4 aplicativos de carona (paga) que saem mais baratos que Uber

Conehça quatro opções de aplicativos de carona compartilhada, para quem deseja ir de um lugar a outro pagando menos que o Uber

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 9 meses
StockSnap / pessoa fazendo sinal de carona numa estrada (apenas mão e braço visíveis) / Pixabay / aplicativo de carona

Apps de corrida como Uber, 99, Cabify e etc. são uma mão na roda. Mas, para muita gente, seus serviços ainda são bem caros. Embora boa parte deles tenha nascido com a proposta de oferecer caronas, na prática eles atuam como plataformas de transporte público (no Brasil são inclusive classificados assim), como táxis em carros particulares.

Só que fora os apps de corrida, existem os legítimos aplicativos de carona compartilhada, em que o usuário não define uma viagem a fazer, mas escolhe uma já cadastrada pelo motorista. O custo é geralmente bem menor do que o do Uber e similares, mas não há opção de escolher um caminho por conta própria.

Neste post, listamos quatro aplicativos de carona que oferecem até algumas opções extras, mas todos com uma característica em comum: o preço final da viagem é bem menor do que uma corrida do Uber, 99, Cabify e cia. Vale lembrar que o Uber relançou o Uber Pool como Uber Juntos.  Na prática, o usuário divide a conta com estranhos.

1. BlaBlaCar

Android / BlaBlaCar / aplicativo de carona

Lançado no Brasil em 2015, o BlaBlaCar (iOS, Android) possui um foco em viagens curtas e longas, e permite que um usuário cadastre um itinerário que está acostumado a fazer ou uma viagem já programada, com informações como origem, destino, data e horário de saída e chegada. O app calcula o valor das viagens, com base na média.

Os passageiros interessados entram com informações sobre de onde pretendem sair, para onde vão e quando desejam realizar a viagem, e o sistema retorna as mais próximas deles dentro das especificações. Do lado do motorista, é possível aprovar ou barrar automaticamente um passageiro interessado se algo o incomodar.

O pagamento é feito diretamente ao condutor, em dinheiro.

O cadastro e uso do BlaBlaCar é gratuito, por parte do carona e do condutor.

2. Waze Carpool

Android / Waze Carpool / aplicativo de carona

O Waze também possui um aplicativo de caronas: o Carpool (iOS, Android). Assim como o BlaBlaCar, funciona sem ter o lucro em vista, voltado a unir motoristas e passageiros com rotas diárias, para que as viagens sejam compartilhadas e os custos com combustíveis e e estacionamento amortizados. O motorista e dono do carro cadastra a viagem, e o passageiro busca por aquelas que atendem suas necessidades.

Os valores das viagens são calculados pelo Waze, que variam entre R$ 4 e R$ 25. Diferente da opção anterior, o foco do Waze Carpool está nas viagens cotidianas, de percursos curtos e médios como ir ao trabalho, à escola ou à faculdade. Os pagamentos são feitos diretamente pelo aplicativo, com cartão de crédito.

O Waze Carpool é gratuito para passageiros e motoristas.

3. Wunder

Android / Wunder / aplicativo de carona

Similar aos demais, o Wunder (iOS, Android) entrou em operação há pouco tempo. O app também utiliza um sistema de caronas compartilhadas, em que o motorista cadastra um itinerário e o passageiro seleciona aquela que melhor lhe atende.

Diferente do BlaBlaCar e do Waze Carpool, no entanto, o Wunder só está disponível por enquanto em apenas cinco cidades da Índia e Filipinas; no Brasil, ele opera apenas no Rio de Janeiro, mas a empresa promete expandir a disponibilidade em breve.

O Wunder é gratuito.

4. Zumpy

Android / Zumpy / aplicativo de carona

O Zumpy (iOS, Android) possui características próprias para se destacar dos demais. Por exemplo, o motorista pode trocar os créditos conseguidos com as viagens por combustível, nos postos da rede Ipiranga. Já as mulheres, tanto condutoras quanto passageiras, têm a opção de interagir apenas com pessoas do sexo feminino. Similar ao Lady Driver, concorrente direto do Uber que não atende e não trabalha com homens.

De resto, o modo de operação do Zumpy é igual aos demais da lista: o motorista cadastra uma viagem, o Zumpy calcula o valor e o passageiro seleciona aquelas que passam por perto de onde ele está, no horário em que ele precisa da carona.

O uso do Zumpy é gratuito.

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados