Como desvirar a tela do notebook que está de cabeça para baixo

A imagem do seu notebook ficou de ponta-cabeça? Aprenda a desvirar a tela para a posição normal e saiba como isso acontece

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Notebook Samsung Odyssey Z, com imagem do display de ponta-cabeça / como desvirar a tela do notebook

Imagine a seguinte situação: você está trabalhando no seu notebook Windows, quando de repente a tela fica de cabeça para baixo. Não se sabe o que aconteceu, se acionou algum comando e você não faz ideia de como fazer a imagem voltar à posição normal.

Em primeiro lugar, muita calma nessa hora: não é preciso levar seu notebook na assistência técnica, nem recorrer a manobras complicadas de software. É simples.

Como a tela virou de cabeça para baixo e por quê?

A menos que algum engraçadinho tenha tido acesso ao notebook e alterou a orientação da tela nas configurações de sistema, o mais provável de ter acontecido é o usuário ter acionado uma combinação de teclas específica, que o Windows entende como um comando para rotacionar a imagem e alterar sua orientação.

Isso acontece porque o notebook possui drivers de vídeo adicionais instalados, já que o Windows não possui tais atalhos de forma nativa. Fabricantes como Intel, AMD e nVidia, entre outros, fornecem soluções de software para controlar suas GPUs, integradas ou não, e elas habilitam os atalhos de teclado capazes de fazer isso.

Assim, qualquer versão de Windows pode estar sujeita a esse “bug”, desde que os drivers de vídeo estejam instalados. De outra forma (sem os drivers de vídeo), não é possível alterar a orientação da tela pelo teclado por acidente.

Como desvirar a tela do notebook

1. Pelo teclado

Geralt / close de teclado / Pixabay / como desvirar a tela do notebook

Se seu notebook ficou com a imagem virada de cabeça para baixo, ou mesmo de lado por acidente, é certo que você apertou uma combinação de teclas para girar a tela. Assim, seu computador tem os drivers de vídeo instalados e para corrigir o problema, basta utilizar outro atalho:

  • aperte a combinação de teclas Ctrl + Alt + Seta para cima.

E é isso.

Esse é o comando padrão para reposicionar a tela na orientação Paisagem padrão, sem ter que acessar as configurações de sistema. Os demais comandos são os seguintes:

  • Ctrl + Alt + Seta para a esquerda faz a tela girar em 90 graus, deixando-a em modo Retrato (na vertical);
  • Ctrl + Alt + Seta para baixo rotaciona a tela em 180 graus, ou seja, coloca a imagem de cabeça para baixo;
  • Ctrl + Alt + Seta para a direita gira a tela em 270 graus, que fica na vertical, porém invertida.

2. Pelas configurações de sistema

Configurações do Windows 10 de orientação de tela / como desvirar a tela do notebook

O segundo método funciona para todos os usuários Windows, que é acessar as configurações:

  1.  No Windows 10, clique na Área de Trabalho com o botão direito do mouse e selecione Configurações de exibição, ou vá em IniciarConfiguraçõesSistema e por fim, Vídeo;
  2. No Windows 7 e 8, clique na Área de Trabalho com o botão direito do mouse e selecione Resolução da Tela;
  3. No Windows 10, em Ajustar escala e Layout, clique em Retrato; no Windows 7 e 8, abra o menu em Orientação e selecione Retrato;
  4. Confirme as alterações.

E pronto.

Feito isso, a tela de seu computador voltará à posição original; e agora que você sabe o atalho que rotaciona a tela, tomará mais cuidado para não acioná-lo por acidente uma segunda vez.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados