Links passarão a não interferir no limite de caracteres no Twitter

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Ao usar o Twitter atualmente, usuários do serviço precisam se limitar aos 140 caracteres para publicar uma mensagem no site. Quando tal mensagem contém um link, esse número cai mais ainda, dependendo do tamanho da URL e se um encurtador foi usado. Mas esse é um problema que não deverá mais acontecer, de acordo com um post no blog oficial do serviço.


Sean Garrett, vice-presidente de comunicações da empresa, avisa que os links enviados por DMs (mensagens diretas) já passavam pelo sistema interno de encurtamento de URLs para evitar ataques maliciosos e outros tipos de golpes. Esse mesmo sistema passará a ser usado para encurtar URLs também nos tweets publicados no site. Porém, diferente do encurtador usado para DMs, que gera links começados com twt.tl, o novo sistema vai criar links começados com t.co.

Garrett também diz que no tweet publicado o link não deverá ser mostrado explicitamente, sendo substituído por uma versão reduzida ou pelo título. Uma URL do tipo https://tecnoblog.net/20791/twitter-prepara-proprio-encurtador-de-url/, por exemplo, vai gerar um link começado com t.co mas que será mostrado no tweet como tecnoblog.net/20791 ou com o título usado na página.

Não há previsão de quando o novo sistema de encurtamento de URLs será disponibilizado na versão web do Twitter, mas Sean avisa que os desenvolvedores já contam com uma API para integrar a nova função nos seus clientes a partir de hoje.

Atualização às 21:02 | Como alguns leitores apontaram, os atuais encurtadores de URL poderiam sair prejudicados com esse serviço próprio do Twitter, porém, segundo a conta oficial @TwitterAPI, os links que forem enviados para o site já encurtados não serão modificados. Um link do migre.me por exemplo, não será de-encurtado para depois ser re-encurtado novamente usando o t.co. Eles apenas receberão uma URL começando com t.co e continuarão redirecionando como estavam antes. Nesse caso, no entanto, ocorrerão dois redirecionamentos distintos.

Atualização dia 09/06 às 12:47 | Um artigo no blog TheNextWeb clarifica os novos limites: o link ocupará 20 caracteres de cada tweet, diminuindo assim o limite de 140 para 120 caracteres por tweets que contenham links. Mesmo que a URL publicada seja curta, ela será alongada para usar exatamente os 20 espaços. Obrigado ao leitor Raph4 (@raph4) pela dica!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados