Como tirar a vibração do teclado [Android]

Isso vem desativado por padrão, mas caso precise você pode desativar o retorno da vibração e aumentar a duração da bateria

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano
Smartphone na mão (Foto por Bryan Santos/Pixabay)

Há quem se incomode com o vibrar do celular ao digitar. Principalmente, se a pessoa é um usuário frequente de mensageiros e conversa muito por texto. O teclado virtual vibra quando se toca em cada uma das teclas — fica bastante chato. Isso vem desativado por padrão, mas caso precise você pode desativar o retorno da vibração como uma solução para não utilizá-lo e aumentar a duração da sua bateria.

O tutorial abaixo foi feito em um Moto Z, mas o processo é bastante similar para outros smartphones com sistema operacional Google. Pode variar em aparelhos mais antigos.

Como tirar a vibração do teclado (Android)

  1. Acesse o app “Configurar” (ou “Configurações);
  2. Encontre a opção “Sistema” e “Configurações de idioma e teclado”;
  3. Em “Idiomas e entradas” (ou idioma e teclados), você verá seus teclados;
  4. Em GBoard, por exemplo, toque em “Preferências”:
  5. Desmarque a opção  “Vibração ao tocar a tecla”.
Como tirar a vibração do teclado (Android) 2

Caso não apareça, toque em “Intensidade da vibração” ao pressionar teclas e mova a barra até zero para ajustar. O recurso será desativado e seu celular vai parar de vibrar.

Como tirar a vibração do teclado (Android) 1

É possível que, em alguns aparelhos mais antigos, a configuração esteja em Configurar > Sistema > Som > Som e Vibração. Caso não encontre, busque por “vibrar” no aplicativo de Configurações do Android e ir direto ao recursos para fazer o seu ajuste.

Dica:

Se você estiver com o teclado em uso, pode alterar as configurações lá mesmo. Toque e segure a tecla “,” (vírgula) por dois segundos e escolha o ícone de engrenagem (Configurações) para cair na tela de ajustes sem recorrer ao menu conforme explicado.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados