Google Pixel ganha modo Night Sight para tirar fotos nítidas no escuro

Google oferece Night Sight para fotografar no escuro sem flash; recurso está na câmera do Pixel, Pixel XL, 2, 2 XL, 3 e 3 XL

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Google está lançando um recurso chamado Night Sight para toda a linha de celulares Pixel. Ele permite fotografar no escuro sem flash e consegue basicamente ver no escuro, tirando fotos mesmo em condições quase sem luz. Agora é possível usá-lo no Pixel, Pixel XL, Pixel 2, 2 XL, 3 e 3 XL — os resultados são impressionantes.

Se você tiver um smartphone Pixel, atualize o app da câmera, vá para a seção Mais e selecione Night Sight. Toque no botão do obturador, e aguarde entre 2 a 6 segundos para o aparelho capturar e processar a foto.

Você pode conferir os resultados abaixo, cortesia do The Next Web e Engadget. O Pixel consegue capturar fotos nítidas mesmo se você mal conseguir ver o objeto. O Google quer que os usuários vejam o Night Sight como “um superpoder”. As imagens têm certo nível de ruído e nem sempre acertam nas cores, mas são um trabalho notável.

Como funciona o modo Night Sight no Google Pixel

Basicamente, o modo Night Sight captura vários quadros em uma exposição mais longa, e reúne todos para gerar a foto final. Claro, é preciso usar várias técnicas em conjunto para enxergar tão bem no escuro.

O tempo de exposição depende de alguns fatores. A câmera mede o tremor natural da sua mão, assim como a quantidade de movimento na cena. Se houver muito movimento, o obturador recebe luz por menos tempo para evitar fotos borradas. Em condições ideais, ele passa mais tempo capturando luz para reduzir o ruído.

A câmera traseira do Pixel 3 e Pixel 2 consegue receber mais luz graças à OIS (estabilização óptica de imagem). Enquanto isso, o tempo de exposição no primeiro Pixel é menor (entre 1/15 segundos a 1 segundo), assim como no modo selfie em todos os aparelhos.

Então, a câmera usa algoritmos para combinar as imagens e gerar a foto. No Pixel 3, trata-se do mesmo mecanismo do Super Res Zoom, que combina várias fotos para dar zoom sem perder a nitidez. No Pixel original e Pixel 2, ele trabalha com o algoritmo do HDR+. O Google também corrige o equilíbrio de branco, cores e sombras.

Devido a toda essa preparação, a câmera em Night Sight só começa a capturar imagens quando você pressiona o botão do obturador. Normalmente, o app do Google tira fotos constantemente e as armazena em um buffer circular — alguns quadros são excluídos enquanto novos quadros são salvos. Isso permite capturar momentos com zero lag.

Segundo o Google, o Night Sight é otimizado para funcionar entre 0,3 lux (escuridão quase completa) e 3 lux (nível de luz de uma calçada iluminada). E, devido ao hardware e software mais recentes, este recurso funciona melhor no Pixel 3.

https://www.youtube.com/watch?v=3QWRGYPegrg

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados