Primeiro cinema do Brasil com tela LED 4K usará tecnologia da Samsung

A tela Samsung Onyx de 455 polegadas estará presente no Cinépolis JK Iguatemi, em São Paulo, no começo de 2019

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A tela LED de cinema Samsung Onyx será usada pela primeira vez no Brasil. O display 4K de 455 polegadas será inaugurado no Cinépolis JK Iguatemi, em São Paulo, no começo de 2019. Essa tecnologia, que concorre com os tradicionais projetores, já está presente nos Estados Unidos, México, Suíça e em vários países da Ásia.

A Samsung Onyx é uma tela modular de 55 m² com 455 polegadas e resolução 4K (4096 x 2160 pixels). Ela tem suporte a HDR e promete mais brilho em cenas claras e escuras, atingindo “picos quase dez vezes superiores aos padrões convencionais”, segundo comunicado da empresa.

A maioria dos cinemas no Brasil usa um projetor que joga as imagens em uma superfície branca do outro lado da sala através de raios de luz. Como a Onyx é basicamente um televisor grande, a Samsung diz que a tela não é afetada pela luz ambiente, melhorando o contraste e evitando distorções. Além disso, é possível converter a área do projetor em um ambiente premium, ou instalar mais assentos.

Samsung Onyx é compatível com 3D ativo

A Samsung Onyx também é compatível com filmes em 3D; essa tecnologia basicamente morreu nas TVs convencionais, mas ainda segue viva nas salas de cinema. Os óculos 3D são ativos, isto é, são sincronizados com a tela para dar a impressão de profundidade.

Funciona assim: a tela alterna entre quadros para o olho direito e para o olho esquerdo. Os óculos 3D, por sua vez, ficam sincronizados com a tela e escurecem cada uma das lentes para que você veja apenas a imagem correta. “O equipamento trabalha em conjunto com os óculos 3D”, diz a Samsung. É basicamente assim:

Os óculos 3D ativos precisam de bateria e são mais caros que os modelos passivos, usados na maioria dos cinemas. Nos óculos 3D passivos, cada quadro reúne duas imagens, uma para o olho direito, outra para o olho esquerdo. As lentes são polarizadas de forma que cada olho vê apenas uma dessas imagens.

A Samsung deu o nome “Onyx” para sua tela de cinema em referência ao ônix, mineral encontrado na natureza em cores bem escuras. O display promete tons pretos verdadeiros para um contraste maior que em projetores tradicionais.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados