Como limpar a tela de um celular, TV ou monitor

A tela do seu celular, tablet, notebook, TV ou monitor requer cuidados: saiba como mantê-la limpa e quais produtos usar para evitar problemas em painéis OLED e LCD

Ronaldo Gogoni Ana Marques
Por e
• Atualizado há 11 meses
Motorola Edge 30 Pro (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Motorola Edge 30 Pro (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Limpar a tela de um celular, TV ou monitor requer cuidados especiais, pois alguns materiais de limpeza encontrados comumente em mercados e farmácias, como o álcool em gel, podem causar danos ao display. A seguir, veja o que fazer para manter o display livre de poeira, manchas e marcas de dedos.

Tempo necessário: 5 minutos

  1. Desligue o aparelho

    É sempre mais seguro realizar qualquer procedimento de limpeza com os dispositivos desligados, principalmente porque você vai utilizar líquidos sobre uma tela LCD ou OLED.

  2. Com um pano macio umedecido, faça movimentos circulares

    Utilize produtos próprios para limpeza de telas ou álcool isopropílico. A Dell recomenda uma concentração de 70% a 90% de álcool isopropílico quando há manchas de óleo. Quanto ao pano, prefira tecidos de microfibra ou 100% algodão.Isopropanol / como limpar a tela do celular

  3. Use um cotonete para limpar os cantos das telas

    O cotonete pode ser umedecido com o mesmo produto utilizado no pano.

  4. Finalize com um pano seco.

    Um pano seco pode retirar eventuais marcas deixadas nos processos anteriores.

Posso limpar uma tela com água?

Sim. No entanto, não despeje água diretamente sobre a tela. A LG recomenda depositar o líquido sobre um pano macio e passá-lo suavemente sobre a tela em movimentos circulares.

Posso limpar uma tela com etanol?

Não, apenas álcool isopropílico é recomendado para a limpeza de telas. Evite empregar etanol hidratado (o popular álcool de limpeza, de graduações variadas) e derivados. Mesmo álcool em gel, pelo mesmo exato motivo. Da mesma forma, não use detergentes, limpa-vidros comuns, removedores, saponáceos ou similares, pois eles podem deixar manchas permanentes na tela.

Posso utilizar esponja para limpar a tela?

Não. Nunca utilize esponjas, panos ásperos, ou qualquer tipo de papel, tanto pela possibilidade de riscar a tela quanto por deixarem fragmentos difíceis de tirar. Dê preferência a um pano com tecido macio, como o algodão.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre OLED na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados