Como mudar o endereço no Spotify [e resolver problemas]

Entenda como (e se é possível) mudar o endereço no Spotify; dependendo do seu tipo de conta (gratuita ou premium)

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Spotify / Jean / Unsplash

Quando você se cadastra no Spotify, fornece um local. Dado que vem sendo usado de forma polêmica para impedir que amigos dividam a conta família, em casas diferentes. Isso também pode causar alguma confusão se você pretende morar em outro país e tem conta grátis. Saiba como (e se é possível) mudar o endereço no Spotify.

Quem precisa cadastrar endereço no Spotify?

Para começo de história, não é necessário cadastrar o seu endereço no Spotify, a menos que você tenha um Plano Premium Familiar. E o Spotify não é nada careta, e entende que família é quem mora debaixo do mesmo teto, não importa quem seja. Porém, ele desconsidera relacionamentos do tipo “cada um na sua casa”. E isso virou um problema para amigos com contas família, pelo menos nos Estados Unidos e na Alemanha.

Por lá, há relatos de que o serviço de streaming está usando até GPS para comprovar se todos têm um único endereço, seguido de um pedido de comprovação de local de residência por meio de dados de localização. Sem a confirmação, conta cancelada.

Posso mudar o endereço no Spotify?

No entanto, não é possível alterar um endereço cadastrado em um Plano Premium Familiar já existente. Por que?! Porque não. Se você se mudou ou inseriu as informações erradas, tchau. Vai precisar criar uma conta e assinatura com o endereço correto.

Como mudar de pais no Spotify

Se você usa uma conta gratuita, pode mudar o país (mas calma, explico logo abaixo)…

Se você decidir cancelar o premium para assinar de novo, tenha certeza de cancelar o plano na sua primeira conta e fazer logout em todos os dispositivos em que ela estava.

Como mudar meu país no Spotify

Se o seu problema é outro e você pretende viajar pelo mundo ou se mudar, para outro país, os motivos são outros mas o processo é muito similar. Novamente, não é possível editar se você é usuário de uma conta Premium (que conta com pagamento local).

A boa notícia é que você pode viajar para fora sem precisar fazer isso, mantendo o Brasil como o seu país. Similar ao que ocorre na Netflix, só há mudança no catálogo.

Mudança de país no Spotify Premium

De acordo com o Spotify, se você tiver o Premium, pode usar o Spotify em qualquer lugar do mundo por quanto tempo quiser em caso de viagens. No entanto, se você se mudar definitivamente, deveria atualizar as suas configurações de país e cadastrar uma forma de pagamento que tenha sido emitida nele (cartão de crédito local). Como? Desfaça o Premium e, só então, na conta gratuita, poderá trocar o país no seu perfil.

  1. Cancele sua assinatura do Spotify Premium;
  2. Espere até que a conta volte para o gratuito no fim do ciclo de cobrança;
  3. Só então, faça login na página da sua conta (mesmo e-mail);
  4. Clique em “editar perfil” e vá até “País”;
  5. Na conta gratuita, você pode selecionar um novo país;
    Observação:
    O novo país só será exibido quando você realmente estiver nele.
  6. Clique em “Salvar Perfil”.

Feito isso, assine o premium novamente usando um pagamento local novo.

Mudança de país no Spotify Free

Também conforme o Spotify, se você estiver usando o serviço gratuito e com propaganda, poderá usar o Spotify em outro país por até 14 dias. Após isso, receberá alertas se online para trocar. Portanto, ao passar de duas semanas, troque o país.

Trocar de País Spotify

É possível fazer na versão free:

  1. Faça login na página da sua conta grátis do Spotify;
  2. Clique em “Editar Perfil”;
  3. Vá até país e selecione o novo país na lista suspensa;
    Observação: o novo país só será exibido quando você realmente estiver nele.
  4. Clique em “Salvar Perfil”.

Mudanças só podem realizadas ao acessar a versão Web (spotify.com) e não nos apps.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Spotify na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados