6 aplicativos para fazer vídeos no celular (Android e iOS)

Conheça alguns dos apps mais poderosos e simples de serem usados para fazer vídeos pelo celular, seja um iPhone ou um Android

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 9 meses
Joshua Wilson / claquete (detalhe) / Pixabay / aplicativo de fazer vídeo

Sabe aquela sua viagem que rendeu uma cacetada de fotos e vídeos? É possível transformar todo esse conteúdo em vídeos de primeira qualidade, com efeitos de transição, apresentações em slides e trilha sonora não com um computador, mas com o seu celular; basta que você utilize os aplicativos certos no Android ou iPhone.

Aqui nós listamos seis dos aplicativos gratuitos mais bem avaliados pelos usuários, disponíveis para iOS (iPhone) e Android e todos com uma série de recursos poderosos, mas que são simples de serem usados. Você poderá fazer vídeos no seu celular.

1. Quik

Quik / iOS / aplicativo de fazer vídeo

Disponível para iOS e Android, o Quik é um aplicativo de edição desenvolvido pela GoPro, mas não limitado a produções criadas por suas câmeras. Com ele é possível juntar vídeos, transformar fotos em apresentações, aplicar transições, inserir música e textos, tudo de forma bem simples. Os controles são bastante intuitivos e mesmo um usuário inexperiente será capaz de criar vídeos de qualidade usando só o smartphone.

O app é totalmente gratuito e não apela para nenhum tipo de restrição de uso.

2. Adobe Premiere Clip

Adobe Premiere Clip / Android / aplicativo de fazer vídeo

O Premiere Clip é uma ferramenta que conta com toda a experiência da Adobe, mas não complica a vida dos donos de iPhone ou Android. A interface é bastante simplificada, e com ele o usuário poderá selecionar e editar fotos e vídeos com facilidade. Ele possui recursos automatizados, como por exemplo criar uma apresentação baseada na música e ritmo escolhidos pelo usuário. Claro, é possível fazer modificações livres.

O app é gratuito e oferece 2 GB de armazenamento gratuito na nuvem, através da conta Creative Cloud; para mais espaço, é preciso assinar um pacote.

3. iMovie

iMovie / iOS e macOS / aplicativo de fazer vídeo

Exclusivo de dispositivos Apple, o iMovie é uma ferramenta praticamente obrigatória para qualquer editor de vídeo que possua um Mac, mas ele também não faz feio no iPad ou mesmo no iPhone.

Com o iMovie, é possível juntar vídeos e fotos, alterar os filtros de cor, inserir trilha sonora e mensagens, crie trailers com logotipos similares aos de estúdios de cinema, com direito a trilhas sonoras licenciadas, adicione e efeitos e etc. A vantagem do aplicativo é sua integração com o macOS e o iOS, assim você tem acesso facilitado à sua biblioteca e ao conteúdo do iCloud, além de poder compartilhar suas criações com todos os dispositivos da maçã que o usuário possua.

O iMovie se tornou um app gratuito em 2017, e pela integração com serviços da Apple é uma ótima opção para quem usa o iPhone.

4. YouCut

YouCut / Android / aplicativo de fazer vídeo

Exclusivo para Android, o YouCut é um dos aplicativos mais bem cotados desta lista, principalmente pela simplificação de comandos e ótimos resultados, e também por não inserir nenhum tipo de marca d’água nas produções dos usuários.

É possível cortar, unir, inserir trilha sonora, molduras, efeitos e transições em suas apresentações, além de permitir o compartilhado dos vídeos criados diretamente nas redes sociais. Ele conta inclusive com um compressor de vídeo, voltado especificamente para o compartilhamento das obras em apps de mensagens instantâneas, como WhatsApp e Telegram, principalmente para evitar o consumo da franquia de dados desnecessariamente.

O YouCut é gratuito, mas exibe anúncios; é possível removê-los pagando uma quantia de R$ 9,99.

5.  FilmoraGo

FilmoraGo / aplicativo de fazer vídeo

O Filmora já é um software de edição bastante conhecido no desktop, e recebeu uma versão igualmente poderosa para iOS e Android. O FilmoraGo segue o mesmo molde das versões para Windows e macOS e permite a edição de vídeos e apresentações utilizando até mesmo postagens nas redes sociais, como fotos e vídeos do Facebook e Instagram.

O editor é poderoso e traz uma série de ferramentas especializadas e filtros diversos, mas os controles são bastante simples e permitem que o usuário possa criar apresentações com poucos cliques, graças a opções de automatização e sugestões. E ele pode formatar os arquivos tanto em proporção widescreen como quadrado, em 1:1 para o Instagram.

O FilmoraGo é gratuito, mas oferece compras no app de filtros adicionais.

6. VidLab

VidLab / iOS / aplicativo de fazer vídeo

Exclusivo para iOS, o VidLab é bem similar à maioria dos aplicativos da lista; ele possui controles simplificados e permite a inclusão de efeitos diversos, como textos animados e modelos pré-definidos. Fora isso, ele permite colar, separar e editar livremente fotos e vídeos presentes no dispositivo, além de facilitar o compartilhamento nas redes sociais.

O app é gratuito, mas conta com compras no app que incluem entre outras coisas, a remoção da marca d’água. Diferente dos demais, o VidLab vai inserir marcas nos vídeos na modalidade gratuita.

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados