Início » Web » Como criar um canal no YouTube (pessoal ou de marca)

Como criar um canal no YouTube (pessoal ou de marca)

Pessoal ou profissional? Independente da escolha, criar um canal no YouTube para compartilhar vídeos e transmissões é bastante fácil

Por
29/11/2018 às 12h12

Criar um canal no YouTube é o primeiro passo necessário para compartilhar vídeos, ou transmissões ao vivo na plataforma de conteúdo do Google. No entanto, o serviço oferece dois tipos distintos de canais, o pessoal, ligado diretamente à conta de usuário e o profissional ou de marca, que oferece opções extras para uso comercial.

Independente de qual tipo de canal do YouTube é o mais adequado, criar qualquer um deles é muito fácil.

StockSnap / celular com logo do Youtube na tela / Pixabay / como criar um canal no youtube

Neste post, você vai entender as diferenças entre um canal pessoal e um profissional (ou de marca) do YouTube, e também vai aprender a como criar ambos.

Como criar um canal pessoal no YouTube

Por padrão, o YouTube permite a criação de apenas um canal pessoal por conta do Google. Assim, este é um processo único por conta (e-mail). Se você deseja ter mais de um canal pessoal, precisará criar tantas contas do Google quanto forem necessárias.

Canal pessoal do YouTube / como criar um canal no youtube

Em linhas gerais, o canal pessoal serve mais como um repositório de informações e gostos do usuário, mas também pode ser operado como um canal profissional.

No entanto, ele é restrito apenas ao usuário, não permitindo a inclusão de equipes e administradores como acontece nas contas de marca.

  1. Faça login na conta do Google para a qual você deseja criar um canal no Youtube;
  2. Entre nas configurações de conta do YouTube, ou na página inicial da plataforma, clique no seu avatar e em seguida, em Configurações;
  3. Na tela seguinte, entre com seu nome e sobrenome e clique em Criar canal;
  4. O canal foi criado. Clique em Personalizar o canal;
  5. Em Adicionar arte do canal, coloque uma imagem personalizada para o banner, com dimensões recomendadas de 2.560 x 1.440 pixels e tamanho de até 6 MB.

E Pronto. Você já tem um canal pessoal, ligado à sua conta do YouTube.

Como criar um canal de marca (profissional) no YouTube

Com um canal pessoal já criado no YouTube, você pode criar canais profissionais ligados à sua conta principal. É possível manter mais de um, com cada qual tratando de um assunto e com suas próprias regras para compartilhamento de conteúdo.

Diferente de um canal pessoal, o profissional permite que você atribua proprietários e administradores, cada um com uma lista de permissões que definem o que podem ou não fazer.

Tecnoblog / Canal profissional do YouTube / como criar um canal no youtube

O processo de criação de um canal de marca é similar ao utilizado para o canal pessoal, mas você terá que criar uma conta de marca para ele. Cada conta de marca pode administrar apenas um canal, mas você pode criar quantas contas quiser.

  1. Faça login na conta do Google;
  2. Entre nas configurações de conta do YouTube, ou clique no seu avatar e em seguida, em Configurações;
  3. No campo Sua conta, clique em Ver todos os meus canais ou criar um novo canal;
  4. O YouTube vai listar todos os canais ligados à sua conta, essencialmente o pessoal e outros profissionais, se existirem;
  5. Clique em Criar um novo canal;
  6. Na tela seguinte, digite o nome da marca do canal que planeja criar, e clique em Criar.

Feito isso, seu canal profissional está criado. As opções de customização são as mesmas do canal pessoal.

É muito importante, em ambos os casos que o usuário dê atenção a vários detalhes, como arte de capa, nome de canal, descrição e informações de contato, principalmente se é desejo que o canal seja atraente para o público, e também para parceiros comerciais.

Tenha bastante cuidado na hora de escolher cada um deles, pois é através do seu canal que você postará seu conteúdo e, provavelmente, venderá seu peixe.

Mais sobre: ,