O que é e como remover um bloatware?

Os aplicativos indesejáveis, chamados de bloatware consomem recursos e ocupam espaço em seu smartphone; saiba se livrar deles

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Apps / bloatware

Os bloatwares já foram um problema muito maior no passado, mas ainda irritam muita gente hoje. Sabe aquele aplicativo do seu smartphone ou tablet, incluído pelo fabricante ou pela operadora que você não pode remover ou excluir. No entanto, você não usa e ele fica lá, ocupando espaço e consumindo recursos? Isso é um bloatware.

Esses aplicativos chatos podem (sim) ser removidos. Você vai aprender a como excluir ou desativar um bloatware, mesmo que seu dispositivo Android não possua root.

O que é bloatware?

O termo bloatware é uma junção da palavra software com o verbo em inglês bloat, que significa inchar. De maneira simples, um bloatware é um aplicativo basicamente inútil, que está ocupando espaço precioso em seu smartphone ou tablet, e que por uma série de razões não pode ser removido ou desativado. Ele fica lá, quase sem uso, mas consumindo processamento, RAM e espaço de armazenamento interno.

Os bloatwares são inúteis porque na maioria das vezes, tratam-se aplicações redundantes: são navegadores, apps de câmera, lojas de aplicativos, configurações de gestos, players de música, galerias de fotos e vídeos, agregadores, mensageiros instantâneos, apps de produtividade, etc. Normalmente, são opções piores e menos populares que os apps que todo mundo usa, e que por razões óbvias ficarão subutilizados.

Nos smartphones, eles podem ser inseridos pelo fabricante, pela operadora, ou no pior cenário possível, por ambos (e isso é bem comum de acontecer).

Quais são os exemplos de bloatware?

Bloatware no Windows 10

Um bom exemplo são os aplicativos proprietários que fabricantes de smartphones como Samsung, ASUS, LG e outras atocham os seus produtos, de navegadores próprios a lojas de aplicativos, galerias e outras coisas dispensáveis.

No caso da Samsung, a empresa no passado costumava enfiar muito bloatware em seus aparelhos, mas nos últimos anos repensou sua estratégia e diminuiu consideravelmente a quantidade desses apps. A ASUS, embora também tenha pegado mais leve ainda usa bastante desses softwares em seus smartphones.

Embora mais comumente associados ao Android, os computadores também não escapam: é normal fabricantes de notebooks como ASUS, Samsung, LG (vocês de novo?), Lenovo, Dell e outros instalarem previamente uma série de programas de monitoramento e ajuste de performance, e mesmo o Windows 10 instala alguns aplicativos da Windows Store sem que o usuário solicite.

O ponto positivo é o fato do Windows ser muito mais amigável na hora de apagar programas não solicitados, o que não é a realidade do Android.

Como remover um bloatware?

Sim, é possível remover.

Mas, há algumas coisas a serem consideradas. A maioria dos aplicativos para Android capazes de remover bloatware necessitam de acesso root ao aparelho, e entre eles há uma série de opções. Uma dos mais poderosos, que possui uma grande lista de habilidades, é o Device Control, que para dispositivos desbloqueados.

É possível, no entanto remover os bloatwares sem root, só que o processo é um pouco mais complexo: é preciso um computador Windows com alguns drivers instalados.

  1. Baixe os drivers do ADB e instale-os em seu computador;
  2. Baixe também as ferramentas ADB, extraia o pacote e coloque-o em um caminho fácil, como no diretório raiz (C:\).

No seu smartphone, faça o seguinte:

ADB Shell / bloatware
  1. Acesse as Configurações, vá até Sobre o Dispositivo (ou uma opção parecida, dependendo da marca) e dê vários toques em Número da versão, até o dispositivo avisar que você se tornou um desenvolvedor;
  2. Nas configurações, haverá agora a opção Desenvolvedor.
  3. Entre nela e ative a Depuração USB;
  4. Conecte o smartphone no PC, e no Windows digite “Prompt de Comando” no campo de buscas.
    Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone e selecione Executar como Administrador;
  5. Com o Prompt aberto, digite cd c:\adb\platform-tools e tecle Emter;
  6. Com o smartphone desbloqueado, digite adb shell no computador e tecle Enter;
    Agora você tem acesso ao dispositivo pelo desktop.
  7. Para descobrir os nomes dos apps que estão instalados, digite pm list packages -f e tecle Enter.
    Você notará que os nomes são bem mais complexos, como por exemplo “com.google.android.youtube” para o app do YouTube, logo é preciso atenção e paciência nesta parte;
  8. Para deletar um app indesejado, digite pm uninstall -k ‘nome do pacote’ e tecle Enter;
    Repita para todos os apps que deseja deletar.

E pronto.

Como desativar um bloatware?

Nesse caso não é necessário fazer root. Através do próprio menu de aplicativos, o usuário pode selecionar quais apps ele não quer que o smartphone execute (o que é diferente de excluir). Ainda que alguns venham a desempenhar certas funções, a grande maioria só está ocupando espaço e não causará problemas ao ser desligado.

Se algo acontecer, é só reverter o processo.

Tela de aplicativos do Moto Z2 Force / bloatware
  1. Entre em Configurações, Aplicativos e acesse a opção Todos os apps, ou algo parecido (varia conforme o fabricante);
  2. Localize e toque o app que deseja desativar;
  3. Clique na opção Desativar.

E pronto.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados