Início » Celular » Samsung pode liberar instalação de apps no cartão de memória com Android 9 Pie

Samsung pode liberar instalação de apps no cartão de memória com Android 9 Pie

Samsung traz aplicativos no microSD (armazenamento adotável) em beta do Android Pie; atualização virá ao Galaxy S8, S9, Note 8 e 9

Felipe Ventura Por

A Samsung está preparando o Android 9 Pie para o Galaxy S8, S9, Note 8 e Note 9. Um usuário do fórum XDA instalou uma versão beta vazada e descobriu que a atualização traz um recurso chamado “armazenamento adotável” (adoptable storage). Isso significa que você poderia instalar apps no cartão microSD — o que não funciona por enquanto.

Ao inserir um cartão de memória no Galaxy Note 9, surge uma tela com a pergunta: como você vai usar este cartão SD? São duas opções: guardar apenas fotos, vídeos e outros arquivos; ou também instalar apps nele, expandindo o armazenamento do seu celular.

A linha Samsung Galaxy vinha oferecendo apenas uma dessas opções: o cartão de memória serve apenas para guardar arquivos pessoais, não apps. Parece, no entanto, que isso vai mudar com o Android Pie.

O usuário spenceboy98 diz que, por enquanto, a novidade ainda não funciona direito. Ao escolher o armazenamento adotável, o sistema formata o cartão microSD, mas o processo trava pouco depois dos 40%. Como se trata de um beta, isso pode ser corrigido nos próximos meses — ou pode apenas ser removido.

Armazenamento portátil vs. adotável

Desde o Android 6.0 Marshmallow, lançado em 2015, existem dois modos para o cartão de memória. O armazenamento portátil é o padrão: ele usa o microSD para salvar arquivos como fotos, músicas, vídeos e documentos. Você pode, então, retirá-lo do celular para colocar em outros dispositivos, como um notebook ou outro smartphone.

Por sua vez, o armazenamento adotável permite salvar apps no microSD por tratá-lo como uma extensão do seu celular, formatando-o em EXT4 ou F2FS e criptografando seu conteúdo. Também por causa disso, você não pode usá-lo em outros dispositivos: os arquivos não serão legíveis por seu PC ou outro smartphone, por exemplo.

No caso do armazenamento adotável, o Android roda um benchmark no cartão de memória e compara sua velocidade com o armazenamento interno. Se ele for muito mais lento, o sistema avisa que salvar apps no microSD pode prejudicar a experiência. A fabricante, se quiser, pode impedir que um microSD lento seja usado nesse modo.

Samsung vs. armazenamento adotável

Em 2016, a Samsung explicou ao Ars Technica que não daria qualquer suporte ao armazenamento adotável porque seus usuários esperam transferir arquivos entre um dispositivo e outro; e porque isso pode causar perda de arquivos devido à formatação.

A Samsung decidiu não usar o modelo de “armazenamento adotável” do Android Marshmallow. Acreditamos que nossos usuários desejam que um cartão microSD transfira arquivos entre seu celular e outros dispositivos (laptop, tablet etc.), especialmente as fotos e vídeos que eles gravam com a câmera.

Com o armazenamento adotável, em primeiro lugar, o cartão pode ser apagado na primeira vez em que é inserido no dispositivo. Esse comportamento pode ser inesperado para muitos usuários e não queremos que eles percam seus arquivos.

Segundo, uma vez que o Marshmallow começa a usar um cartão para armazenamento adotável, ele não pode ser lido por outros dispositivos, portanto, ele perde a capacidade de ser usado para a transferência de arquivos. O armazenamento adotável também é voltado principalmente para mercados emergentes, onde dispositivos com apenas 4 a 8 GB são comuns.

Este recurso está presente de forma opcional em celulares da Asus e Motorola, permitindo instalar apps no cartão microSD. Será que a Samsung vai fazer o mesmo no Android Pie?

Com informações: XDA Developers.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wellington Guimarães

Eu concordo com você. Tive um iPhone 6 de 64GB e durava bastante o armazenamento... mas depois de um tempo tinha que ficar controlando e apagando arquivos pra continuar utilizando de boa.

Wellington Guimarães

Olha, eu discordo. Eu tenho um J5 Pro com 32GB de espaço e vivo sofrendo por causa da quantidade de informação que recebo via Whatsapp e Instagram. Seria ótimo ter o Whatsapp no cartão de memória... Como o armazenamento interno só anda cheio, meu desempenho é sofrível e tenho que ficar apagando cache, movendo informação manualmente pro cartão, é terrível!

Marsupial radical

E teu gosto representa todas as pessoas do mundo na mesma situação?

Marsupial radical

Pelo que vi pessoal anda dizendo que queimou, e acho que foi isso mesmo. Tentei de tudo, via dispositivos diferentes e vários programas, até tentei enviar os códigos diretamente pro controlador interno dele, via terminal linux, pra ver se respondia... Perdi um tempão lendo o datasheet do SD pra nada.

Ranner Barbosa

aconteceu isso no meu G4 essa semana

Marsupial radical

Cuidado. Usava um classe 10 como interna num G4 esses tempos, e acabei perdendo o SD (ficou inacessível externamente) depois que formatei o celular. O Android azucrinou o SD na hora de formatá-lo, até hoje não entendi o que houve, mas deu ruim.

Marsupial radical

Quem anda de trem/ônibus por muitas horas todos os dias se deslocando pra escola/trabalho, quem tem um celular com tela grande e não gosta de usar desktop, quem curte assistir algo antes de dormir, deitado na cama, e não tem TV no quarto...

zoiuduu .

muito bom, agora só falta concertar a matemática quebrada de motrar espaço no armazenamento do cel, o meu diz que tem 470mb livre, mas quando eu vou baixar um app de 50mb diz q nao há espaço

Brayan

Se eu pesquisar encontro mais, certeza!

Brayan

J4

Brayan

Então, colega. Isso varia muito de pessoa pra pessoa. Eu tiro muita foto, baixo video, tenho uns 40 aplicativos a mais do que já veio instalado. Cache e outras coisinhas, dos meus 64gb eu nao cheguei aos 50% ainda. 32 é bem aceitavel dependenedo do caso.

Brayan

J2 Pro

Marina

Uso sd como armazenamento interno desde que comprei meu moto z play, logo quando lançou e até hoje não tive problemas 🤷

RichardG867

Classe 4 que nada, tenho vários cartões sem classe.

Rod

Nuvem tá aí pra isso.

Exibir mais comentários