Quem faz uso diário de um PC ou notebook com Windows 10 vez ou outra passa pelo problema de disco cheio ou o sistema mais lento. Alguns fatores podem contribuir para isso, como o acúmulo de arquivos temporários ou restos de programas antigos. Felizmente, há um procedimento simples e nativo do próprio sistema da Microsoft para limpar o HD. Veja como fazer, a seguir.

Foto: Andrew Writer via Flickr/CC

1. Acesse as “Configurações do Windows”, clicando no logotipo do Windows e, depois, no ícone de engrenagem;

2. Clique em “Sistema” e, em seguida, em “Armazenamento”;

limpar hd windows / Reprodução

3. Todos os HDs instalados na sua máquina aparecerão listados nesta opção. Clique no disco que pretende limpar os arquivos desnecessários;

4. Após selecionar seu disco rígido, o sistema fará um rastreamento de todo o espaço utilizado nesta unidade. É possível ver detalhes de cada categoria clicando sobre ela;

5. Para limpar o HD, vá na categoria “Arquivos temporários”, marque todos os arquivos e, depois, clique em “Remover arquivos”.

limpar hd windows / Reprodução

Para automatizar este processo, o Windows 10 conta com um “Sensor de armazenamento”, que fica desativado por padrão. Ao ativá-lo, o próprio software irá se livrar de arquivos temporários sempre que seu HD estiver muito cheio.

1. Para ativar o “Sensor de armazenamento”, siga os mesmos passos acima e, em “Armazenamento”, ative a chave do recurso clicando sobre ela.

limpar hd windows / Reprodução

Pronto! Se a lentidão no seu PC for apenas uma questão de falta de espaço, seguindo este tutorial, você já poderá notar uma melhora no desempenho da sua máquina.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação