Início » Celular » Google Pixel ganha modo Night Sight para tirar fotos nítidas no escuro

Google Pixel ganha modo Night Sight para tirar fotos nítidas no escuro

Google oferece Night Sight para fotografar no escuro sem flash; recurso está na câmera do Pixel, Pixel XL, 2, 2 XL, 3 e 3 XL

Felipe Ventura Por

O Google está lançando um recurso chamado Night Sight para toda a linha de celulares Pixel. Ele permite fotografar no escuro sem flash e consegue basicamente ver no escuro, tirando fotos mesmo em condições quase sem luz. Agora é possível usá-lo no Pixel, Pixel XL, Pixel 2, 2 XL, 3 e 3 XL — os resultados são impressionantes.

Se você tiver um smartphone Pixel, atualize o app da câmera, vá para a seção Mais e selecione Night Sight. Toque no botão do obturador, e aguarde entre 2 a 6 segundos para o aparelho capturar e processar a foto.

Você pode conferir os resultados abaixo, cortesia do The Next Web e Engadget. O Pixel consegue capturar fotos nítidas mesmo se você mal conseguir ver o objeto. O Google quer que os usuários vejam o Night Sight como “um superpoder”. As imagens têm certo nível de ruído e nem sempre acertam nas cores, mas são um trabalho notável.

Como funciona o modo Night Sight no Google Pixel

Basicamente, o modo Night Sight captura vários quadros em uma exposição mais longa, e reúne todos para gerar a foto final. Claro, é preciso usar várias técnicas em conjunto para enxergar tão bem no escuro.

O tempo de exposição depende de alguns fatores. A câmera mede o tremor natural da sua mão, assim como a quantidade de movimento na cena. Se houver muito movimento, o obturador recebe luz por menos tempo para evitar fotos borradas. Em condições ideais, ele passa mais tempo capturando luz para reduzir o ruído.

A câmera traseira do Pixel 3 e Pixel 2 consegue receber mais luz graças à OIS (estabilização óptica de imagem). Enquanto isso, o tempo de exposição no primeiro Pixel é menor (entre 1/15 segundos a 1 segundo), assim como no modo selfie em todos os aparelhos.

Então, a câmera usa algoritmos para combinar as imagens e gerar a foto. No Pixel 3, trata-se do mesmo mecanismo do Super Res Zoom, que combina várias fotos para dar zoom sem perder a nitidez. No Pixel original e Pixel 2, ele trabalha com o algoritmo do HDR+. O Google também corrige o equilíbrio de branco, cores e sombras.

Devido a toda essa preparação, a câmera em Night Sight só começa a capturar imagens quando você pressiona o botão do obturador. Normalmente, o app do Google tira fotos constantemente e as armazena em um buffer circular — alguns quadros são excluídos enquanto novos quadros são salvos. Isso permite capturar momentos com zero lag.

Segundo o Google, o Night Sight é otimizado para funcionar entre 0,3 lux (escuridão quase completa) e 3 lux (nível de luz de uma calçada iluminada). E, devido ao hardware e software mais recentes, este recurso funciona melhor no Pixel 3.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

The Moon

Sabe se já portaram para Galaxy S9+ ?

Rafael Moreira

Muito bom o trabalho que a Google faz no software da câmera. Lembro muito bem quando tinha um Nexus 5, que não tirava fotos com qualidade satisfatória. Depois que melhoraram essa questão a partir do Nexus 5x e 6P, de lá pra ca os aparelhos Google só registra fotos com ótima qualidade. O algoritmo que eles usam para o HDR+ para o pós processamento de imagem, até hoje nunca vi nenhuma fabricante desenvolver um recurso HDR+ superior ao deles. Atualmente utilizo um Pixel 2 XL, e já comparei a qualidade das fotografias ao lado de um iPhone X e Galaxy S9+, e o Pixel 2 registrou melhores resultados principalmente na câmera frontal. Até o Nexus 6P de 2015 registra fotos modo selfie melhor que esses dois aparelhos citados. Outro detalhe é o modo retrato, enquanto as fabricantes dizem que só é possível obter os resultados com dois sensores da câmera, a Google prova que somente com um sensor é possível fotografar em modo retrato, tudo isso alinhado ao software AI. Depois a Apple voltou atras e passou a empregar o recurso no iPhone XR que só tem uma câmera. E no ano passado forçou uma turma de usuários a comprar o iPhone X para obter o tal recurso na câmera frontal.

Kodos Otros

Tô usando no meu Mix 2 e é espantoso o que esse modo faz.
Também é muito legal o recurso Google Lens.

Jairo ☠️

Realmente......fiquei positivamente surpreendido , gostei dos resultados.

Daniel R. Pinheiro

Sim, hardware e software em conjunto...

Diogo

Exatamente, o mod da GCAM já está disponível com esse modo noturno para vários modelos, MI8/MI8EE/MIX2S/MIX3/OP6 e companhia.

Matheus Gonçalves

Mais que nas câmeras, no software das câmeras, o que pode significar ter essa tecnologia em outros aparelhos que não só o Pixel 3.

Daniel R. Pinheiro

Pelos resultados, me parece um recurso excepcional. A Google realmente tem feito um trabalho excelente com suas câmeras. Temos que reconhecer...