Início » Telecomunicações » Claro e NET são as operadoras mais rápidas em internet móvel e fixa, segundo ranking

Claro e NET são as operadoras mais rápidas em internet móvel e fixa, segundo ranking

No Brasil, velocidade média de download na internet móvel é de 18,5 Mb/s, contra 23,6 Mb/s na banda larga fixa

Felipe Ventura Por

A Claro é a operadora com a internet móvel mais rápida do país, enquanto a NET lidera o ranking na banda larga fixa. A Ookla lançou nesta segunda-feira (19) o 2018 Brazil Speedtest Market Report, um relatório com dados sobre velocidade de download e upload durante o segundo e terceiro trimestre de 2018, nas cidades mais populosas e em todos os estados do Brasil.

Usando smartphone

Claro e Vivo têm a internet móvel mais rápida

Em se tratando de internet móvel, a Claro foi a operadora mais rápida do Brasil durante o período analisado, alcançando um Speed Score de 26,75. (A Ookla calcula o Speed Score com base em uma média ponderada das velocidades de download e upload.) A Vivo está em segundo lugar, com pontuação de 17,59; enquanto TIM, Oi e Nextel ocupam as posições seguintes.

A Claro é a operadora mais rápida em todas as dez cidades mais populosas do Brasil. Isso inclui Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo — elas têm, em média, a internet móvel com maior velocidade no país.

O Distrito Federal tem a conexão móvel mais rápida, em média, seguido pelos estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Enquanto isso, Roraima, Amapá e Pará têm o download mais lento. O DF é 101% mais veloz que o estado mais lento. (Confira aqui o mapa interativo com as velocidades de cada estado.)

Considerando todo o Brasil, a velocidade média de download é de 18,5 Mb/s, um aumento de quase 27% em relação ao ano passado. Enquanto isso, o upload fica em 7,5 Mb/s (aumento de 27% em um ano). Estamos em 71º lugar no ranking global.

NET e TIM Live têm banda larga fixa mais veloz

E quanto à internet fixa? Aqui, a Ookla descobriu que a NET é o provedor mais rápido do Brasil, com Speed Score de 30,73. O TIM Live fica em segundo lugar, com pontuação de 29,99. A Vivo vem a seguir (25,84); e temos a Oi (7,05) em um distante quarto lugar.

A NET oferece a internet mais rápida em 7 das 10 cidades mais populosas do país, e fica em empate técnico em outras duas (em Porto Alegre com a Vivo, e no Rio de Janeiro com o TIM Live). A Copel venceu em Curitiba. São Paulo é a cidade com internet fixa mais rápida do Brasil, atingindo velocidade média de 36,5 Mb/s; Curitiba e Porto Alegre empatam em segundo lugar.

O Distrito Federal tem o download mais rápido do Brasil, em média. O estado do Rio de Janeiro fica em segundo lugar no ranking de banda larga fixa, seguido pelo Acre, Rio Grande do Sul, Paraná e Ceará. Enquanto isso, Amapá e Roraima têm a internet mais lenta. (Acesse aqui o mapa interativo com as velocidades de cada estado.)

Levando em conta o Brasil inteiro, a velocidade média de download foi de 23,6 Mb/s na internet fixa, enquanto o upload ficou em 10,6 Mb/s. Estamos em 65º lugar no ranking mundial, entre a Índia e a Macedônia.

O Speedtest coletou dados de 60 milhões de testes na internet fixa durante o segundo e o terceiro trimestres. Para a internet móvel, foram 4 milhões no mesmo período. Ela leva em conta apenas os principais provedores (com pelo menos 3% de amostras). O Speed Score combina as velocidades de download e upload (com pesos de 90% e 10%) e tira uma média ponderada dos resultados mais rápidos, medianos e mais lentos; a metodologia é explicada aqui.

Confira o relatório completo da Ookla neste link.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

johndoe1981

Bacana, bom saber que dá pra habilitar a B28. Já tenho experiência com destravar bootloader e root, acho que não seria difícil. Agora saberia dizer quais desses modelos Xiaomi que você listou teria NFC? Muito obrigado pela informação.

Hemerson Silva

Os da Xiaomi com banda 28 são a linha Mi Mix, Mi Note e um modelo específico do Redmi Note 5. Porém, há alguns procedimentos para destravar as bandas. Estou com um Mi8, que nativamente não tem ativado a banda 28. Desbloqueei o bootloader e fiz root, instalei os programas QPST e QXDM e habilitei o diag mode no Mi8. Com isso, consegui reescrever a NVRAM e habilitar as bandas que nativamente não estão habilitadas. E pronto, B28 no Mi8 funcionando haha tem tutoriais no XDA sobre isso.

Hemerson Silva

Realmente a Claro é mais rápida, mas por conta do CxB, uso TIM Beta. Na internet fixa, o que derruba a Vivo é que ainda tem muita conexão de 1 ou 2 Mbps, tirando isso, ela estaria disparada na frente com pelo menos 50 Mbps de down

Jhonathan Araújo

A Oi é tida com a pior operadora em 4g do país mas aqui em Juazeiro ta batendo os 30 Mbps de download, e é muuuuita mais barata que a concorrência.

Meninão Bobo

Fale sobre o upload da NET por favor...

Frederico Martins

Esse é o problema de não ter revenda oficial aqui. Mas acho que a Oppo já tem suporte em alguns aparelhos.

Rafael Moreira

Sou da região, e a cobertura 4g da Claro não é 100% boa comparado a da Tim e Vivo. Fica oscilando muito entre 3g e 4g. Destaque para Tim, 98% dos locais pegando sinal alto no 4g.

Rafael Moreira

Tem o portal consumidor também para reclamar, outra boa opção.

Rafael Moreira

Concordo plenamente. Na minha região a cobertura 4g da Claro não é tão boa quanto da Vivo e Tim. O que adiantar dizer que a velocidade é mais rapida, sendo que a cobertura no geral não é bom em diversos lugares.

Fabio Santos

Nada contra a velocidade da Net, quando em sites tradicionais como YouTube, Netflix vai de boa, agora parte pra quem usa torrent kkk, mesmo com diversas fontes praticam redução de velocidade e sem contar o upload deles péssimo.
No geral só volto pra Net ou claro se uma hora for pra uma região sem outra opção.

Matheus

A Claro é a número 1 em lançar cobrança indevida na fatura também.

Tarcísio Medeiros

Impressão minha ou o jornalista não sabe a diferença entre Mbps e MB/s? Porque dizer que a média de upload e de 10mb/s e absurdo, já que isso precisaria NO MINIMO de uma internet de 120 mega, quando provavelmente essa velocidade dificilmente é igual pra download e upload....

Jefferson Rodrigues

Reclama na anatel.

Jefferson Rodrigues

Estou satisfeito com a velocidade da internet móvel que uso no momento.

Marcelo Bustamante

Quando chegarem em Porto Alegre, com essa velocidade, por favor, nos avisem.
Eu pago 60 mega e recebo, testado pelo app Speedtest, 35, 40 mega. E NÃO adianta ligar pra Net ou ir até a sede. Não resolvem!

Exibir mais comentários