O Uber arranjou um novo inimigo no Brasil: as empresas de ônibus. O SPUrbanuss (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo) pede que o Uber Juntos seja proibido em São Paulo por se tratar de “transporte ilegal de passageiros”. Enquanto isso, a NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) quer que o serviço seja banido em todas as cidades, acusando-o de “concorrência desleal”.
- Projeto de lei quer Uber gratuito para idosos em cidade paulista
- Uber vai trazer bicicleta elétrica Jump ao Brasil em 2019
Uber Juntos é acusado de “concorrência predatória”
O SPUrbanuss quer que o Uber seja notificado para interromper o Uber Juntos na cidade de São Paulo, “sob pena de enquadramento do serviço como transporte ilegal de passageiros”. Segundo o Diário do Transporte, o pedido foi feito em carta protocolada no dia 13 de novembro para a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.
Na carta, o sindicato argumenta que o Uber Juntos “é similar ao ofertado pelas empresas operadoras do sistema de transporte público coletivo”. Os ônibus estariam sofrendo “verdadeira concorrência predatória” porque o Uber teria extrapolado a definição de “transporte remunerado privado individual de passageiros”, prevista pela Lei de Mobilidade Urbana (12.587/2012).
O Uber Juntos foi lançado no final de outubro em São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói (RJ), substituindo o Uber Pool. Ele se expandiu desde então para mais cidades como Porto Alegre e Curitiba. Os preços são até 35% menores em relação ao UberX.
Este serviço de viagens compartilhadas usa “pontos inteligentes de partida”, ou seja, talvez você precise ir andando até o carro para agilizar a rota. O mesmo vale para as “chegadas dinâmicas”: o carro pode te deixar próximo do destino para que você vá a pé.
O Uber diz em comunicado ao UOL Tecnologia que o Juntos não é um transporte coletivo, e sim um “sistema que combina viagens individuais com trajetos convergentes”. A empresa “acredita que o Uber Juntos complementa o transporte público, ampliando o acesso dos usuários à rede pública principalmente na região central — exatamente onde existe maior necessidade de diminuir o fluxo de carros”.
Demanda por ônibus caiu 26% em cinco anos
A NTU, que representa cerca de 500 empresas de ônibus em todo o Brasil, também quer o fim do Uber Juntos. Ela diz em nota que esse transporte compartilhado representa uma “concorrência desleal” e é “ilegal”, comparando-o às antigas vans-lotações.
A demanda por ônibus no Brasil diminuiu 9,5% em 2017, de acordo com o anuário mais recente da NTU. Esta é a quinta queda consecutiva: nos últimos cinco anos (2013-2017), a redução foi de 25,9% no total de passageiros pagantes.
Existem três principais culpados disso, como a NTU explica no anuário:
- alto índice de desemprego: o Brasil tinha 12,7 milhões de pessoas desempregadas no início do ano, reduzindo a demanda por ônibus; e o trabalho sem carteira assinada cresceu a ponto de superar o emprego formal, o que “impacta negativamente o uso do benefício do Vale-Transporte”;
- aumento no número de carros e motos: o Brasil está entre os países mais motorizados do mundo, e o número de automóveis e motocicletas nos centros urbanos cresceu 3% no ano passado;
- transporte público por ônibus sem prioridade: 2.901 municípios são atendidos por esse serviço, mas somente 4 projetos de priorização foram inaugurados no país durante o ano passado.
Passageiros equivalentes (pagantes) transportados por ônibus a cada dia em nove cidades
A NTU encontrou um quarto culpado no Uber Juntos. “Ele opera basicamente nas curtas distâncias e nos horários de maior demanda, que são as viagens mais rentáveis e servem justamente para subvencionar aquelas de longa distância nas redes públicas”, explica o presidente-executivo Otávio Cunha em comunicado.
“O Uber Juntos vai agir predatoriamente sobre o serviço de transporte público. Nós já temos perda de demanda por diversas origens e agora eu acredito que isso vai aumentar ainda mais o problema… Esses aplicativos vão operar exatamente nas linhas mais curtas retirando a demanda que está ajudando a manter um serviço público em áreas mais distantes, que são mais caros”, diz Cunha em entrevista ao Diário do Transporte.
Por isso, a nota da NTU menciona uma possível “ameaça de extinção e inviabilidade do serviço de transporte público por ônibus em todo o Brasil”.
Com informações: Diário do Transporte, UOL Tecnologia.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Outros concorrentes: bikes, pessoas a pė, patinetes, caronas, patins... Tudo isso para escapar do transporte público caro e ruim...
gabrielziks 5++
fnsousa 5++
Preconceito é mimimi de pessoas de cabeça pequena q se ofendem qndo chamam de macaco, gorila e por aí vai. Se eu chamar um branco de urso polar tb tou ofendendo pela cor dele. Isso é tudo babaquice.. cotas, num sei mais o q, a pessoa tem q entrar numa faculdade por seus méritos e não por "bondade" ou "pena" "caridade". Isso daí já axo racismo. Temos problemas maiores e em comum no país do q preconceito de cor, genero, religião. O povo tem q se unir, respeitar uns aos outros. Se vc me trata bem, eu irei retribuir, e vice-versa. É assim q seres racionais deveriam agir.
Taxi é concessão pública do transporte individual, não transporte coletivo. Os corredores de ônibus existem para que os coletivos (que carregam a maior parte da população) tenham prioridade versus os carros que ocupam a maior parte do espaço. A fila de taxis congestionando os corredores vai 100% de encontro a isso.
Eu sou a favor do transporte público, mas mais injusto do que um carro levando 4 pessoas na faixa normal é um taxi levando uma na faixa do ônibus
Exato, fora que estão sempre lotados, mal cuidados, etc. Super desleal essa concorrência ¬¬
https://uploads.disquscdn.c...
Eu prefiro o transporte público SEMPRE. Mas alguns deslocamentos são complicados principalmente em chegada e saída da cidade (malas, etc). E, sim, em alguns países do exterior o transporte coletivo público é de qualidade, em quantidade e cobre boa parte da cidade.
E também entra o lance cultural: por aqui ter veículo próprio é status e não necessidade.
Muito horrível pagar quase o mesmo preço por um serviço melhor. Tenho mesmo é que andar utilizando um serviço porco, inseguro e super lotado. Tá certíssimo
O transporte público é péssimo, principalmente intermunicipal, só quem faz esse trajeto e sofre assaltos constantes sabe o que é isso. Além de vir abarrotado, os sindicados de transportes coletivos ao invés de brigar com o Uber, deveria prover um serviço de maior qualidade, para que o passageiro, sinta-se no mínimo seguro dentro do onibus.
Cara, akilo foi um aborto da natureza. Ngm faz mais nada. Fazem protesto pra si mesmos, por uma causa própria, pra mulher ter o direito de matar um ser humano inocente sendo gerado no ventre fazer aborto, contra o preconceito contra gays e por aí vai. Eu axo q antes de mais nada tem q haver amor próprio e amor ao próximo. Sem isso, nada vai mudar. As pessoas tem q se ajudar, se apoiar. Quais são os problemas comuns no país? Violência, saúde, educação e emprego. Vamos nos mobilizar pra mudar isso. Os que se candidatar a vereador, deputado e tal, bora realmente cumprir o q prometeu em campanha. Quase todo mundo veio lá de baixo, passou perrengue, então, vamo trabalhar pra que o futuro da nação, as crianças, não passem por isso, q sejam bem educadas e instruídas. Se todo mundo por isso em prática aí sim o país vai mudar. Mtos países sairam da m&$*% e hoje são potência vide Coreia do Sul e Japão. Temos q pegar bons exemplos assim e seguir.
Claro, e todo dia tem protesto no país tem mobilização, o país todo tá lá em Brasília agora reivindicando uma audiência com o Presidente, pra buscar uma solução pra isso, pra melhorar a saúde diminuir a violência .. ¬¬
Tu quer q eu sozinha, uma zero a esquerda, faça o que? Se eu tivesse condições, se fosse uma política, eu faria algo ou pelo menos tentaria fazer.
Uma andorinha só não faz verão.
3 cidadezinhas pequenas, e pelo visto somente uma na Australia e outras poucas nos EUA. Vai ser dificil vingar isso em quase todo mundo.
Falo por algo fácil. Fazer 3 trocas de condução é sofrido. Gosto daquele que sai de Guarulhos/Tietê/Barra Funda (esqueci o nome).
Acho que nunca fui tão bem elogiado. Estou lisonjeado.
É uma merda andar de ônibus, eu sinceramente odeio.
Serviço ruim e caro, subsidiado com imposto que podia estar sendo usado para coisas mais interessantes do que encher bolso de empresário de um oligopólio. Quem vai chorar é sua mãe quando você morrer por conta desses ônibus lotados, horríveis e descobrir que a empresa não vai pagar um centavo de indenização porque o estado vai conceder perdão aos amigos do governador.
Para o estado, tudo que sai do esquema que criam que envolve pagamento altíssimo de impostos, licitações fraudadas e tarifas altíssimas para o consumidor se torna "ilegal". A desculpa que dão é que o estado funciona como um protetor do cidadão, cobrando das empresas condições para que o transporte dos passageiros seja mais seguro para todos. Mas na prática, já fui assaltado 3 vezes em ônibus (sem conforto, com câmeras que não funcionam e empresas que não estão nem aí para a segurança de seus usuários) e ZERO vezes em Uber, vans piratas e qualquer outro tipo de transporte dito "ilegal" E olha que eu uso muito mais estes últimos...
Concordo. Moro em uma cidade e trabalho em outra. Pegava um ônibus às 4:35 da manhã para chegar bem cedo ao serviço e conseguir sair cedo, antes do horário do rush. Para economizar custos, a empresa que serve a região resolveu cortar esse horário e criar um outro horário, meia hora mais tarde, com um ônibus que não sai mais do bairro onde eu moro, e sim do centro a cidade, trazendo muitos passageiros pelo caminho e já chegando lotado (parece que o conceito "lata de sardinha" virou default). Conclusão? Um motorista que pegava o ônibus comigo pegou o carro dele e está fazendo lotada com o mesmo itinerário do ônibus que deixou de circular.
Aumentar MAIS? Vc acha q paga pouco pra andar de ônibus? Qual o limite mínimo da tarifa para que as empresas forneçam um serviço decente? Aqui na cidade do Rio de Janeiro, desde 2014 (se não me falha a memória) as empresas tem aumentado a tarifa anualmente justificando isso como pré-requisito para implantar ar condicionado em toda a frota. Cinco aumentos depois, a frota ainda não atingiu o número mínimo de carros com ar condicionado. Quando o Sérgio Cabral foi preso, descobriu-se que havia uma máfia por trás disso.
Desleal é o ônibus BR funcionar via diesel ou gasolina ainda, deveriam reivindicar um investimento público incentivando o uso de gás para redução de custos e consequentemente, melhoria no serviços e nos preços oferecidos a população, o inimigo não é o Uber, o inimigo está na bomba dos postos.
Eu sei, não to tirando o UBER da jogada, e sei também que o serviço realizado no transporte publico é ruim. Só que eu não vou cruzar os braços e esperar que todo mundo tenha carro ou um salário alto pra andar decentemente de um ponto ao outro. Eu quero o UBER, os táxis e mais mil concorrentes, e quero também um serviço publico de qualidade, seja ele metro, ônibus ou bondinho. Eu elejo, juntos com todos vocês, os políticos, e espero que eles façam os seus salários por merecer. Esse pedido de proibição é uma piada.
O próximo passo é desenhar né?
Ser chamado de "direito" não exclui esse serviço da ação das leis de mercado meu jovem, ainda existem oferta, demanda e custos. Você acredita em Papai Noel também?
conformado com o que zé
vai achando!
E transporte público gratuito pra todos é mimimi de vagabundo que quer tudo de graça, até o marxista que vocês elegeram pra prefeito de SP não levava vocês a sério.
https://noticias.uol.com.br...
E o que você defende também (transporte público gratuito pra todos) não passa de um mito além de ser muito hilário, até o Haddad (marxista roxo) quando prefeito de SP ironizou essa piada que vocês defendem, é melhor eleger um mágico e dar viagem de graça pra Disney, repito isso é mimi de quem não trabalha e quer que os outros paguem!
https://noticias.uol.com.br...
1- o metacapitalismo depende do estado, não o capitalismo, empresários corruptos e monopolistas precisam fazer suruba constante com o estado pra eliminar a concorrência e praticar os preços que convém manipulando o mercado.
2- o estado com seus amigos metacapitalistas quase colapsaram o capitalismo em 29 e em 2008, sem contar outras inúmeras crises que adoram criar e depois falam que é o capitalismo o problema.
4- E marxismo e Mais-valia é mimimi de quem nunca trabalhou na vida (ou tem uma vida muito boa deixada pelos pais ou vive de assistencialismo barato) como o próprio Marx que deixou os filhos morrerem de fome e era sustentando pelo amigo Engels que era um industrial que "roubava" dos funcionários pra sustentar o vagaba do Marx que você tanto admira.
Privilégio quem tem é o patrão que rouba mais-valia de funcionário, querido.
1. anarcocapitalismo é uma contradição em termos. O capitalismo depende do estado.
2. O estado existe fundamentalmente para legitimar uma superestrutura jurídica que dá segurança à propriedade privada e à desigualdade social. Sem o estado o capitalismo colapsa.
3. Justamente por isso a superação do capitalismo pressupõe a superação do estado.
4. Anarquismo é de esquerda, libertarianismo é uma forma radical de comunismo e anarcocapitalismo é mimimi de conservateen sustentado pelos pais.
Ninguém me perguntou se concordo com a propriedade privada das outras pessoas também. Aí está o pacto. Se não concorda com ele, vá viver longe do asfalto numa ilha deserta.
direitos são pactuações sociais: são reinvidicados e conquistados.
Quanto ao transporte: o problema esta justamente na privatização.
O mito da fuga de ricos não passa disso: um mito. Na frança é algo puramente anedótico e residual, mas o povo vive falando de um ou outro caso.
Novos usuários do aplicativo Uber ganham R$10 por corrida, em suas 2 (duas) primeiras corridas ao inserir, na aba promoções do seu aplicativo, o código promocional: n22dz4e3ue. Além disso, e se você pudesse ganhar 10 reais apenas se cadastrando em um aplicativo gratuito? Essa é a nova estratégia do PicPay, um app de pagamentos. Você pode usar o PicPay para pagar amigos, boletos, recarregar o celular, Uber, Steam, Level Up e muito mais. É aí que vem a cereja do bolo, ao inserir o meu código promocional: HXHXT5; você ganha de volta os primeiros 10 reais que você gastar. Mas, atenção: a promoção é válida somente para pagamentos feitos com cartão de crédito e para novos cadastros.
Uber juntos, quando disponível, é uma opção racional para o passageiro que já está indo de uber.
O que atrapalha nosso país não é a concorrência, é o governo, a alta carga tributária e a cultura insegura do povo de tudo pedir a governo ao invés de se livrar dele. Na verdade as empresas de ônibus estão reclamando pq 125% da folha dos seus funcionários insatisfeitos vai para governo, todas as compras de materiais e manutenção são sobretaxasas com média de 60% de impostos, que também vai pra governo, o problema está na concorencia com uber? Se o transporte público fosse bom as pessoas pagariam mais por outro tipo de transporte? Quando se pronunciarem lembrem-se de respeitar as escolhas dos passageiros, em qualquer ramo empresa não tem capacidade de satisfazer seus passageiros deve. fechar as portas, por que no serviço público é diferente? Pq no serviço público as pessoas são obrigadas a usar esses péssimos serviços monopolizados? Em outros casos, eu não vejo médico da rede pública reclamando dos planos de saúde...
Qual email da NTU pra gente mandar tomar no cu?
Ele tá certo, em teoria o comunismo seria o estágio final do socialismo, na qual a sociedade estaria tão "acostumada" com o socialismo que o estado não seria necessário.
Mas como o socialismo nunca se sustentou nas suas inúmeras tentativas, nenhum país chegou nele (e nunca chegará, pois o socialismo simplesmente não se sustenta)
Mas nunca pisei mesmo, só piso em crateras ou chão batido, o dinheiro que me é roubado pra fazer asfalto é usado pra garantir direitos e privilégios de outros que nem conheço!
É o que? Comunistas são libertários ou anarcocapitalistas então? É isso mesmo?kkkk
Alguém avisa o rapaz lá do idéias radicais que ele é um comunist e o Daniel fraga é um comuna safado do bitcoin.kk
Aí me diz olhando sua bola de cristal marxista quando o estado vai deixar de existir em Cuba por gentileza, por acaso é o embargo do capitalista americano que tá impedindo?kk
Não adianta tentar parar, agora que a população sabe que pode ter alternativas mais viáveis que os ônibus, a tendência será mais serviços desse tipo surgirem.
"Isso aí vcs que apoiam a ilegalidade"
Não, apoiamos a LIVRE CONCORRÊNCIA, se vocês taxistas dependem do "papai estado" para manterem seus serviços então sinto muito, seus serviços são péssimos;
"Imposto é meramente resultado de um contrato social."
Engraçado que ninguém me perguntou se eu queria, voluntariamente, assinar esse contrato, simplesmente apontaram uma arma na minha cabeça e falaram que sou obrigado a pagar senão vou preso ou morto.
Que porra de direito, direito é vida e liberdade, SÓ.
Alias, não deveria zerar tarifa alguma porquê ai as empresas iriam receber dinheiro diretamente dos cofres publicos, ai foda-se a demanda... seria o paraiso das empresas de onibus e o inferno dos cidadãos.
Isso não é desenvolvimento urbano coisa alguma. Não deveria ter imposto e não deveria ter transporte publico também, até porquê os coletivos DESTROEM o transito das grandes cidades.
Não tem como taxar os ricos, ou eles repassam o valor aos mais pobres (caso sejam donos de empresas) ou eles simplesmente irão embora para um país que não cobre mais impostos deles.
Que continue usando os ônibus até o Uber ou outras empresas chegarem lá
"não assinei contrato nenhum"
então nunca mais pise em uma rua asfaltada
o comunismo prevê o fim do estado: como estariam então "estatizados" os meios de produção?
Ô marxista mimizento, se você acha que seu patrão te rouba através da fantasia da Mais-valia você tem total liberdade pra se virar pra arrumar dinheiro (empréstimo no banco, empresta dos parentes) e compre os meios de produção ou se tiver habilidades para tal fabrique os meios de produção sejam lá qual forem(máquinas, impressoras, prensa hidráulica, fresadora,etc) e produza coisas pra trocar com a sociedade e seja patrão de si mesmo e fique com todo lucro, não acha melhor? E será que você teria essa liberdade na sociedade utópica do seu amado Marx que teria os meios de produção estatizados? E com todo respeito enfie esse contrato social no meio do cu pois eu não consenti e não assinei contrato nenhum pra garantir direitos e privilégios bizarros pros outros.
No restante do país ñ é assim. Muita gente vem pegando o Uber independente da classe social. Vide a disponibilidade de pagamento em dinheiro porque grande parte da população ñ possue o mesmo.
Infelizmente, ainda existem barreiras a serem quebradas, como por exemplo a disponibilidade de carros nos extremos das cidades.
Mimimi "imposto é roubo" mimimi "o estado me trata como criança" mimimi "o dinheiro é meu".
Quem rouba é o patrão, na forma de mais-valia. Imposto é meramente resultado de um contrato social.
Desleal e tudo mais que for similar, é ter que fazer uso de um sistema de transporte público de ônibus de péssima qualidade. Isso sim é injusto! As pessoas estão cansadas do mesmo, de não haver melhorias, cobrando cada vez mais sem oferecer nada a mais ou melhor.
Por isso as vias ficam saturadas de veículos individuais ou que transitam com poucas pessoas.
Ainda vejo ônibus de fabricação de 2008 rodando nas periferias, aos pedaços, quebrando com frequência e deixando o povo na mão. E depois quiseram restringir o ano de fabricação dos carros de aplicativos quando nem dão conta de atualizar a frota de ônibus. Vergonhoso!
É injusto ir de pé no corredor do ônibus, apertado, ficando cansado, enfrentando trânsito lento, tolerando os solavancos gerados pelo motorista, fora a má educação da maioria deles. Entendo que o trabalho é estressante, mas não justifica.
Nos carros de aplicativos há mais conforto e "qualidade", e um preço que tem se tornado cada vez mais acessível.
Quando vejo ônibus lotado... parece aqueles caminhões levando gado pro abate!
“ameaça de extinção e inviabilidade do serviço de transporte público por ônibus em todo o Brasil”. É muita canalhice.
Comprei uma e estou muito feliz rsrssr 25 reis (aditivada) ando a semana toda com a scooter. (40km diario)
A demanda de ônibus não cai por causa do uber, cai porque é uma porcaria e as pessoas estão usando carro, moto para ir trabalhar. Eu mesmo não aguentava e comprei uma moto.
O que tem a ver isso com capitalismo? Isso é política de Estado, é o estado que toma(ou melhor rouba) com justificativa de bem-estar social oferecendo direitos bizarros como se os cidadãos fossem crianças, e você defende isso pois não é seu dinheiro (o tipo de dinheiro que é dos outros né), se fosse seu faria como os investidores e milionários na França que pegaram suas "trouxinhas" e se mandaram.
Então o capitalismo europeu está errado?
Não, o que precisamos é de uma reforma que torne o regime tributário progressivo de fato: os ricos pagam mais, a classe média paga pouco e os pobres ficam isentos.
Justamente: os ricos que paguem.
Engraçado com os taxia concorrência não foi desleal com os ônibus é empresários se lasque agora vão sentir o que os taxi está sentindo.
Ao invés de investir só querem lucrar, a econômica mudou...
Não gosto muito da atuação da uber, principalmente na questão previdenciária que deveria mudar, mas as empresas de ônibus são tão ruins que as pessoas mesmo tendo iSenção as vezes deixam de usar.
Direitos, direitos, a constituição diz que tenho direito a felicidade, eu quero que os ricos me façam feliz.
Quando você ganhar na loteria, receber uma herança, ou ganhar muito dinheiro trabalhando muda esse discursinho hilário rapidinho, existem dois tipos de dinheiro: o meu e o dos outros, o meu ninguém mexe, já no dos outros...
Ué, não vejo americano fugindo pra cá atrás desses direitos que não existem lá, será que o "assalariado" americano gosta de ser escravo?
Derrubamos a máfia dos taxis agora a dos Ônibus.Segura, porque chegamos... ;)
Com esse valor se roda dias com uma motinha. A saída é financiar uma scooter.
As empresas de ônibus tão perdendo passageiros por causa do Uber, de certo. Não seria porque as pessoas estão usando outros meios de transporte pra evitar a superlotação, péssimas condições dos veículos, rotas que não favorecem o deslocamento da população e por aí vai?
Eu nunca me importei em usar transporte coletivo urbano. Aliás quando viajo a primeira coisa que investigo é a oferta do modal na cidade pra saber se vale a economia. Só que na maior parte dos casos o Uber ou até mesmo o táxi se tornam saída inevitável.
Recentemente fui a São Paulo e precisei me deslocar do Aeroporto de Congonhas ao Terminal da Barra Funda. Transporte coletivo? Basicamente não tem. O pior: Uber Juntos não atende também. Sobrou R$ 35 no UberX.
E querem falar em concorrência desleal? Ah, vão tudo pra PQP.
Piora o transito urbano, mas o transporte pessoal ganha um salto de qualidade gigante.
aheuahua!!
#fato
Lamentavel!
Perfect!
O assunto é de longe muito mais serio do que parece em uma análise superficial!
"Os aplicativos" é aquele sujeito que não foi convidado para o almoço e muito menos contribuiu com o rateio das despesas do custo do almoço!
Antes cada modal tinha o seu nicho de atuação bem definido, mas com a imposição irresponsável e descompromissada com o Estado os aplicativos fazem concorrência predatória cim todos os modais!
Vamos mais longe e entraremos na cadeia produtiva do transporte que englobam todos os fornecedores do sistema desde a carroceria ao papel higiênico, sim o estrago é grande, parece até que há empresas construtoras de carrocerias entrando com pedido de concordata por falta de encomendas.
Se fose só isto, mas tem mais empregos formais estão comprometidos e isto implica na arrecadação do INSS e outros impostos!
Quem ganha com os aplicativos no final ninguém, mas hoje!
Petronas e o governo em impostos; montadoras na fabricação de veículos; bancos no financiamento; aplicativos, segundo nem elas, pois a Uber soma prejuízos gicantgigan mundo a fora; locadoras de veículos para os motoristas de aplicativos; passageiro dos aplicativos, nem todos.
Quem ganha também são os políticos e seus respectivos partidos políticos com irrigações das campanhas políticas eleitorais!
Não, sou eu dizendo que, além de fazer parte de uma sociedade, com inúmeros indivíduos, você não tem noção nenhuma do termo DESENVOLVIMENTO URBANO.
Empresa de ônibus reclamando igual a de táxi... Mesma situação: tá um monopólio, colocando o preço que querem aí chega concorrência e querem acabar.. Realmente só pega ônibus quem precisa pq ninguém quer entrar em um por "diversão". Mesmo saindo um pouco mais caro indo de Uber, as vezes compensa mais pelo conforto e rapidez, aí vai depender do poder de compra da pessoa, da situação que ela está, etc.
Mas dizer que é uma concorrência desleal.. Ah isso com certeza não é
Isso ai é você dizendo pra mim o que eu tenho que fazer com o meu dinheiro...
Cara, eu quero que você imagine São Paulo, sem transporte publico, só UBER, táxi e caro particular, todo mundo tem condições de pagar o melhor serviço. Você acha que isso vai dar certo, real?
Eu não defendo que não deve ter serviço particular, eu amo o UBER, mas ele gera outros problemas também. A questão é que os ônibus resolvem uma problema de infraestrutura e saúde publica (no caso de elevadas emissões de CO2). Ele tem que ser o serviço mais usado, ele tem que ser bom, e ele tem que ser gratuito na catraca! Quem paga, bem, usando ou não, ele se faz necessário mesmo pra quem quer a comodidade de ir de carro ao trabalho.
Como concorrer com outro serviços:
( ) Oferecer um serviço melhor e mais acessível
(X) Chorar pro estado banir quem concorre comigo
Perdoe a minha indiscrição. Aki na minha cidade, só anda de Uber quem tem um poder aquisitivo maior, só isso. Acredito q no restante do país seja assim.
Eu só respondi a sua pergunta... Eu não entendi a relevância da pergunta mas respondi de qualquer forma. Você perguntou se eu uso metrô ou uber e eu respondi que sim.
Em alguns países europeus o transporte público é gratuito. Já pagamos tnt coisa. O povo não sabe o poder q tem. Deveriam lutar pra aki ser gratuito tb. Aki no RJ vai caminhar pra isso. O tnt de crackudo, mendigo, e até gente q pode pagar, q dá calote no ônibus, entrando pela porta de trás, não dá pra contar nos dedos.
Uber, se não for o Juntos, é bem mais caro q busum, homi. Tu é Autônomo ou algo assim?
Eu prefiro não ter que pagar imposto e não ter ônibus a disposição. Pode?
Se você tem frio, você veste um agasalho.
Se você quer ajudar as pessoas que tem frio, você distribui agasalhos. Você não tenta acabar com o inverno para resolver o problema.
Deslealdade? Não existe concorrência desleal, empresas de ônibus sempre nos transportaram como gado e cobrando caro, agora reclamam e querem o monimonop do transporte novamente? Melhorem o serviço de merda e parem de chorar para o governo, bando de merda.
"Se a concorrência acirrar, não vai sobrar pra propina", pensaram os políticos.
Por esse pensamento que transporte é direito(como quase tudo no Brasil segundo a inútil constituição) que o transporte coletivo é uma grande porcaria.
Ai ai tupiniquim como eu te amo. Sempre com alguns querendo atrasar o país por interesse próprio.
Eh mesmo desleal:
O onibus do uber tem ate ar condicionado, alem de ser novinho.
Ja os onibus de verdura que circulam....
Realmente eh desleal.
O que seria de nós se não fosse o uber. Ontem mesmo fiquei 1:30hr no ponto de ônibus esperando o 141 o santa Emília da cidade de Guarulhos e não passava.. Então observamos que 2 ônibus que saíram da garagem estavam cortando caminho e por isso ficamos plantadas no ponto de ônibus. Não é a primeira vez que passo por isso. É uma falta de respeito grande com os passageiros. Fora as humilhações que já vi muitos idosos passar. Inclusive um motorista que não parou para uma idosa que deu sinal 3 passos fora do ponto de ônibus. Quando é aqueles caras pedindo carona eles liberam na maior simpática. Agora não venha atrapalhar um trabalho tão útil como os ubers.
"ameaça de extinção e inviabilidade do serviço de transporte público por ônibus em todo o Brasil"
Deus de ouça amigo.
E viva a concorrência!
Veja bem, transporte publico gratuito, de qualidade, ônibus a cada 15 minutos, empresas que abrem as 6, 7, 8, 9 e 10 horas, todo mundo ia andar feliz.
Sim, você já paga imposto.
Ao meu ver, ser conformado e ter dinheiro e andar de carro, ou pagar mais caro por um serviço que é direito seu. O certo é se organizar e ir atrás de políticas publicas que diminuam as tarifas dos ônibus e melhorem a qualidade do serviço. Do contrario, você só esta enchendo as vias com veículos que pioram a vida urbana, com engarrafamentos e poluição, esse é o papel do verdadeiro conformado.
serviços públicos de graça servem para quem não usa começar a pagar por isso também
Eu boicotei isso a 2 anos pelo menos
Nem Uber nem ônibus, pego minha magrela e vou embora.
mas e repassado da mesma forma, enfim
O papo furado da livre iniciativa e seguranca juridica só vale qdo e conveniente. Mas esses FDP sao os primeiros a correrem pro ~estado malvadao~ quando o cinto aperta.
E a populacao continua chupando saco deles sem (convenientemente) entender q esses empresarios sao parte do prb lol
A tarifa ja e absurdamente cara se considerar a media na propria AL, esse não é o problema. O problema é que o servico e mal prestado e mal gerido mesmo.
Empresario no BR gosta de dinheiro, mas não gosta de trabalhar e fazer acontecer pra ganhar, sacume...
(pq bem, ninguem fica rico trabalhando ne)
Como sempre só no Brasil que a população deve ser impedida de usar serviços de qualidades e melhorar a qualidade de vida, o mais engraçado de tudo e que nenhum desses empresários utilizam seus meios de transportes, os mesmos oferecidos a população.
Sangues sugas do povo.
Dps criticam o Paulo Privatizações quando quer abrir o mercado. Esse argumento é muito arcaico de concorrência desleal.
Comunista? Eu não falei em dissolução do estado e das classes sociais. Pelo contrário, reafirmei o estado e a existência de classes.
Os sindicatos de ônibus coletivos tinham q cobrar da prefeitura os corredores como da Av Itaquera/líder q nunca fica pronto, fazer coletivos com ar condicionado q poderia ter ocorrido a muitos anos cerca de 10 anos atrás, cobrar pra ter menos buracos nas ruas e corredores, interligar sistema com horários fixos, e ter manutenção periódica, nan esperar quebrar p depois arrumar o coletivo, pois todo dia vejo ônibus quebrado na Aricanduva ou radial leste, ter pontos cuidados como era na gestão Marta, vem caindo movimento por causa qualidade, tempo e lerdeza de alguns motoristas, lotações enrolam.
Claro, e a imensa maioria da população que não tem outra alternativa?
Não: o correto é zerar a tarifa. Isto é um direito.
De fato, devíamos zerar a tarifa para o cidadão. Transporte público é direito, não mercadoria.
A solução é simples:
1. tarifa zero no transporte público: mobilidade é direito, não mercadoria
2. correta definição do vínculo empregatício do motorista do Uber em relação à empresa, com o devido pagamento de 13º, férias e FGTS.
3. taxação do uber relacionada à exploração da infraestrutura pública viária
4. impostos sobre o uber devem financiar transporte público gratuito
Não tem que acabar, tem que regular e taxar devidamente: ricos devem pagar pelos direitos dos explorados. É assim em qualquer país capitalista sério do mundo.
Ahhh!!! O Livre Mercado.
Uma empresa vem de fora, estrutura própria, apanha de sindicatos e das prefeituras, monta uma estrutura que concorre com uma gerência que vive de impor pagamento ao cidadão para manter um transporte ruim e a concorrência é desleal contra esse estado?
Desleal é ônibus hiper-lotado, é ter que muitas vezes arcar com a falta de oferta e esperar 30, 40 minutos por um ônibus e ter que pagar R$ 4,00 por isso. Sem mencionar que muitos não são limpos, submetendo o passageiro a sujeira e insetos.
Os ônibus que vão para o centro são bons, espaçosos, alguns têm wi-fi / ar-condicionado, mas eles são a minoria. A maior parte da cidade utiliza ônibus menores, no sufoco. A periferia da cidade sofre diariamente, e ao longo desse tempo todo sem a "concorrência desleal" as companhias de ônibus não moveram um dedo para melhorar nada.
Comecem a tratar seus passageiros com dignidade antes de abrir a boca para falar em concorrencco desleal.
Putz é sério isso? Ma vá carpir um metro vivente! E deixa os outros trabalharem.
NTU, diga às suas empresas para oferecerem um serviço de qualidade, com CONFORTO, PONTUALIDADE, RESPEITO e PREÇO JUSTO que os números mudarão positivamente, caso contrário ACEITE. Em Teresina-PI por exemplo, ônibus sucateados (a toda hora um lhe deixa no meio do caminho), atrasam SEMPRE, desrespeito de motoristas que não param para alguns passageiros, frota reduzida com alto intervalo entre viagens e ônibus sem conforto(sao poucos que possuem ar condicionado funcionando em uma cidade que a temperatura beira os 40 graus o ano quase todo). Compensa muito pegar um Uber ou 99pop , olha que aqui não tem o Uber juntos. Torço para que chegue o quanto antes.
Sou uber estou usando onibus cheguei na rodoviaria fiquei 40 minutos no ponto aguardando onibus quando chegou o motorista passou pra outro tivemos que esperar mais 10 minutos o motorista tem que cobrar vim embora no do lado do sol queomando em um onibus que demora mais de 50 minutos de viagem sem ar condicionado pessoas de pe sem sinto fora onibus uber a todo vapor ..
pelo menos seria o fim das empresas particulares de ônibus, e teríamos finalmente o passe livre, visto que o estado pode manter linhas mais eficazes de transporte de massa. Que viva o Uber Juntos.
Credo
O Uber tinha que permitir apenas passageiros com nota acima de 4,8 e no mínimo X corridas e tempo de uso do serviço, para poder usar o Juntos.
Lixos
Calma, ainda vai chegar a vez de chiarem com elas
Uber e todos aplicativos SIM. A população quer é concorrência e não monopólio.
Ta aí o empresário da livre iniciativa com sua licitação que pena com a intervenção do Estado e a burocratização, pedindo justamente pro estado resolver seu "problema". Coerência? INTERESSE!
Querem que a população seja refém de um serviço dw péssima qualidade, e que não tenha opção de escolha, isso se chama concorrência, mas não direta, que os valores dos percursos são diferentes.
Eu achei que o objetivo do transporte público fosse transportar a população.
Agora descubro que o objetivo é se manter em funcionamento e lutar contra quem transporta a população de maneira melhor, mais eficiente e mais barata.
É sério ?????
"Concorrência desleal" chega a ser piada essa afirmação...... Sempre querem quebrar as pernas da concorrência e não melhorar o serviço próprio... Sem falar que como ja dito o Uber opera com outros valores e um trabalhador assalariado ja mais iria substituir o Ônibus para trafegar de Uber...
exatamente! recentemente inclusive a secretaria de transportes da prefeitura de sp fez uma reestruturacao de varias linhas, baseado em demanda
O Agente J tinha razão. Taxista é tudo alienígena.
Ah, pronto!
Todos os motoristas de Uber que pego alegam nao gostar do sistema compartilhado de corrida, pois afirmam que é um prato cheio para bandido assaltar e levar o celular de todo mundo do carro. Esperam o carro ficar cheio e num único assalto leva o celular de todo mundo.
"Cobrar do governo a implantação de infraestrutura para agilizar a operação e eficiência de nossos ônibus? Nãããããããão, bora botar a culpa no Uber!"
Antes pra ir ao Hospital são Paulo eu pegava 3 ônibus e levava e quase 3 horas. Hoje em 1 hora eu estou no hospital e pra ir ao etadio do Morumbi que sempre foi complicado ir e voltar eu pegava doi ônibus, agora da pra ir de direto de trêm.
Devia pedir também proibição de taxistas, trens, avioes e topics também, pois segundo está tiuria é tudo concorrência desleal.
Metrô eu uso as vezes. Sem grandes problemas se não for no horário de pico. Uber uso bem mais.
Felizmente estou sim... Mas mesmo que não estivesse, se TUDO desse errado, compraria uma Shineray de 3000 reais em 72x que faz 50 km com 1 litro de gasolina. Não precisa estar cheio de dinheiro, é só não ser um conformado.
Outro ponto que pode ter influenciado também a diminuição do uso dos ônibus é a expansão do metrô. Hoje em dia o metrô chega até o aeroporto de Guarulhos, tem estação nova perto do Ibirapuera, a linha Lilás está ligada a linha verde e azul, muitas outras estações foram inauguradas no último ano e mais estações estão em projeto.
Eu odeio andar de ônibus, mas acho o sistema de metrôs muito eficiente.
Melhorar o servico de transporte coletivo as empresas nãoquerem né? Aqui onde eu moro, o ônibus é mais caro que o trem, para um trajeto de 10-15 minutos, além de ter poucos ônibus circulando. Já cheguei a ficar 1h esperando. Não poderia haver monopólio e as empresas de transporte coletivo nan deveriam interferir na nossa opção de locomoção.
Na realidade ele tem o direito, no momento que você escreve um comentário e aparece a opção responder, ele é livre para te responder.
Se você não quer opinião de outras pessoas, utilize um sistema de comentários que não permita respostas
A cada um cabe a sua decisão, um motorista Uber pode se desligar do app a qualquer hora, não precisa passar por qualquer burocracia, além disso é livre para fazer o teu horário, ou seja, pode marcar uma entrevista de emprego a hora que quiser sem precisar avisar o chefe... Isso mostra claramente qr o problema de ganho de salário não é culpa do Uber.
Proibir o Uber é basicamente matar pessoas de fome.
Alem disso sou programador e a melhor coisa foi eu ter saído da clt
Não estou pedindo sua opinião , vc tem a sua , arrependimento é o último que chega, depois não adianta chorar, Uber lixo
Que isso aconteça, acabar com o modelo estatal de transporte público, e que venham os serviços privados.
Que o motorista de ônibus ao invés de ser funcionário de uma empresa vire patrão da sua própria empresa
empresas ganham mais por passageiro que passa a catraca pagando em dinheiro.
a maioria que faz uso do onibus, gira a catraca no bilhete unico.
ou seja o dinheiro de bilhete unico é "repassado" depois para as empresas.
"ameaça de extinção" HAHAHAHAHAHA Essa foi boa viu. Tadinho do monopólio do transporte publico em SP! HAHAHAHA
Na realidade não que o negócio de ônibus tem que acabar, para mim tem que acabar com o sistema que impede de qualquer pessoa ou empresa de prestar serviço, hoje é restrito a quem vence em licitações
O simples problema é que as empresas de ônibus detém o monopólio na cidade porque eles venceram na licitação, que cometem corrupção como vimos em um escândalo de corrupção no Rio de janeiro.
Eu tenho certeza que se a prefeitura não barrasse qualquer empresa de prestar serviço, o sistema seria bem melhor, a prefeitura nem conseguiria usar o sistema de transporte da prefeitura como propaganda política
desleal é uma beleza dessa! lindona! :*
sai daqui taxista
Desleal é o preço das passagens de ônibus
empresas ganham mais com passageiro que passa a catraca pagando em dinheiro.
Isso aí vcs que apoiam a ilegalidade, chegou no táxi tá chegando no ônibus e vai chegar também no seu trabalho , isso é só questão de tempo, trabalhadores sem direito a nada esquece folga 13 salário e ferfér, viva uberlixo, país sem moral o americano vem aqui arromba a porta bota o brasileiro como escravo e o povo adora , vergonhaaaaaaaaaa
Pago R$ 20 no uber para ir Para o hospital que fica em outra cidade. De condução... tenho que pegar um ônibus, um trem e outro ônibus. cada um a R$ 4. mas o problema é que, tenho que levar um acompanhante então... Que se lasque o ônibus... Vou de UBER
kkakakaka
esse aqui esta com a burra cheia de dinheiro.
concorrência desleal? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
4 reais por um transporte publico no qual a maioria dos motoristas da carona "amigável" e o sujeito ainda senta no "teu lugar".
4 reais por um transporte publico no qual a maioria dos motoristas, desatentos que ficam batendo papo com passageiro.
4 reais por um transporte publico no qual você espera até uma hora pra chegar no ponto ou no seu destino.
4 reais por um transporte publico no qual o motorista/ empresa não saber regular ar condicionado.
4 reais por um transporte publico pra você ter que gritar chamando atenção do motorista pra abrir a porta pra você descer no ponto.
R$4.75 (ida e volta) = R$9,50 por dia.
Não sei como é na sua cidade, mas aqui a tarifa mais baixa de ônibus é R$4,75 (algumas linhas chegando a R$7,00). Esse preço já daria sim pra conceder mais comodidade, mas não o fazem, sabe porque? Porque é uma máfia. Você alimentar discursos de "aumenta pra melhorar" só alimenta mais ainda a desculpas deles de cobrar uma facada e não serem nem capazes de fazer manutenção no motor dos veículos
o problema não é a tarifa. o valor cobrado hoje é muito mais que o necessário pra gerir o serviço dando condições dignas de trabalho aos motoristas, cobradores e fiscais, melhorar a frota investindo em ônibus mais seguros e confortáveis com ar condicionado, carregadores e wi-fi e ainda lucrar. algumas empresas estão em crise? as culpadas são a falta de responsabilidade e a má gestão, apenas. o problema é que quem vai pagar é a população, não o empresário ineficiente e irresponsável.
Caiu o número de passageiros por ônibus por dia também.
Não, apenas tiraram ônibus de circulação e reduziram o número de linhas. :D
acabei de comentar isso, rs
não quer colocar transporte confortável? ok. mas não tirem os onibus de circulação para pelo menos não sermos transportados iguais sardinhas
acho chique.
cai mas os onibus continuam lotados, ou seja, tiram onibus de circulação pra gente continuar igual sardinha
Desleal é fazer o povo ficar 30 mim esperando um ônibus lotado, sujo e sem segurança nenhuma principalmente para as mulheres que vivem sendo encochadas nos coletivos.
Faz 3 anos que não uso ônibus pq moro numa região que consigo chegar fácil em qualquer lugar, assim quando pego uber dificilmente fica muito caro. Prefiro pagar R$ 8,00 e chegar em 10 mim do que pagar R$ 4,05 e nunca saber que horas vou chegar.
daí vão proibir a garupa por transporte ilegal
Poucas pessoas podem. Se eu pudesse, eu fugiria tb..
E em metrô? Em Uber???
Essa conta é estranha, visto que os ônibus transportam muito mais passageiros de uma vez. O Uber vai transportar no máximo 4 pessoas. Onde há corredores de ônibus (o que em SP já tem bastante), a viagem de carro demora muito mais nos horários de pico do que os ônibus, que tem um corredor "quase livre".
A resposta só pode ser essa citada uns comentários anteriores: "Precisamos por a culpa em alguém pelo nosso serviço ser um lixo. Ah, já sei... vamos culpar o UBER!"
Legal, quando eu precisar usar o transporte as 3h da manhã, vou pedir um ônibus então, e vou querer que me deixe na porta de casa rs
SPUrbânuss... andar de ônibus? Prefiro à pé...
Não. AUMENTE a tarifa. Estou disposto a pagar mais para me sentir como um ser humano dentro, e não em um transporte de toras.
Achei interessante que o numero de passageiros PAGANTES caiu
queria ver os dados de numero TOTAL transportado.
E Sim, com serviço ruim, onibus entupidos de gente, bla bla bla, vão perder passageiros sim.
Não tem conforto, não tem segurança, não tem civilidade. Quem pode fugir do ônibus, foge.
"Demanda por ônibus caiu 26% em cinco anos"
Realmente o impacto do uber foi forte.
Vi aqui outra materia: "Número de brasileiros que viajam de avião tem 1ª queda em 10 anos". Podemos concluir na mesma lógica usada que em 5 anos tem coisa do uber aparecendo nesse setor! Oba!!
Mas UBER é bem mais caro que ônibus, esse é o menor dos problemas.
Se levarmos em conta muitos políticos recebem o 'por fora' de empresas de ônibus (as operações da Polícia Federal estão aí pra comprovar), então podemos quase ter certeza do banimento do Uber Juntos em votações unânimes.
Eu acho isso ótimo. Podem chorar mais, corporativistas do cão. Todo castigo é pouco.
Eu acho é pouco. Tem que acabar esse negócio de ônibus mesmo. O Uber cobrando um valor tão baixo mostra claramente que o ônibus não é tão eficiente e econômico quanto tentam nos convencer.
nossa! Q frufru!!
Fale por você... Eu não entro num ônibus urbano nem de graça.
Engraçado que a quantidade de pessoas pegando ônibus diminuiu mas os ônibus estão cada vez mais lotados. Estranho, né?
Talvez, só talvez, se as empresas de ônibus otimizassem as linhas e melhorassem os veículos, talvez, o número de usuários do transporte coletivo não estivesse caindo.
É uma pena que eles não falem em valores absolutos, mas se a demanda por ônibus caiu 29% e a quantidade de veículos nos grandes centros subiu apenas 3%, é fácil imaginar que Uber, Cabify e 99 estão tornando a mobilidade urbana mais eficiente, pois a população não deixou de ter os destinos que faziam anteriormente de ônibus, inclusive houve aumento populacional, o que leva ainda mais pessoas aos grandes centros.
Ouvi dizer que governos são bons... só se for pra criar monopólios através da força física e favorecer esses lobistas aí...
Uber chegou num ponto em que mesmo pagando um pouco a mais, a diferença do conforto e segurança atraem os usuários. Não adianta querer proibir, é um caminho sem volta
"Por isso, a nota da NTU menciona uma possível “ameaça de extinção e inviabilidade do serviço de transporte público por ônibus em todo o Brasil”."
Ta.
Baixa a tarifa que todo mundo volta a andar de ônibus. Fim. Resolvemos a situação.
Não pode compartilhar mais a locomoção. Só de bike agora.
Enquanto as empresas de ônibus não enxergarem o que fazem como prestação de serviço e não prestação de favor a tendência é que essa queda de passageiros seja cada dia maior. Aqui em Brasília estamos vivendo o mesmo problema. As empresas diminuem as viagens, cortam linhas e tornam a prestação do serviço cada vez pior, ou seja, agravam ainda mais o problema. Eu vendi meu carro há 2 anos e atualmente ando de ônibus, metrô, bike, a pé e uber (nessa prioridade). Agora que as empresas em Brasília se tocaram que precisam disponibilizar tempo real das linhas para que as pessoas tenham o mínimo de previsibilidade. E mesmo assim, não funciona bem. Forçam o usuário a tomar raiva do serviço ruim pra depois culpar a concorrência, que vê brecha para atuar.
Um ponto a observar é que passageiros de ônibus vem diminuindo, porém os de transporte sobre trilhos aumentando, né?
Embora a passos de lesma, em parede lisa, São Paulo vem aumentando sua malha ao longo da última década, isso con certeza reflete na utilização de ônibus.
Chora mais, cambada!! Sempre ofereceram um serviço porco, igual ou pior ao de transporte de animais, e agora querem graça... Eu achei foi ótimo saber que a demanda por onibus tem caído. Qualquer alternativa é melhor...
20 reais pra chegar em Pinheiros de Uber vs 4 reais de ônibus, POXA, QUE CONCORRÊNCIA DESLEAL COM OS ÔNIBUS!
"Nossos serviços são uma porcaria vamos ter que achar um culpado"
É pra chorar de rir.
Descobriram o óbvio - q muita gente q usa Uber hoje em dia, usava ônibus antes.
Pra certos trajetos, a diferença de preço é tão pequena, q vale o conforto do Uber em relação ao ônibus.
Se as empresas de ônibus são contra, eu sou a favor.