Início » Computador » Notebook Lenovo Ideapad 330S: indo além do básico

Notebook Lenovo Ideapad 330S: indo além do básico

Lenovo Ideapad 330S traz processador Core i5 de 8ª geração, 8 GB de RAM e ótimo acabamento, mas fica devendo uma tela melhor

Emerson Alecrim Por
Nota Final 8.1
Lenovo Ideapad 330S

Lançado oficialmente no Brasil em setembro de 2018, o Lenovo Ideapad 330S é um notebook intermediário: ele não traz a sofisticação dos laptops ultrafinos ou híbridos, mas oferece uma gama de recursos que o deixa bem acima das opções de entrada.

Durante duas semanas, eu usei o modelo 81JN0000BR do Ideapad 330S, que possui tela de 15,6 polegadas, processador Intel Core i5 de oitava geração, 8 GB de RAM, HD de 1 TB e GPU AMD Radeon 535.

O preço sugerido pela Lenovo para essa configuração é de R$ 3.399. Será que compensa? Nos próximos parágrafos, eu mostro se vale a pena ou não desembolsar esse valor pelo notebook.

Em vídeo

Design e acabamento

O design do Ideapad 330S é um pouco mais sóbrio do que o do Lenovo Ideapad 320 e outros modelos intermediários da Lenovo. A tampa atrás da tela, por exemplo, tem uma curvatura muito pouco pronunciada nas bordas. Além disso, o logotipo da companhia fica ali no canto direito inferior e é tão discreto que parece até uma marca d'água.

Lenovo Ideapad 330S

Eu gostei disso. Mas gostei mais do acabamento. A tampa atrás da tela é de um alumínio com textura fosca e cor azul escuro (há outras opções de cores, mas não no Brasil). É um material que fica com marcas de dedo com relativa facilidade, mas que, mesmo assim, agrada pela sensação de robustez.

Porém, ao levantar a tela, tive uma pequena decepção: o corpo do notebook, também em tom de azul, é de plástico. Eu esperava o mesmo alumínio da tampa. Apesar disso, o plástico aparenta ser firme o suficiente para proteger o equipamento em caso de pequenas quedas ou pancadas. Isso é importante, pois o Ideapad 330S não é exatamente leve: ele tem 1,87 kg.

Lenovo Ideapad 330S

A lateral direita do notebook abriga um leitor de cartões SD, uma porta USB 3.0 no padrão A e o slot para travas no padrão Kensington. O buraquinho ao lado do leitor de SD é, na verdade, um botão chamado Novo: ele deve ser acionado com um clipe de papel ou um objeto pontiagudo e serve para ajudar a recuperar o sistema em caso de falha ou acessar o setup do BIOS.

No outro lado, a gente encontra o conector para a fonte de alimentação, uma porta HDMI, outra porta USB 3.0, uma porta USB-C e a conexão para fones de ouvido e microfone.

Lenovo Ideapad 330S

Ali também encontramos um diminuto LED que fica permanentemente acesso quando o laptop está em uso — assim como o LED do botão de liga / desliga —, pisca quando o equipamento está em standby e fica vermelho quando a bateria está acabando.

Porta Ethernet? Não tem, o que deixa claro que esse modelo é direcionado ao uso doméstico e não tanto ao segmento corporativo.

Lenovo Ideapad 330S

Teclado e touchpad

O Lenovo Ideapad 330S está disponível em versões com tela de 14 e 15,6 polegadas. Esta última é a que foi testada para este review, como você já sabe. A tela maior tem uma vantagem: torna o notebook grande o suficiente para permitir que um teclado numérico seja acrescentado — para quem trabalha com planilhas, por exemplo, faz muita diferença.

Lenovo Ideapad 330S

As teclas alfanuméricas são um pouco maiores do que as que estou acostumado a usar, mas elas são confortáveis e não me pareceram moles demais, tampouco excessivamente rígidas quando pressionadas.

Mas nem tudo é perfeito: a retroiluminação LED faz falta aqui. Além disso, o teclado numérico não tem botão para ponto — a Lenovo poderia ter diminuído o tamanho da tela [+] para incluí-lo. E, não digo obrigatório, mas eu acho que um leitor de impressões digitais seria um incremento interessante.

Lenovo Ideapad 330S

Quanto ao touchpad, ele tem bom tamanho, é preciso, possui um "click" relativamente suave e responde bem aos gestos do Windows 10, como o de arrastar dois dedos juntos para fazer rolagem de tela (o comando que eu mais uso). Eu só queria que o touchpad fosse um pouquinho mais centralizado para ficar mais fácil alcançá-lo com a mão direita.

Lenovo Ideapad 330S

Tela

Uma tela de 15,6 polegadas com bordas finas — que a Lenovo proclama como "Tela Infinitiva" — deve ser o ponto forte do Lenovo Ideapad 330S, não? Tinha tudo para ser, mas o painel, do tipo TN LCD, tem resolução de apenas 1366x768 pixels. Sim, isso significa que letras, ícones e outros elementos gráficos aparecem aqui com aspecto pixelado quando observados de perto.

Lenovo Ideapad 330S
Lenovo Ideapad 330S

Certamente, a intenção da Lenovo ao escolher esse painel foi a de reduzir os custos do Ideapad 330S no Brasil, pois o modelo tem opção com tela full HD em outros países. Chego a suspeitar que o equipamento foi desenvolvido com um display mais avançado — o cuidado em reduzir o tamanho das bordas reforça essa possibilidade —, mas que o projeto original foi adaptado para mercados emergentes.

A economia também é perceptível na qualidade do painel: apesar de o componente exibir cores fortes e ter brilho intenso, não é difícil notar uma diminuição das tonalidades que varia conforme o ângulo de visão. Isso faz, por exemplo, o preto ter um aspecto esbranquiçado ou um azul escuro ficar um tanto claro. A situação só não é pior porque o tratamento antirreflexo ajuda (ou parece ajudar) a amenizar o problema.

Curiosamente, a tela do Ideapad 330S permite abertura de até 180 graus

Curiosamente, a tela do Ideapad 330S permite abertura de até 180 graus

Essas limitações não vão atrapalhar substancialmente o uso do Ideapad 330S no dia a dia, que fique claro. Mas, pelo preço cobrado e o tamanho do notebook, eu realmente esperava uma tela mais interessante.

Desempenho, software e bateria

Pelo menos o hardware básico não decepciona. Ou quase não decepciona: temos aqui um processador quad-core Intel Core i5-8250U de 1,6 GHz (oitava geração), 8 GB de memória DDR4 (sendo que 4 GB são soldados na placa-mãe), GPU AMD Radeon 535 com 2 GB de memória GDDR5 e, bom, HD de 1 TB.

Não há opção com SSD. Existe uma versão do Ideapad 330S que traz chip Core i7-8550U e uma memória Intel Optane de 16 GB que acaba amenizando a ausência de um SSD, mas esse item não está disponível para o modelo com Core i5.

O efeito disso é que o Ideapad 330S testado para este review se comporta bem na maioria das aplicações, mas perde um pouco de agilidade por conta do HD, como esperado. Só para você ter ideia, o tempo de boot completo foi de 23 segundos — com um SSD, esse intervalo muito provavelmente seria de mais ou menos 10 segundos.

Desempenho no Geekbench 4

Desempenho no Geekbench 4

Mas, como eu disse, o conjunto em si se comporta bem. Chrome (com umas 10 abas abertas), Microsoft Office, Google Earth, Netflix e outros aplicativos cotidianos foram devidamente executados, sem travamentos ou mensagens erro. Mas, se você já tem um computador com SSD, vai perceber facilmente que eles levam alguns instantes adicionais para abrir.

A Radeon 535 é uma GPU de entrada, digamos assim, então não espere alta performance em jogos pesados. Mas games não muito exigentes ou com configurações gráficas em nível médio ou baixo vão rodar com o mínimo de dignidade. Além disso, provavelmente você não verá vídeos sendo executados com engasgos.

Já a bateria é de 52,5 Wh (três células) e deve durar umas cinco ou seis horas com uso moderado. Para testá-la, rodei um filme de três horas via Netflix com brilho máximo na tela e depois usei o Chrome durante uma hora com o Spotify tocando em segundo plano. Essas atividades fizeram a carga da bateria cair de 100% para 28%.

Para a categoria do notebook, não chega a ser ruim. O tempo de recarga de 20% para 100% com o notebook em standby foi de uma hora e 30 minutos, aproximadamente.

Lenovo Ideapad 330S

Eu gostei das saídas de som. São duas de 2 W. Elas ficam debaixo do notebook, uma em cada lado. O áudio é claro e não distorce, talvez porque o volume máximo não é dos mais altos. Por conta da espessura do equipamento, não há reforço de graves. Mesmo assim, dá para curtir filmes ou jogos numa boa.

O problema de saídas de áudio abaixo do laptop é que elas podem acabar ficando tampadas quando o equipamento é colocado sobre uma mesa ou algo do tipo, mas aqui esse problema não existe: ambos os alto-falantes estão posicionados em partes das bordas que são curvadas para cima, assim, há espaço suficiente para o som sair.

Vale dizer ainda que o Ideapad 330S vem com o Windows 10 Home e, felizmente, pouca "poluição". Além dos softwares que acompanham o sistema o operacional por padrão e três utilitários da Lenovo, há apenas um bloatware: o McAfee LiveSafe. É perfeitamente possível desinstalá-lo, no entanto.

Ah, a webcam é uma câmera bem simples, que grava em 720p. Se você não estiver esperando por alta qualidade, ela vai quebrar um galho em videoconferências via Skype ou Hangouts, por exemplo.

Lenovo Ideapad 330S

Conclusão

O Lenovo Ideapad 330S é o tipo de notebook "pau pra toda obra". O hardware não é dos mais avançados, mas tem poder de fogo suficiente para dar conta da grande maioria das tarefas. Além disso, ele é não tão prático de ser transportado quanto um laptop ultrafino, mas está longe de ser um trambolhão que precisa ficar o tempo todo sobre a mesa.

A robustez do acabamento soma pontos, o teclado pode causar estranheza no começo por ser grande, mas é confortável, e o desempenho geral é consistente, embora o SSD seja uma ausência notável no modelo testado.

O Lenovo Ideapad 330S tem 20,9 mm de espessura

O Lenovo Ideapad 330S tem 20,9 mm de espessura

Bom, pelo menos a ausência de um SSD é um problema que você pode resolver. Agora, a limitação da tela, não. Estranhamente, a Lenovo não disponibilizou uma opção de display full HD nem na versão mais cara do Lenovo Ideapad 330S, equipada com chip Intel Core i7.

Esses detalhes acabam fazendo o preço sugerido de R$ 3.399 não ser justo. A boa notícia — ou a notícia "menos pior" — é que já dá para encontrar o equipamento com preços abaixo de R$ 3.000 no varejo.

Já é alguma coisa. Mas, mesmo com um bom desconto, a qualidade da tela faz uma velha regra que vale para praticamente qualquer aquisição ter muito mais peso aqui: não feche negócio sem antes dar uma boa olhada em outras opções na mesma faixa de preço.

Notebook Lenovo Ideapad 330S

PRÓS

  • Acabamento externo robusto
  • Teclado confortável, embora não retroiluminado

CONTRAS

  • A tela tem 15,6 polegadas, mas é só HD
  • Um SSD faz falta
Nota Final 8.1
Design
9
Tela
6
Teclado
9
Touchpad
9
Desempenho
7
Bateria
8
Software
9

Especificações técnicas

  • Processador: quad-core Intel Core i5-8250U de 1,6 GHz (máximo de 3,4 GHz) e 6 MB de cache;
  • Memória: 8 GB de RAM (4 GB soldados na placa-mãe + 4 GB em slot);
  • Armazenamento: HD de 1 TB e 5.400 RPM;
  • Chip gráfico: AMD Radeon 535 com 2 GB de memória GDDR5;
  • Tela: TN LCD de 15,6 polegadas e 1366x768 pixels;
  • Conectividade: Wireless 802.11ac, Bluetooth 4.1, 1 HDMI, 2 USB 3.0 padrão A, 1 USB-C, fones de ouvido + microfone, leitor de SD;
  • Bateria: três células, 52,5 Wh;
  • Sistema operacional: Windows 10 Home Single Language (64 bits);
  • Webcam: 720p;
  • Teclado: ABNT2, com teclado numérico;
  • Dimensões (L x P x A): 358 x 244 x 20,9 mm;
  • Peso: 1,87 kg.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Judith Herrera
Hello https://google.com/#btnI=ru...My id @124856
disqus_2S4DmqXQfH
hegui gg
Marcus Mendes
Tem slot M2 para SSD"
Ronan dos Santos Faria
Para quem usa o NOTEBOOK para (TRABALHO) é Ótimo. Oque vejo é muita gente querer pagar2.5k em um NOTEBOOK para (TRABALHO), masque ele seja um NT Gamer . Sinceramente!!! quer jogar jogos PIKA editar grandesquantidades de vídeos, Compre um PCGAMER OU NT GAMER que custa na faixa de 5k a 30k
Ricardo Alvim
A questão é o preço que ele custa... se fosse menos daria para aceitar essas ausências. O SSD fora de fábrica é interessante quando o projeto do computador permite o upgrade (não consegui descobrir se é o caso)
Armageddon
comprar note com ssd de fábrica é jogar dinheiro fora
Armageddon
SSD é o de menos, muito mais em conta comprar avulso. O pior é essa porcaria de tela.
Emerson Alecrim
Tranquilo. Os coolers fazem um pouco de barulho, mas não chegam a incomodar. E eu não notei aquecimento excessivo ou algo que indique que o equipamento vai ter esse problema.
Nathan Oliveira
No quesito refrigeração, como foi o notebook?
Erick
Conpensa eu pagar 1.200 em um desse com 1 mes de comprado nota e garantia novinho ?
Skiegaard
Qual a diferenca do 330S pro 330 "sem S" . Pq o 330 sem S com mx150 custa menos e parece bem mais vantajoso.
Flavio Toledo
Nao entendo uma tela grande de 15.6 nem e full hd porque para comprar notebook com resoluçao HD somente fosse equipamento com tela 11 pol de baixo custo.
JR
O que esse computador tem para ser "além do básico"? 8 GB RAM, hd 5400 rpm, tela HD (em 15.6") do tipo TN, sem iluminação de teclado.Para ser mais pé-de-boi teria de ter um i3 e só o pente soldado de 4 GB de RAM.Me desculpe, mas esse não é um intermediário...
Marcelo Costa 
Na propaganda dele dizem que é fino e leve, isso não me entra na cabeça. Tenho um note de 2014 que tem o mesmo peso e espessura e posso garantir que não é leve nem fino.
Aluisio
Eu não entendo isso, comprei um com tela full HD (15,6 HD não dá, morre a divisão da tela), só que ainda vem painel TN. Não entendo essa falta de opções com painel ips.
Tácio Andrade
Concordo em partes, da pra remover a solda e remover o SSD, porém realmente é um tiro no pé isso daí, pois não da pra eu fazer, porém qualquer local de manutenção consegue.
Felipe Xavier
Sim, painel TN.
Vinicius Gati
Painel TN devia ser boicotado por padrao., Devia n ter review
Di Almeida
Tem entrada para SSD M.2? É uma informação muito útil que quase nunca encontro nos reviews
Junior
É possível trocar, porém dependendo do modelo de tela o custo x benefício não vale a pena. Algumas telas de LED FHD passam fácil do 1.5K
Junior
Não compre! Não vale o investimento.
Junior
Problema maior da memória soldada é dar pau nela e vc perder todo o equipamento.
Dispister
Quais modelos hj não tem memória soldada?
Marcus Mendes
Comprei o modelo JM0000BR, de 14" com i5 por R$ 2.459,00. Nenhum arrependimento. Super leve, confortável. Não tem placa de vídeo dedicada. Valeu a pena. Quanto ao HD, tem slot M2 para colocar SSD sem precisar remover o HD. Tem também a opção de instalar memória Optane.
Felipe
O mercado brasileiro está bem fraco e os preços estão assustadores.
Mickão
Os mesmos pontos fracos de sempre: tela horrível, sem SSD, sem teclado retroiluminado, preço nada convidativo para o conjunto oferecido etc.
Jonatas Ribeiro
Esse i5-8250 equivale i5 desktop de quarta geração. Até hoje foi a melhor linha Intel para notebook.
Flavio Everton
Ele é bonito mas a cor azulada chega a ser enjoativa, vi que na gringa há a cor prateada, qual o problema de vender na cor prateada?Conclusão: Pelo que cobram, vale mais a pena pegar o Lenovo 330(Sem o S) i7 com tela FullHD e Mx150.
Flavio Everton
Lenovo 330
Flavio Everton
Conclusão?
Felipe Xavier
Sim, não é uma máquina ruim. O meu é um i5 com 8Gb e um SSD que instalei no lugar vago do DVD. Uso Photoshop diariamente e vai ser a minha máquina durante o próximo ano com certeza, pois ainda não está pedindo arrego. Mas isso não invalida os pontos negativos citados, principalmente estruturais.
tuneman
temos um 320 aqui e pelo menos têm tela FullHD, core i3 e custou menos de 1,5K.pro nosso uso básico dá conta e sobra.
Tácio Andrade
Cara Asus é uma merda o suporte..... A 4 meses um amigo comprou um e veio sem SSD, ligamos pra lá pra saber se poderiamos abrir só pra trocar o HD pelo SSD sem perder a garantia e falaram (no 0800) que se abrir fora da autorizada, a garantia é perdida na hora.A Lenovo, Dell, HP, etc, liberam essa troca e só perde suporte ao SO, não ao hardware do notebook.
JulioTenorio
Tela bem ruim, e a falta de SSD deixa o PC uma carroça. SSD nem é um requisito meu na compra, posso colocar depois, mas por esse preço fica difícil não ter.
JulioTenorio
É possível sim, já vi o pessoal fazer no notebook gamer da Dell. É só saber qual tela comprar, a troca não acho tão difícil.
Cameron Poe
Se o contra não é falta de ssd, é o preço que é alto. Acho meio inválido isso (infelizmente mesmo barateando os custos, as fabricantes ainda usam um valor muito alto por memória flash em notebooks, e muitos ainda vão usar hds mecânicos, então não acho essa falta de ssd um contra. até porque é facilmente trocável e barato, comprando por fora - do que comprar com ssd sendo bem mais caro),
betacaroteno
Muito caro para o q oferece. Sei q os preços andam pela hora da morte e o câmbio não ajuda.Mas a Lenovo está de brincadeira. Ultimamente está difícil encontrar um note com bom custo benefício.
Vinicius Vasques
Ai que tá, pelo preço e sapeca dele tem o Asus Vivobook X510UR, que no supertrunfo é mais máquina. Vem com slot pra m.2, + RAM e uma tela FullHD IPS de 15.6. Perde na falta do teclado numérico.
Felipe Xavier
A Lenovo insiste nos mesmos erros desde a linha 320 (que estou usando neste momento).A tela é péssima (se você tem um monitor realmente bom, IPS, dá vontade de chorar quando tem que usar o notebook) e não é pela resolução e sim pelo tipo de painel.Espaço interno para um SSD possivelmente existe, então bastaria ter um de 128Gb + HDD 1Tb que seria outra máquina.Teclado: Ponto faz falta no numérico e o shift do lado direito poderia ser menor, pra abrigar um direcional para cima maior.E realmente, o trackpad alinhado com a barra de espaço não faz o menor sentido.
Gertrudes, a Lhama
Não é possível trocar a tela de um notebook, ou apenas não é recomendado?Tenho um Vostro 5480 que me atende perfeitamente, desempenho ótimo, fino e leve. Mas a tela é uma porcaria. Além de ser 768p, a reprodução de cores é ridícula.Vi uns relatos de um pessoal que conseguiu colocar uma tela 1080p nele, tenho o modelo exato. Alguém já fez um procedimento desse tipo?
Eduardo Braga
"Tela: TN LCD de 15,6 polegadas e 1366×768 pixels;" jesus do céu. POR QUE???
Tácio Andrade
Somos 2. Primeira coisa que vejo é o hardware e custo, depois vou ver acabamento.
Tácio Andrade
Pelo menos tem 1 pente livre que da pra trocar por 16GB e ficar com 20GB de RAM. Não é o melhor dos mundos, porém melhor que a Dell que só tem 1 slot de RAM. =(
Tácio Andrade
Pessoal acredito que faltou falar que o mesmo possui slot m.2 para upgrade SSD, isso daí ao meu ver é algo interessante.Estou analisando as possibilidades de notebook e esse daí está na minha lista por conta disso e por conta do slot de RAM que podemos usar pra troca do pente de 4GB por um de 16GB.
MagicCarpetDriver
acho q eu compro computador da forma errada, a primeira coisa q olho é processador e memória... bem diferente da reportagem q começa com o acabamento.... francamente
Ricardo Alvim
Pô, nada de tela Full HD, nem teclado retroiluminado, nem chassi reforçado, SSD nem como opcional... imagino que somente seria relevante com preço na casa de 2,5k. Creio que vai ser quase impossível aposentar meu Thinkpad T430, que apesar de velho ainda rende bem, mas dada a idade do mesmo, começo a me preocupar com o que fazer caso ele morra.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Notebook de 3k de plástico e com tela 720p, faça-me o favor...
Maurício Castro
séloco. 4k!
Lucas
Pois é... Memória soldada me dá arrepio também. Tá fogo no BR.
Guilherme Andrade
4k nessa carroçameu deus