A Microsoft voltou a distribuir a atualização de outubro do Windows 10. O October 2018 Update havia sido suspenso porque apagava os arquivos de alguns usuários. Você só poderá baixá-lo manualmente; o bug foi corrigido, mas a empresa está tomando bastante cuidado desta vez. Ela também promete dar mais detalhes sobre os processos para garantir a qualidade do sistema.
- Microsoft faz downgrade do Windows 10 Pro para Home após bug na ativação
- Microsoft completa compra do GitHub por US$ 7,5 bilhões
Inicialmente, o October 2018 Update estará disponível apenas para usuários experientes. Para baixá-lo, você precisará ir até Configurações > Atualização e Segurança e clicar em Verificar se há atualizações. Ainda assim, se a Microsoft detectar que seu dispositivo pode ter um problema, como um programa incompatível, a atualização não será baixada nem instalada.
A falha que apagava arquivos foi corrigida, segundo a Microsoft. Ela diz que realizou uma extensa validação interna, monitorou de perto o feedback dos usuários no programa Windows Insider, e recebeu a telemetria de milhões de dispositivos em que a atualização de outubro foi instalada (antes de ser suspensa).
O bug afetava pastas como Documentos, Imagens, Downloads e Vídeos. O objetivo era apagar pastas duplicadas se o usuário mudasse o caminho padrão — de C:\Usuários\seunome\Imagens para D:\Imagens, por exemplo. Esse recurso é ativado automaticamente por clientes antigos do OneDrive. O Windows 10 não avisava que ia apagar as pastas, nem via se elas continham arquivos.
A Microsoft também voltou a distribuir o Windows Server 2019 e Windows Server versão 1809 nesta terça-feira (13).
Microsoft mudou forma de testar qualidade do Windows
Michael Fortin, vice-presidente corporativo do Windows, explica em blog oficial as etapas da Microsoft para testar a qualidade do sistema operacional.
Primeiro, ele confirma que os programadores são responsáveis testar por seu próprio código. “Nós transferimos a responsabilidade pelo teste funcional básico para nossas equipes de desenvolvimento, a fim de fornecer um código de maior qualidade desde o início”, diz Fortin.
Essa foi uma mudança implementada pelo CEO Satya Nadella em 2014, após uma rodada de demissões. Antes, havia uma proporção 1:1 entre desenvolvedores e testadores de código; eles eram focados em encontrar bugs e garantir a estabilidade do software.
Outra medida é uma cultura agressiva de “self-host”. Isso significa que os funcionários da divisão Windows rodam as versões internas mais recentes do sistema; e as equipes locais precisam correr atrás de corrigir quaisquer problemas encontrados.
Há ainda os dados fornecidos pelos milhões de usuários no Windows Insider. No geral, isso parecia estar funcionando bem: o número de ligações para o atendimento ao cliente vem caindo constantemente ao longo dos anos, assim como o volume de chat, mesmo com mais PCs rodando Windows 10.
Ainda assim, a Microsoft vem recebendo críticas por atualizar o Windows 10 rápido demais. É algo problemático para um ecossistema tão complexo: ele roda em 700 milhões de dispositivos ativos com 16 milhões de combinações exclusivas de hardware/driver. O sistema tem mais de 35 milhões de aplicativos com um total de 175 milhões de versões diferentes.
A Microsoft promete que será mais transparente quanto ao processo para manter a qualidade do Windows 10. Além disso, versões do Windows 10 Enterprise e Education lançadas no segundo semestre terão suporte por 30 meses; dessa forma, empresas e escolas poderão atualizar com uma frequência menor.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Ainda bem que esse não é meu caso :/
O unico problema do Windows 7 é que ele nao tem suporte ao processador grafico da ultima geracao dos processadores Intel... Cometi a burrada de comprar um Intel i5 8600K, e o video so funciona em 4K se instalar o Windows 10 (ou comprar uma placa de video externa).
Fui obrigado a instalar o Windows 10 e sofrer com seus problemas, como, por exemplo, o fato de uma maquina Windows 10 nao reconhecer automaticamente as outras maquinas Windows 10 na minha rede local (so consigo acessar as demais maquinas da rede usando diretamente o endereco IP ou o nome das outras maquinas).
Mesma coisa aqui. Mas acho que o Windows 10 só funciona bem com SSD
Por isso voltei ao 7 e só irei ao 10 após o fim do suporte
Exato. Aqui na empresa, as máquinas com Windows 10 1803, logo no começo, ficaram quase inutilizáveis...tivemos que desativar o serviço em todas...o problema só foi resolvido tempos depois, mas aí já deixamos o serviço desativado em todas por padrão.
SSD aqui. Acredito que quem tava no HDD simplesmente não conseguia usar o computador.
@trovalds:disqus, provavelmente, essas "travadas" que você e outras pessoas sentiram estavam relacionadas ao serviço "Superfetch"; desativando o serviço temporariamente o desempenho volta ao normal. Você usa um HD normal ou SSD? Se for HD, estes foram os que tiveram maior impacto.
Mesmo assim vou esperar, não existe nada nessas atualizações do Windows que impactem na performance dos games que rodo em casa. Na empresa continuamos com o Windows 7 como sendo o único sistema homologado para as nossas aplicações. E no roadmap não há previsão de atualização antes de 2020. Isso porque o time de devs já está trabalhando com o desenvolvimento para Win 10 versão 1511 .kkkkkkk
Já tenho desde o bug.... mas aqui funcionou.... com direito ao Explorer preto....
Não, obrigado. Vou esperar os "Early Adopters" e quando lançarem a correção dessa correção vou pensar em deixar o Windows Update ativo novamente.
Exato! Me expressei mal antes. O programador deve verificar se, pelo menos, as alterações que ele fez, funcionam, deixando os testes mais profundos com a equipe especializada.
ja teve vez que meu pc nao queria instalar a update por nada, tive que formatar.
Tive a sorte de não atualizar, pq eu seria afetado por utilizar esse sistema de KFR que foi afetado.
MUITO!
Mesmo sem update, a coisa é bem melhor no lado do windows. Usei o server durante um bom tempo em servidores, provavelmente o 2007 R2 deve atender tranquilamente e rodar todas as novidades sem problemas hoje em dia, agora, tenta instalar qualquer novidade num ubuntu/debian com mais de 2 anos de instalado sem poder atualizar a build inteira?
Nunca tive problemas com atualizações do Windows 10. Ainda bem...
É muito válido o programador testar seu próprio código desde que ele não seja o único.
Aqui: máquina sem formatar desde o Windows 8.1. Chegou o 10 e os upgrades seguintes todos. O único que deu encrenca foi o penúltimo (de Abril de 2018). A máquina meio que começou a engasgar e querer travar. Mas depois tudo normal.
Já vi centenas deles... mas por uma sorte sobrehumana esse que apagava a pasta Documentos não afetou o PC do trabalho... mas quem é veihaco na arte da micragem tem tudo no drive D...
Dos vastos problemas graves, só me emputecia era o áudio parando de funcionar a cada troca de usuário conectado.
Pior que é verdade. Geralmente as atualizações para novas versões, sem ser as de segurança, requerem instalação limpa e até att de app pode quebrar o sistema.
Quero uma atualização que corrija o bug no som, quando aumenta e abaixa pelo controle de volume o som funciona mas nos aplicativos (Chrome, Edge, Spotify, Telegram, Skype, etc.) não funciona de jeito nenhum.
Esse sou eu. Mas tbm sou cauteloso no que diz respeito ao Windows Update: Ele é travado aqui.
Fiz uma instalação limpa dessa, porque a anterior (1803) estava ferrando demais e crashando com o windows + after effects. por incrível que pareça tá normal e bem rápido aqui haha, kk
Um dos princípios da qualidade de software é, justamente, o programador não testar o que ele mesmo implementou. Tá aí um dos motivos (senão o principal) por qual essa última versão do Windows 10 ser tão problemática (mesmo que eu não tenha sido afetado por nenhuma dessas falhas que o pessoal reporta por aí);
Nem fala, o último Linux me fez ter que formatar a máquina, "só" isso..
Eu também. Vi muitas pessoas reclamando de problemas com drivers quando o Windows 10 lançou, mas o notebook que eu usava na época até o fim do ano passado era de 2011 e nunca teve problema com isso.
Acho que eu sou um pouco sortudo, nunca tive problemas com atualizações do Windows, pra mim relatos de problemas com o SO são tipo cabeça de bacalhau: sei que existe, mas nunca vi pessoalmente.
ainda assim, melhor que os updates do linux
Na verdade os melhores da casa estão sendo realocados pra projetos mais importantes como o Azure e o Windows Server. É daí que está vindo o grosso do faturamento da empresa. Os bons ficam no Windows 10 e os medianos ganham a conta. Claro, a MS cortou em outros lugares também mas basicamente é isso.
Resumindo , Satya Nadella mandou gente embora demais e a qualidade do trabalho despenca ......tsc tsc