Início » Aplicativos e Software » Windows 10 quebra recurso do Windows Media Player na atualização de outubro

Windows 10 quebra recurso do Windows Media Player na atualização de outubro

Microsoft confirma que Windows 10 October 2018 Update quebra recurso do Windows Media Player e de programas padrão

Felipe Ventura Por

A Microsoft voltou a distribuir a atualização de outubro para o Windows 10 após resolver o bug que apagava arquivos. No entanto, o October 2018 Update tem outros problemas inesperados: você não conseguirá usar a barra de busca no Windows Media Player — para avançar ou voltar em uma música — nem definir alguns programas como padrão, incluindo o Bloco de Notas.

“Em alguns casos, o Bloco de Notas da Microsoft ou outros programas Win32 não podem ser definidos como padrão”, explica a empresa em um artigo de ajuda. Ela acredita que “uma solução estará disponível no final de novembro de 2018”.

É meio preocupante que uma função presente no Windows há mais de 20 anos de repente pare de funcionar. Alguns usuários não conseguem definir um programa padrão para abrir determinados tipos de arquivo, seja através do comando Abrir com… ou pelo caminho Configurações > Aplicativos > Aplicativos padrão.

Atualização quebra recurso do Windows Media Player

O outro bug se refere ao Windows Media Player. “Após instalar esta atualização, talvez os usuários não consigam usar a Barra de Busca no Windows Media Player ao reproduzir arquivos específicos”, explica a Microsoft no artigo de suporte. Ela não dá prazo para isso ser resolvido.

Paul Thurrott, jornalista especializado em Microsoft, confirmou que a barra de busca (seek bar) do Windows Media Player não funciona no Windows 10 com a atualização de outubro — nem no modo padrão, nem no modo reduzido (Em Execução/Now Playing). Ou seja, não há como avançar nem voltar nas músicas.

O bug parece não afetar todo mundo: eu fiz o teste em meu PC e o Windows Media Player funcionou normalmente. (Estou na atualização de outubro dentro do programa Insider, modo lento.)

O Windows Media Player não é atualizado desde 2009, mas vinha funcionando normalmente após toda atualização do Windows 10. O que a Microsoft mudou na atualização de outubro para quebrar esse programa?

Windows Media Player tocando Daft Punk no modo padrão e no modo reduzido; a barra de busca (seek bar) está na parte inferior da interface

A atualização de outubro também causa problemas no iCloud para Windows (versão 7.7.0.27), que deixa de atualizar ou sincronizar álbuns compartilhados. A Microsoft bloqueou o October 2018 Update em PCs com esse programa instalado, e trabalha com a Apple em uma solução.

Além disso, a Microsoft bloqueia a atualização de outubro em PCs com:

  • alguns drivers de gráficos da Intel (24.20.100.6344, 24.20.100.6345);
  • VPN da F5 Networks;
  • antivírus Worry-Free Business Security da Trend Micro;
  • placa de vídeo AMD Radeon HD 2000 ou HD 4000.

Com informações: Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Lipe

Sempre contornei essa ausência de codecs com o K-Lite Mega Codec Pack que incorporado ao sistema faz o WMP tocar praticamente tudo.

leo1313

O mesmo aqui.

DumbSloth87

Pra vídeos somente o MPC-HC é necessário, ele já vem com os codecs embutidos.

Keaton

Agora vou ter de explicar pro meu pai que se ele quiser atualizar o Windows terá de comprar uma placa de video mais recente...?

Mr°Fusion ™

Falta de codecs meu amigo, aliás, já passou da hora da MS implementar o visual "completo" do WMP ao groove, e retirar o WMP do Win10 pois assim faria mais sentido a esse SO.

Mr°Fusion ™

MPC junto do pacote KLCP de codecs para Windows.

Cristina Nascimento

VLC😊

Cristina Nascimento

Só o nome já dá medo (e nunk nem ouvi falar)..

Bruno Lipe

Qual o problema de usar o WMP como player padrão de música? Não entendo o alarde.

Rodolpho Camargo

Até eu trocar meu HD por um SSD eu odiava o Fotos porque era MUITO lento, mas agora que tenho um SSD ele é aceitável

Thamires Eduardo

a tendência do windows é só piorar

Jefferson Silva

Poxa niguem viu o histórico de updates para remover e testar sem?

João Almeida

Cancela logo essa atualização e foca pra não deixar uma merda a de Abril de 2019

@Sckillfer

Mas 3 por ano seria melhor, porque a nova build trás novos bugs, mas corrige antigos. Ilusão achar que a MS com mais tempo testaria melhor o sistema: não fez isso com o Vista, não fez isso com o W8 e não fez isso com o Windows 10. MS vai sempre ser aquele cara deixando pra fazer o trabalho na última hora.

@Sckillfer

Retorne o programas padrão no painel de controle até desenvolver um novo que preste MS, odeio que consigo definir o VLC como padrão pra músicas, mas não pra vídeos... E nada de conseguir controlar o padrão pra protocolos, achar quais foram alterados manualmente pelo "Abrir com..."

Até o Android agora tem um controle melhor sobre apps padrão do que o Windows 10

Exibir mais comentários