Exynos 9820 é o primeiro chip da Samsung com hardware para inteligência artificial

Produção em massa do chip começará em tempo para o próximo Galaxy S

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Samsung apresentou nesta quarta-feira (14) seu novo chip Exynos 9820, o primeiro da empresa que apresenta área dedicada no silício para inteligência artificial. Provável cérebro do próximo Galaxy S, o SoC promete melhorias para realidade aumentada e virtual.

 

A principal novidade do Exynos 9820 é a existência de uma engine de processamento neural, que é a parte do hardware focada em entender e aprender com o usuário, melhorando a inteligência artificial. A Samsung está tão confiante na nova ferramenta que garante que ela consegue ser até sete vezes mais veloz para tarefas de IA, quando comparada ao que o Exynos 9810 do Galaxy S9 pode entregar.

Os processadores Exynos aparecem em variantes internacionais dos smartphones Galaxy, o que deixou de acontecer no Brasil quando a Samsung trouxe os gadgets mais potentes de sua linha com soluções da Qualcomm, como é o caso do Snapdragon 845 que está nos S9 e Note 9. Este processador também não conta com área específica no chip para processamento neural.

Em números, o novo processador criado pela própria Samsung promete ser 20% mais potente em tarefas de um núcleo, 15% mais ágil quando múltiplos núcleos estão funcionando e consumir 40% menos energia do que o 9810 – o que é ótimo para a autonomia do aparelho.

A nova GPU é a Mali-G76, que consegue ser 40% melhor do que a geração anterior e, enquanto isso, consumir 35% menos energia. Por fim, o novo Exynos suporta criar e abrir vídeos em 4K com 150 quadros por segundo, em cores de 10-bit – mesmo avanço de cores que o Mavic 2 Pro recebeu.

A Samsung afirma que a produção em massa do chip começa no final deste ano, em tempo para fevereiro e a MWC com um novo Galaxy.

Com informações: Samsung.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados