Pinterest adota feed semelhante ao Instagram no iPhone e Android

No Pinterest, o feed Seguindo ganhou novo design e ficou com a cara do Instagram, exibindo fotos em uma só coluna

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Pinterest para iPhone e Android está passando por uma mudança que o deixa mais semelhante ao Instagram. O feed Seguindo, com a atividade das contas que você segue, vai exibir as fotos em uma só coluna de posts. O feed principal, com sugestões de conteúdo, continuará espalhando as imagens ao longo de duas colunas… pelo menos por enquanto.

Para recapitular: o Pinterest usa o feed principal, chamado “Página inicial”, para exibir recomendações baseadas em algoritmo. Você também pode seguir perfis, assim como em toda rede social, e conferir a atividade deles no feed “Seguindo” — ele segue uma ordem cronológica.

O feed Seguindo foi lançado em março porque os usuários não tinham uma forma de acompanhar algo básico: a atividade das contas que eles escolheram seguir. O Pinterest prefere colocar recomendações de algoritmo na página inicial porque isso aumenta o engajamento.

Agora, o feed Seguindo ficou com a cara do Instagram. As fotos são exibidas em uma só coluna, com botões para comentar, compartilhar e salvar (“pinar”) em uma coleção. Enquanto isso, o feed principal segue dividindo as imagens em duas colunas — algo característico do Pinterest por muitos anos.

Antes e depois:

Pinterest tem 250 milhões de usuários

Imagino que, se os usuários aceitarem o redesign no feed Seguindo, ele também será aplicado na página inicial. Esta pode ser uma medida necessária para estimular o engajamento: ao manter as pessoas na rede social por mais tempo, será possível exibir mais anúncios para elas. O Pinterest conta com 250 milhões de usuários ativos a cada mês, contra 1 bilhão no Instagram.

O próprio Instagram sabe que copiar recursos da concorrência é uma estratégia que dá certo. O número de usuários no Stories ultrapassou a base inteira do Snapchat. E, há alguns anos, o app adicionou um recurso de coleções de fotos, copiando o Pinterest.

O feed principal (página inicial) mantém o design em duas colunas:

Com informações: The Verge, CNET.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados