de pau

Cameron Poe

Se não pode contra eles..... use eles pra lucrar também hahaha, kkk

Cameron Poe

Dá não, ganância fala mais alto, incrível isso

Exibir mais comentários