Microsoft prepara novo visual para ícones do Office e do Windows 10

Microsoft vai atualizar visual dos ícones do Office com profundidade e mais tons de cor; ícones do Windows 10 terão redesign

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows 10

A Microsoft vai atualizar o visual dos ícones do Office: eles ainda terão as mesmas cores tradicionais do Word, Excel e PowerPoint, mas ganharão profundidade para se afastar um pouco do flat design adotado há alguns anos. A empresa também está preparando um redesign para os ícones do Windows 10.

“A última vez que atualizamos os ícones do Microsoft Office foi em 2013”, lembra Jon Friedman, chefe de design do Microsoft Office, no Medium. Desde então, a suíte ganhou vários recursos — colaboração em tempo real, por exemplo — e evoluiu em celulares e tablets. Para refletir essas mudanças, os ícones vão mudar.

Novos ícones para Office e programas do Windows 10

O objetivo aqui é, segundo Friedman, “honrar a herança e saudar o futuro”. Isso significa fazer mudanças no Office sem confundir o usuário. Ou seja, o ícone do Word continuará sendo azul com a letra W; o Excel ainda será verde com a letra X; e assim vai. No entanto, eles adotarão variações “mais ousadas, mais leves e amigáveis” da mesma cor.

Além disso, os ícones darão mais destaque para o símbolo em vez da letra. A ideia é “manter a familiaridade enfatizando a simplicidade dentro do aplicativo”. O Word tem linhas azuis, simulando um documento de texto; o Excel traz células em diferentes tons de verde; o Outlook inclui um calendário saindo de um envelope.

A Microsoft também vai atualizar os ícones do PowerPoint, OneNote, OneDrive, Skype, Yammer, Sway e Teams. Será uma mudança bem perceptível: afinal, o Office tem mais de 1 bilhão de usuários.

O vídeo da Microsoft também indica que veremos novos ícones para os programas do Windows 10. Isso inclui o Windows Explorer, Email, Calendário, Fotos, Notícias e Calculadora. Eles ficarão um pouco mais coloridos e ganharão profundidade, se afastando um pouco do visual flat trazido pelo Windows 8.

O que você achou?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados