Início » Web » Como publicar fotos do Instagram no Twitter (IFTTT)

Como publicar fotos do Instagram no Twitter (IFTTT)

IFTTT possui algumas gambiarras que permitem contornar a limitação de publicar fotos do Instagram no Twitter nativamente

Por
16/11/2018 às 13h54

Em 2012, acabou o romance: o Twitter limitou a publicação de fotos do Instagram de forma nativa (como uma mídia) e deixou de permitir que imagens postadas através do Instagram pudessem ser visualizadas diretamente no tweet em seu site e aplicativos.

Como resultado disso, sempre que você aciona “compartilhar no Twitter” no seu post do Instagram, o microblog publica apenas um tweet de texto com um link externo da foto.

Instagram IFTTT

Sem preview de foto, sem embed, sem nada. 😢

Teria sido o Instagram quem tomou a iniciativa em encerrar a parceria. Segundo o Twitter, a empresa (recém comprada pelo Facebook, diga-se de passagem) desativou a opção. “Os usuários estão enfrentando problemas em ver fotos do Instagram (…) Isso aconteceu porque o serviço desabilitou a integração com o Twitter Cards” e como resultado as imagens não poderão não ser vistas inteiras no tweet. Elas ainda apareciam, mas cortadas e/ou diminuídas. Com o tempo, isso foi reduzido a um link.

Entretanto, o IFTTT possui algumas gambiarras que permitem contornar esse problema. Basta que você crie uma conta no serviço e adicione os applets corretos para funcionar.

Você pode querer saber:

Como publicar fotos do Instagram no Twitter

  1. Crie uma conta no IFTTT (use seu e-mail, conta Google ou Facebook);
  2. Com a conta criada, acesse os Applets abaixo;
  3. Será necessário permitir que publiquem em seu nome.
IFTTT Criar Conta Ativar Applet IFTTT

Ao ativá-los na sua conta, movendo a chave de “OFF” para “ON” elas passam a funcionar conectando suas conta de Twitter e Instagram. Com o primeiro applet, quando você publica algo no Instagram, imediatamente essa foto vai para o Twitter. Com o segundo, irão apenas as fotos que você marcar com uma determinada hashtag da sua escolha.

Nos dois, o IFTTT precisa de alguns segundos para postar a foto de uma rede na outra.

Applet Instagram Hashtag

Caso você esteja usando o aplicativo do IFTTT para Android ou iOS (iPhone), pode tocar no ícone de configurações do Applet e permitir que envie uma notificação sempre que a ação for concluída. O recurso funciona apenas com “single photos”. Ou seja, álbuns, vídeos e GIFs não serão encaminhados ao Twitter, ao usar esse Applet como solução.

Notificação Instagram IFTTT Android e iOS

Ambos apps são “By Instagram“, o que torna a polêmica em torno disso um pouco confusa. Você pode ainda buscar por applets criados por outros desenvolvedores.

Mais sobre: , ,