Como reforçar a segurança da verificação em duas etapas

Se você ainda usa SMS para verificação de login, um segundo problema, e ainda mais simples, pode pôr tudo a perder

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês

Usar a verificação em duas etapas é mandatório para garantir a segurança das suas contas e logins — principalmente se for de e-mails e redes sociais usadas para se conectar em outros aplicativos e serviços. A autenticação em dois fatores cria mais uma etapa no processo e, sempre que precisar se conectar usando um novo dispositivo, receberá um código por SMS ou via aplicativo em uma conveniente notificação que aparece na tela do smartphone (mesmo se o telefone estivesse bloqueado às vezes).

É aí que mora o perigo. Já explicamos porque pode ser uma péssima ideia usar verificação em duas etapas por SMS. Mas, na ocasião, envolvia um golpe mais complexo de interceptação de mensagens de texto. Neste caso, é sempre melhor optar por aplicativos como o Google Authenticator ou similares, e evitar o uso de torpedos.

two-step-verification-gmail / Panda Security

Porém, se você ainda usa SMS para verificação de login, um segundo problema, e ainda mais simples, pode pôr tudo a perder. Tanto um iPhone quanto um smartphone Android podem mostrar mensagens de texto na tela de bloqueio que qualquer pessoa pode ver…

Esconda notificações na tela do celular quando bloqueado

Isso significa que, mesmo tomando todas as medidas de segurança, você estaria “seguro” até que o seu telefone fosse roubado ou perdido (bastante possível). Para evitar que aconteça, a primeira dica é desativar notificações na tela de bloqueio.

Como desativar notificações na tela de bloqueio do iPhone

Para pré-visualizar as notificações na tela bloqueada sem desbloquear o seu iPhone, basta seguir: Ajustes > Notificações > Mostrar Pré-visualizações > e selecionar Sempre. Para impedir que isso aconteça, selecione apenas “Quando desbloqueado” ou “Nunca”.

Como desativar notificações na tela de bloqueio do Android

As configurações do Android costumam variar um pouco dependendo da versão e do smartphone. Mas, basicamente, você encontra as opções seguindo um caminho assim: abra as Configurações > busque por Apps e Notificações (ou apenas Notificações) > escolha tela de bloqueio > Defina para “Não exibir notificações” ou “Ocultar conteúdo”.

Proteja o seu cartão SIM (chip)

Até aí, moleza. Mas vale lembrar que quem recebe o SMS é o seu chip e não o seu celular. Remover e colocar o chip em outro telefone é super simples e aí adeus todo o esforço que você fez. Uma saída para isso é configurar um pedido de código PIN para seu cartão SIM.

Com essa reforço, toda vez que seu telefone for reiniciado ou o cartão SIM (chip) for colocado em outro aparelho, será pedido o código PIN, ou o telefone não vai funcionar.

Como ativar ou desativar o PIN do SIM no iOS

  1. Se você tiver um iPhone, acesse: Ajustes > Telefone > PIN do SIM;
  2. Se você tiver um iPad, acesse Ajustes > Dados Celulares > PIN do SIM;
  3. Ative ou desative o PIN do SIM;
  4. Toque em OK.

Como ativar ou desativar o PIN do SIM no Android

Isso pode ser um pouco diferente a depender do seu celular ou tablet:

  1. Acesse as Configurações > depois Segurança e Localização;
  2. Escolha Bloqueio do SIM ou Bloquear cartão SIM;
  3. Quando solicitado, insira o PIN do SIM.
    Escolha Alterar PIN do SIM;
  4. Insira o PIN antigo;
  5. Insira o novo PIN (e de novo para confirmar).

Atenção:

Se solicitado, insira o PIN do SIM. Se você nunca tiver usado, insira o PIN do SIM padrão da operadora (pode estar em um card que você recebeu com o chip). Se não souber o PIN do SIM padrão, não tente adivinhá-lo. Entre em contato com operadora ou consulte os documentos fornecidos na compra do telefone, certamente estará lá.

Esqueci ou não sei o PIN do SIM

Muita calma nessa hora: nunca tente adivinhar um PIN do SIM ou código PUK (Número de desbloqueio pessoal). Se a sua adivinhação não funcionar isso pode bloquear definitivamente o cartão SIM, o que significa que você precisaria de um novo chip.

Se isso aconteceu… (não dê esse mole, faça apenas com o PIN padrão em mãos).

  1. Entre em contato com a operadora;
  2. Remova o cartão e verifique o nome e o logotipo;
  3. Peça que a operadora ajude você com um código PUK ou o PIN do SIM padrão;
  4. Se você não conseguir desbloquear o cartão SIM usando o PIN do SIM ou o código PUK, ou se for exibido um alerta “PUK esgotado”, solicite um novo cartão SIM.

Com informações Kaspersky, Apple e Google

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre SMS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados