Como programar o PC para desligar sozinho

Saiba como programar o PC para desligar em horários pré-determinados para evitar que fique tempo demais ligado

Victor Toledo
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Saiba como programar o PC para desligar sozinho (Imagem: Reprodução/Aleksandar Cvetanović)

O ato de programar o dispositivo para desligar pode ser muito importante para evitar surpresas na conta de luz, além de aumentar a vida útil dos nossos aparelhos. Por isso, veja a seguir, como programar o PC para desligar sozinho usando as próprias ferramentas nativas do computador.

1. Programando manualmente

Tempo necessário: 5 minutos

O método mais simples e prático de como programar o PC para desligar é fazendo-o manualmente, através do Prompt de Comando do sistema; no entanto, o procedimento é único e deve ser repetido todas as vezes.

  1. Abra o CMD

    Pressione “Win+R” para abrir o Executar, digite cmd e clique em “OK” para abrir o Prompt de Comando;

  2. Digite o comando

    Digite o comando shutdown -s -f -t *tempo em segundos para o desligamento*, e tecle Enter; por exemplo, para programar o desligamento em uma hora, digite shutdown -s -f -t 3600;Como desligar o PC pelo CMD

  3. Pronto!

    O Windows exibirá uma mensagem avisando sobre o desligamento programado.

Caso deseje cancelar o desligamento, digite shutdown -a no Prompt de Comando e tecle Enter; o Windows exibirá uma nova mensagem, avisando sobre o cancelamento.

2. Criando uma rotina com o Agendador de Tarefas

Para quem deseja que o Windows mantenha uma rotina de desligamento periódica, é possível fazê-lo criando uma rotina, através da ferramenta Agendador de Tarefas:

  1. Abra o Agendador de Tarefas
    Pressione “Win+R” para abrir o Executar, digite taskschd.msc e clique em “OK” para abrir o Agendador de Tarefas. 
    Como programar o PC para desligar sozinho
  2. Crie uma tarefa
    No menu de Ações localizado à direita, clique em Criar Tarefa Básica. O assistente oferecerá opções para incluir um nome e descrição para a tarefa. Escolha uma que tenha a ver com o que você quer fazer, no caso, algo como Desligamento Automático; clique em Avançar;
    Como programar o PC para desligar sozinho
  3. Configure a tarefa
    No Disparador de Tarefas, escolha como você quer que a função seja disparada. Para uma opção periódica, escolha diariamente, e clique em Avançar;
    Como programar o PC para desligar sozinho
  4. Escolha dia e horário
    Escolha um dia e hora para tarefa ser executada pela primeira vez, e defina o intervalo de dias em que ela deverá ser repetida. Se você quer que ela desligue o computador diariamente, digite 1. Clique em Avançar;
    Como programar o PC para desligar sozinho
  5. Conclua o processo
    Na tela seguinte, selecione Iniciar um programa e clique em Avançar. No campo Programa/script, digite shutdown -s -f e clique em Concluir.

E é isso.

Como programar o macOS para desligar

No macOS, o processo para agendar o desligamento não requer nenhum tipo de comando no Terminal; tudo pode ser feito de maneira bem simples:

  1. Clique no Menu Apple, e a seguir, em Preferências do Sistema;
  2. No menu Hardware, clique em Economizador de Energia;
  3. Clique no botão Agendar, localizado na parte inferior direita da janela;
  4. No menu mostrado, marque a segunda caixa, selecione Desligar, determine um período para o desligamento ser repetido (se todos os dias, apenas nos dias úteis, apenas nos fins de semana ou somente em um dia da semana específico), defina o horário e clique em OK.

E pronto. Com isso, o macOS será desligado sempre no mesmo horário.

Como programar o Linux para desligar

O Linux também possui um comando Shutdown para programar o desligamento do sistema, mas os parâmetros são diferentes dos usados no Windows:

  1. Abra o Terminal do Linux (dependendo da versão, ele pode ser encontrado no menu Acessórios ou ser aberto através das teclas Ctrl + Alt + T);
  2. Digite o comando sudo shutdown -h +*tempo em minutos*, para dizer ao sistema para desligar dentro do tempo determinado; por exemplo, sudo shutdown -h +120 para desligar em duas horas. Tecle Enter;
  3. entre com sua senha de sistema (se o Linux pedir) e tecle Enter.

E pronto.

É possível também agendar o desligamento para um horário específico, para isso basta digita-lo no lugar de +*tempo em minutos*. Por exemplo, se você deseja desligar o sistema às 15 horas e 30 minutos, digite sudo shutdown -h 15:30.

Para cancelar o agendamento, digite shutdown -c no Terminal e tecle Enter. Como acontece no Windows, o comando é referente para apenas um desligamento.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Linux na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Relacionados