Início » Computador » Microsoft adiciona suporte a login sem senha no Windows 10

Microsoft adiciona suporte a login sem senha no Windows 10

Sistema aceita dispositivos externos tipo FIDO2 e até mesmo o Windows Hello com reconhecimento facial ou de impressão digital do usuário

André Fogaça Por

A Microsot anunciou nesta semana a possibilidade de utilizar ferramentas externas, com o padrão FIDO2, no lugar de senhas e de forma nativa no Windows 10. O novo recurso está disponível apenas no Edge e é focado no login para a conta da Microsoft no PC.

Este tipo de autenticação do usuário exige a interação de um dispositivo externo, que normalmente é um pendrive que diz que você é você mesmo. Se você tem algum destes periféricos, como da Yubico, vai precisar apenas da atualização de outubro para o Windows 10 (que já está disponível na área de atualização do sistema operacional) e utilizar o Edge para o login.

Se você não tem este hardware e também quer acelerar o processo de login, esta versão do Windows 10 também oferece suporte para leitores de impressões digitais e reconhecimento facial que são compatíveis com o Windows Hello. Basta fazer o login dentro do navegador e vincular o computador ao usuário.

O login para serviços da Microsoft inclui acesso ao OneDrive na núvem e até mesmo compras na loja de apps da empresa, que vão desde programas mais simples, até games que podem ser jogados no PC ou nos consoles Xbox One.

O Google já oferece este tipo de suporte para login sem senha e até mesmo produz seus próprios autenticadores USB, com uma versão extra com conexão Bluetooth para dispositivos móveis. Aliás, a ferramenta utilizada pelo Google é feita pela Yubico.

Com informações: Microsoft.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

emailx45

eu prefiro o velho e bom "maçarico" para lacrar meu computador. Quando eu quero usá-lo novamente, o maçarico está ali do meu lado... hehehe

o pobrema é ter de carregar os cilindros de apoio.

;)))))

@Sckillfer

Como eu disse... APENAS para desbloquear o dispositivo, não pra autenticar pagamentos e mudanças no sistema, assim como já acontece nos Galaxy e OnePlus, continua mais seguro que ter que configurar o PC pra não pedir senha.

Luiz Carlos Querido

Devia ter um sensor na cabeça para detectar as ondas mentais

Daniel R. Pinheiro

Se eu estiver em coma, preocupação é o que não vai passar pela minha cabeça... Eu tô em coma vei kkkkkk

Melo ✓

Acredito que sim

Vaneh

Alguém sabe se o app Microsoft authenticator tem suporte a digital?

Vaneh

Como o cara falou... Se você está em coma, acho que sua última preocupação é o seu dedo... E a íris, só se o cara expor os seus dois olhos, e dificilmente vai conseguir fazer isso.

davi koscianski vidal

Se você estiver em coma, suas preocupações deveriam ser um pouco maiores do que quem acessa seu gmail... :P

Alves73

Lembro de quando fui adicionar um novo cartão na Conta Microsoft e ao invés de pedir pra eu digitar a senha da conta, pediram minha digital (que uso para desbloquear meu Yoga 520)
Então parece que isso já era suportado antes da atualização de Outubro.

Daniel R. Pinheiro

Queiram ou não, um password ainda é o método mais seguro. Uma senha complexa, seguida de autenticação em duas etapas, é quase impossível de burlar.

Numa situação hipotética (e bem remota), se alguém mal intencionado pega teu dedo, quando estiver em coma, ou mesmo dormindo, consegue desbloquear o dispositivo. O mesmo vale pra scanner de íris, só que bem mais difícil. Há ainda aqueles experts que ainda conseguem reproduzir a face, com máscaras, ou mesmo o dedo, com alguma foto. E por aí vai...

E a senha? Como conseguir se está apenas na mente da pessoa? Só um computador com força bruta, e olhe lá, quanto mais complexa a senha, mais difícil, fora o 2-Step Verification, como já mencionei.

Vaneh

O problema é que esse método pode ser desbloqueado por uma foto sua... Ou alguém um pouco parecido com você.
E nessas campanhas da Microsoft diz que o objetivo é ter mais segurança.

Anderson Antonio Santos Costa

Meio off-topic, a Vivo irá até que enfim liberar o DDD ilimitado para todas as operadoras nos planos Controle.
Fonte: https://www.minhaoperadora....

Paul

O que eu queria msm era que o Windows Hello se tornasse POPULAR. Que eles arrumasse uma forma de baratear a tecnologia/hardware necessários para que assim começasse a aparecer em notebooks acessíveis.
O único barato é o Surface GO, só que inacessível para boa parte do mundo, então de nada adianta.
O Windows Hello já se provou deveras eficiente, mas é como caviar para a maioria... Kkkk

Andre Kittler

Oficialmente lançado no mesmo dia que a atutenticacao de 2 etapas do 365 falhou no mundo inteiro.
Mas pode confiar.

@Sckillfer

Windows Hello poderia ganhar uma versao 2D baseada na webcam, não pra autenticação de mudança no sistema, só pra não ter que digitar o PIN mesmo