WhatsApp para Android vai tocar áudios separados como uma só mensagem

WhatsApp para Android vai tocar mensagens de voz consecutivas uma após a outra; recurso já está disponível no iPhone

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp (Imagem: Pexels)

O WhatsApp para Android vai tocar mensagens de voz consecutivas como se fossem uma só: ou seja, se você receber dois ou mais áudios em sequência, eles serão reproduzidos um após o outro, sem a necessidade de usar várias vezes o botão Play. Esse recurso já está disponível no iPhone desde outubro, e no Telegram desde 2016.

O WABetaInfo lembra que a função “Mensagens de voz consecutivas” ainda não está disponível no Android: ela continua em desenvolvimento e será ativada remotamente quando estiver pronta. No entanto, o código desse recurso já aparece na versão beta mais recente (2.18.362).

Funciona assim: quando o WhatsApp detecta duas (ou mais) mensagens de voz na sequência, ele começa a tocá-las uma após a outra. Há uma separação entre elas, no entanto: o app avisa quando um áudio chegou ao fim reproduzindo um som curto.

Existem dois tipos diferentes desse som: um deles indica que a mensagem de voz foi tocada completamente, mas há outra a seguir; o segundo tom indica que não há mais mensagens de voz para tocar.

WhatsApp também permite gravar áudios longos

Eu não sou muito fã dos áudios, mas é difícil escapar deles. Inclusive, o WhatsApp tem um recurso para gravar mensagens de voz longas: basta deslizar para cima no ícone de microfone. Se você recebe vários áudios no Android, ainda precisa usar o botão Play em cada mensagem — isso deve mudar em breve.

A experiência é menos problemática no Telegram. O app ganhou um player em 2016 que toca mensagens de voz consecutivamente, uma após a outra; e este ano, veio a função de acelerar áudios em 2x, ideal para ouvir pessoas que falam devagar.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados