Como usar o Menthor e editar referências nas normas da ABNT

O Menthor é um editor que transforma citações do seu texto numa versão adequada às regras da ABNT com formulários

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Study / Tim Gouw / Unsplash

TCC, dissertação, tese ou qualquer outro texto acadêmico demanda uma edição de referências conforme as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Para fazer a entrega do trabalho é determinante estar em acordo, seja você um estudante ou um pesquisador. Uma turma curitibana desenvolveu o Menthor, um editor que transforma as citações do seu texto em uma versão adequada às regras.

Ainda com pequenos bugs, o Menthor é totalmente gratuito e formata automaticamente suas citações de livros, artigos e sites e ainda permite baixar um arquivo no formato Word. Basta que você crie uma conta para organizar demandas.

O Menthor gera suas referências já em ordem alfabética, seguindo as Normas da ABNT.

Se você está preocupado com privacidade, de acordo com os termos de uso do Menthor, dados referente à conta de login como Nome, Email, Idade, e Formação Acadêmica são armazenados. A periodicidade de utilização, número de acessos, número de arquivos e dispositivos utilizados, edição dos arquivos, IP’s e tipo de navegador também. Nada que assuste. Entretanto, não há backup de segurança.

O Menthor afirma ainda que não possui quaisquer direitos sobre os arquivos e que é responsabilidade do usuário fazer uma checagem final das normas no seu trabalho.

Dito isso, veja como é simples usar o Menthor…

Como usar o Menthor no seu navegador

Menthor
  1. Acesse menthor.co;
  2. Você pode criar um login ou ir direto para menthor.co/reference.php;
  3. Lá, você precisa o que deseja citar: um livro, um link da web ou um artigo;
  4. Preencha os campos e acompanhe o preview da Referência em tempo real;
  5. Você copiar a referência do editor de texto com control + C ou baixar um arquivo.

Atenção:

Caso você opte por incluir várias referências e baixar um arquivo .doc (Word) observe se o seu navegador não está bloqueando pop-ups. Caso esteja, não conseguirá baixar.

Usar o Menthor (ou outro web app semelhante) para editar suas referências pode significar uma enorme economia de tempo e até mesmo de dinheiro se você está pensando em pagar por isso. Para outras dicas de ajustes no Guia das normas ABNT.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre ABNT na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados