Início » Celular » Xiaomi irrita clientes com promoção de celular por R$ 5

Xiaomi irrita clientes com promoção de celular por R$ 5

Empresa omitiu número de aparelhos que seriam vendidos e está sendo investigada; há suspeitas de que a promoção era falsa

Paulo Higa Por

A Xiaomi não deu certo no Brasil, mas continua se expandindo pelo mundo. Na semana passada, a fabricante estreou no Reino Unido e, para comemorar o lançamento, realizou uma promoção para vender smartphones por 1 libra esterlina, o equivalente a R$ 4,87. Só que os celulares desapareceram em questão de segundos, o que despertou a ira dos consumidores.

Xiaomi Mi 8 Lite

Entre os modelos disponíveis na promoção estava o Mi 8 Lite, com processador octa-core Snapdragon 660, até 6 GB de RAM, até 128 GB de armazenamento e câmeras de 24 megapixels (frontal) e 12+5 megapixels (traseira). Na China, o aparelho é vendido pelo equivalente a US$ 200. Uma oferta por menos de 1% do preço original soava excelente, mas algumas trapalhadas fizeram o caso repercutir negativamente.

Para começar, a Xiaomi não divulgou quantos aparelhos estariam disponíveis. O número também não foi publicado pela mídia, o que indica que a empresa omitiu a informação no comunicado à imprensa. Por quê? Talvez porque os consumidores ficariam bem menos empolgados: a BBC descobriu, após rolar a página até o fim, clicar em um link de termos e condições e rolar até o meio do texto, que havia… três celulares.

Promoção relâmpago da Xiaomi

O número é baixo mesmo para as promoções relâmpago da empresa, em que milhares de unidades são vendidas a um preço muito inferior ao normalmente praticado. A Xiaomi já havia feito algo semelhante na Espanha, onde estreou em 2017; ainda assim, a oferta de smartphones por 1 euro (R$ 4,26) envolvia 50 unidades.

A polêmica aumentou quando o usuário Phil Williams publicou no Twitter uma análise do código-fonte da página da promoção. Ele descobriu que o site foi programado para mostrar a mensagem de que os celulares haviam esgotado assim que a contagem regressiva terminasse — sem sequer consultar o estoque para verificar se, de fato, os aparelhos já haviam sido vendidos.

Isso fez com que os usuários acusassem a Xiaomi de fazer uma promoção falsa. Em resposta, a empresa disse que, na verdade, os celulares seriam vendidos em uma espécie de “loteria”: os usuários que clicassem no botão em um tempo pré-definido seriam sorteados para, então, ganharem o direito de comprar o Mi 8 Lite a 1 libra esterlina. Esse detalhe contradiz os termos e condições da promoção, que estabeleciam que o celular seria de quem chegasse primeiro.

A autoridade reguladora de publicidade no Reino Unido, equivalente ao nosso Conar, recebeu reclamações sobre a promoção da Xiaomi e está decidindo se investigará o caso. De qualquer forma, parece que a primeira impressão da fabricante no país não foi das melhores.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wellington Guimarães

Perdeu a chance de dizer que tem um Mi A3. rsrsrsrs ;)

Jefferson

Se tirar a bateria o celular não pega seu mané

Bruce Kller

No blog oficial deles: http://blog.mi.com/en/2018/...

Vinicius Oliveira Queiroz

Concordo. Tenho um redmi 5 plus, já paguri pelo celular, não devo ser obrigado a ver propagandas abusivas. Mas não acho que esse seja o único motivo que vc não voltaria a comprar. Porque tem um botão para desligar essas propagandas.
Óbvio que não concordo com essa atitude da Xiaomi, mas como esse detalhe pode ser resolvido, não acho que é um grande problema. Talvez seria se não tivesse nenhuma opção de desligar, mas não é o caso...

Rodrigo

Não é a primeira nem a decima vez que algum chines tenta aplicar esse tipo de golpe farjuto no site do Aliexpress é assim com quase todos. Eles mentem muito mal e na cara de pau! Depois te conta outra mentira para tentar te enrolar, tentão se fazer de vitima etc. Já tentaram comigo várias vezes. A ultima foi engraçada, eu perguntei se o produto era realmente original.. aio o cara "claro q sim".. comprei, e junto mandei a foto de um realmente original ai o cara manda outra foto do falso dizendo q o dele q era o original hahahaha q FDP! Vou pedir a grana de volta para mais um.

Jason Rodrigues

A XIAOMI tem uma margem de lucro pequena, pelo que ouço falar, os aparelhos sao bons; tenho um smartphone xuaomX e estou muito satisfeito e indico a XIAOMI aos amigos. Paz. Jason

RedAlpha

Não gostaram? Vão comprar um iphone por 5 mil. Simples assim.

Orlando Junior

Meu sonho um p20 pro

Orlando Junior

Tenho mi a2 tô feliz tb tirando a bateria kkkkk

Orlando Junior

Eu gosto demais da xiaomi, tenho cinco celulares dela .

Mas errado é errado, aceita. Tá parecendo eleitor defendendo político mesmo depois de errado. Certas coisas devem ser claras e pronto.

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Tenho um Mi A1 com android one e estou de boaça aqui!

Pedro Antonio Dos Santos

Meu amigo, é mais do que possível e tem vários SOs que fazem isso, no caso de dados transmitidos por hardware, podemos usar criptografia, talvez você só precise estudar mais, podemos tambem citar que essas empresas que nos "espionam"(acho o termo muito forte pois vocês dão os dados de mão beijada né) podem estar vendendo os mesmos e assim você vira produto em vez de consumidor e é consumido ate consumir o que eles querem, logo podemos sim ficar protegidos, ou pelo menos tentar...

Sinistro Filmar Mentes (STF)

Por causa dessa propaganda enganosa que surgiu o termo "Xing Ling", pois os súditos da rainha "Elizabesta" , se sentiram umas [email protected] com a mal fadada promoção, aí que começaram a Xingar o Ling.

Bucetildes Pilot

Bruce, onde tem esses dados dos lucros da Xiaomi? Só 5%?

Bucetildes Pilot

Você parece um amigo meu que vivia me perguntando se tava sendo filmado pela câmera frontal KKKKKKK

Exibir mais comentários