Depois de tantos anos usando o Facebook, é natural que você tenha feito uma série de modificações no seu feed: bloqueios, sonecas, deixar de seguir ou marcar para ver primeiro. É comum também aquela sensação de não ver mais posts de um determinado amigo e culpar o algoritmo. Ou algum desavisado bloqueado achar que “você sumiu”.

Mas, o que acontece quando você deixa de seguir ou prioriza os posts de alguém? Isso interfere na forma como a outra pessoa pessoa vai interagir com os seus posts?

A resposta é não — porque o Facebook não é espelho. Além de não avisar ao seu contato a medida que você tomou (deixou de seguir), a plataforma também não reproduz do outro lado a mesma ação. Com apenas uma única exceção, veja a seguir.

“As ações não são espelhadas. Cada pessoa pode configurar o Facebook da forma como desejar – e isso só impacta o próprio perfil/página”, explicou a assessoria ao Tecnoblog.

Sendo assim, você deixa de seguir mas continua sendo visto por essa pessoa. Você põe em soneca mas seu perfil não vai compartilhar do “sono” no feed alheio e não é porque você marcou para ver primeiro que terá prioridade na timeline de terceiros. A única exceção, porém, é o bloqueio. Essa ação é recíproca, ninguém mais vê post de ninguém.

Algumas observações sobre mudanças no feed

Ver Primeiro:

Quando você seleciona uma pessoa para “ver primeiro”, os posts dela aparecem no topo do seu feed. Os seus continuam entrando na fila, caso a pessoa não faça o mesmo.

É possível selecionar até 30 pessoas ou páginas para “ver primeiro”. Elas não vão aparecer ordenadas (por exemplo, sua primeira seleção não é exibida primeiro).

A opção “ver primeiro” é diferente da “melhores amigos”. Quando você seleciona para “ver primeiro”, você não receberá notificações de posts dela. Quando você seleciona uma pessoa como melhor amigo, você recebe notificações das publicações dela.

Seguir e Deixar de Seguir:

Ao seguir um perfil, você poderá ver atualizações dessa pessoa no feed. Se você for amigo de alguém, já estará seguindo essa pessoa automaticamente. E quando você envia uma solicitação de amizade a uma pessoa que permite que todos a sigam, passa a seguir automaticamente os posts públicos mesmo que ela não tenha adicionado você.

Você pode ver quem está seguindo em “Amigos”, abaixo da sua foto da capa, depois passando o mouse sobre “Mais”. Na seção “Amigos”, role para baixo para selecionar “Seguindo”. Se a seção Seguindo não aparecer, você ainda não está seguindo ninguém.

Soneca:

Para deixar de seguir temporariamente, você pode usar o modo Soneca (dura 30 dias).

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados