WhatsApp testa recurso para adicionar usuários com código QR

Nova forma para adicionar contatos preenche automaticamente todas as informações no WhatsApp

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O WhatsApp pode adicionar um novo recurso para o aplicativo, que permite um usuário adicionar outro apenas com um código QR. O novo método foi encontrado pelo site WABetaInfo em versões de testes do app para iOS, mas também há indícios de seu lançamento no Android.

A nova função é semelhante ao que já existe no Messenger do Facebook, Instagram e no Snapchat, por exemplo. Com ela, basta um usuário mostrar o código QR para a câmera de outro aparelho, para que o contato seja adicionado. Além de ajudar no compartilhamento, a ferramenta preenche todos os dados necessários na agenda de destino.

Quando o usuário cria seu próprio código, o WhatsApp permite que ele seja revogado – o que é especialmente positivo, quando a imagem contendo a infirmação é compartilhada para outras pessoas.

Como qualquer recurso que ainda está em fase de testes, ele pode não ser aplicado na versão estável do WhatsApp do Android ou do iOS, ou pode até ser alterado antes de seu lançamento. Adicionar via código QR pode ser especialmente útil para empresas, que não precisarão dizer que o número pode ser utilizado pelo aplicativo.

Nova interface para adicionar contato manualmente

Outra novidade desta versão de testes é que a interface para adicionar um contato manualmente está diferente. Nela, o código do país pode ser substituído apenas pelo nome dele e o próprio WhatsApp informará se o número está associado com alguma conta ativa do serviço de mensagens.

Uma vez criado o contato, ele será adicionado automaticamente na lista do smartphone.

Com informações: WABetaInfo.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados