Claro e NET são as operadoras mais rápidas em internet móvel e fixa, segundo ranking

No Brasil, velocidade média de download na internet móvel é de 18,5 Mb/s, contra 23,6 Mb/s na banda larga fixa

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Usando smartphone

A Claro é a operadora com a internet móvel mais rápida do país, enquanto a NET lidera o ranking na banda larga fixa. A Ookla lançou nesta segunda-feira (19) o 2018 Brazil Speedtest Market Report, um relatório com dados sobre velocidade de download e upload durante o segundo e terceiro trimestre de 2018, nas cidades mais populosas e em todos os estados do Brasil.

Claro e Vivo têm a internet móvel mais rápida

Em se tratando de internet móvel, a Claro foi a operadora mais rápida do Brasil durante o período analisado, alcançando um Speed Score de 26,75. (A Ookla calcula o Speed Score com base em uma média ponderada das velocidades de download e upload.) A Vivo está em segundo lugar, com pontuação de 17,59; enquanto TIM, Oi e Nextel ocupam as posições seguintes.

A Claro é a operadora mais rápida em todas as dez cidades mais populosas do Brasil. Isso inclui Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo — elas têm, em média, a internet móvel com maior velocidade no país.

O Distrito Federal tem a conexão móvel mais rápida, em média, seguido pelos estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Enquanto isso, Roraima, Amapá e Pará têm o download mais lento. O DF é 101% mais veloz que o estado mais lento. (Confira aqui o mapa interativo com as velocidades de cada estado.)

Considerando todo o Brasil, a velocidade média de download é de 18,5 Mb/s, um aumento de quase 27% em relação ao ano passado. Enquanto isso, o upload fica em 7,5 Mb/s (aumento de 27% em um ano). Estamos em 71º lugar no ranking global.

NET e TIM Live têm banda larga fixa mais veloz

E quanto à internet fixa? Aqui, a Ookla descobriu que a NET é o provedor mais rápido do Brasil, com Speed Score de 30,73. O TIM Live fica em segundo lugar, com pontuação de 29,99. A Vivo vem a seguir (25,84); e temos a Oi (7,05) em um distante quarto lugar.

A NET oferece a internet mais rápida em 7 das 10 cidades mais populosas do país, e fica em empate técnico em outras duas (em Porto Alegre com a Vivo, e no Rio de Janeiro com o TIM Live). A Copel venceu em Curitiba. São Paulo é a cidade com internet fixa mais rápida do Brasil, atingindo velocidade média de 36,5 Mb/s; Curitiba e Porto Alegre empatam em segundo lugar.

O Distrito Federal tem o download mais rápido do Brasil, em média. O estado do Rio de Janeiro fica em segundo lugar no ranking de banda larga fixa, seguido pelo Acre, Rio Grande do Sul, Paraná e Ceará. Enquanto isso, Amapá e Roraima têm a internet mais lenta. (Acesse aqui o mapa interativo com as velocidades de cada estado.)

Levando em conta o Brasil inteiro, a velocidade média de download foi de 23,6 Mb/s na internet fixa, enquanto o upload ficou em 10,6 Mb/s. Estamos em 65º lugar no ranking mundial, entre a Índia e a Macedônia.

O Speedtest coletou dados de 60 milhões de testes na internet fixa durante o segundo e o terceiro trimestres. Para a internet móvel, foram 4 milhões no mesmo período. Ela leva em conta apenas os principais provedores (com pelo menos 3% de amostras). O Speed Score combina as velocidades de download e upload (com pesos de 90% e 10%) e tira uma média ponderada dos resultados mais rápidos, medianos e mais lentos; a metodologia é explicada aqui.

Confira o relatório completo da Ookla neste link.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados