Squoosh é nova ferramenta do Google para otimizar imagens

Com o Squoosh, o Google pretende ajudar a reduzir o peso de imagens usadas em sites

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Squoosh

O Google quer ajudar a tornar os sites mais leves e pretende começar otimizando as imagens. Para isso, a empresa liberou o Squoosh, uma ferramenta capaz de comprimir as fotos e reduzir suas dimensões.

Desenvolvido pelo Google Chrome Labs, o Squoosh é um aplicativo que pode ser acessado diretamente no navegador. Ele usa WebAssembly para salvar imagens nos formatos mais tradicionais, como JPG e PNG, ou naqueles voltados para a internet, como WebP e MozJPEG.

E, ironicamente, o serviço funciona melhor no Firefox e no Safari, que suportam ainda mais formatos do que o Chrome. O navegador da Mozilla também permite salvar em BMP e o da Apple, em TIFF, PDF, GIF, BMP e JPEG2000.

Em qualquer navegador, o Squoosh permite reduzir a quantidade de cores da foto e modificar diversos filtros. Os recursos têm como principal objetivo diminuir o peso dos arquivos para permitir que eles sejam carregados mais rapidamente.

O Google incluiu uma visualização de antes e depois no Squoosh

O Google incluiu uma visualização de antes e depois no Squoosh

Por isso, a ferramenta informa na mesma tela qual o peso inicial do arquivo e qual peso ele terá após a otimização. Antes de salvar, é possível comparar a qualidade da imagem antes e depois das mudanças que você realizou.

E uma boa notícia: após ser usado pela primeira vez, o aplicativo fica disponível mesmo quando não há uma conexão com a internet. Você pode acessá-lo em squoosh.app e, se quiser, analisar o código compartilhado no GitHub.

Com informações: 9to5Google, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados