DNS público 1.1.1.1 da Cloudflare ganha app para iPhone e Android

Cloudflare lança aplicativo 1.1.1.1 para iPhone, iPad e Android; basta tocar em um botão no celular para ativar serviço de DNS

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Cloudflare lançou o aplicativo 1.1.1.1 para iPhone e Android. Trata-se de um serviço de DNS lançado em abril: você podia usá-lo no celular desde então, mas precisava ajustar suas configurações. Agora é mais simples: basta tocar em um botão. Segundo testes, ele é mais rápido que o Google Public DNS e o OpenDNS.

Um servidor DNS converte endereços da web — como tecnoblog.net — em endereços IP (algo como 100.20.10.1, por exemplo). Dessa forma, fica mais fácil navegar na internet: você não precisa se lembrar de sequências numéricas diferentes para cada site.

Para usar o DNS da Cloudflare, você precisava fazer alguns ajustes no seu roteador, ou mudar as configurações do Windows 10 e Mac. Isso pode ser complicado para pessoas menos experientes.

Por isso, existe o app 1.1.1.1: a interface tem um botão grande; toque nele, e você estará conectado ao servidor DNS da Cloudflare. Simples assim. Isso funciona no Android, iPhone e iPad.

1.1.1.1 é mais rápido que Google Public DNS

Seu roteador provavelmente veio configurado para usar o servidor DNS da sua operadora, que não é o mais rápido em converter URLs em endereços IP. Aí entram alternativas como o Google Public DNS (8.8.8.8) e o 1.1.1.1 da Cloudflare.

Segundo testes do DNSPerf, o servidor da Cloudflare é o mais rápido na América do Sul, com tempo de resposta de 13,53 milissegundos. O OpenDNS, da Cisco, fica em segundo lugar com 29,71 ms. Por sua vez, o Google leva 68,04 ms para encontrar endereços IP em média.

A Cloudflare também promete mais privacidade, dizendo que nunca guardará os endereços IP que você visita. “Francamente, não queremos saber o que você faz na internet — não é da nossa conta — e tomamos as medidas técnicas para garantir que não faremos isso”, diz a empresa. A KPMG faz uma auditoria nos sistemas a cada ano para verificar se há registros guardados.

O aplicativo 1.1.1.1 está disponível gratuitamente na App Store e no Google Play.

Com informações: Cloudflare.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados