Início » Celular » Spotify testa função que importa músicas locais no Android

Spotify testa função que importa músicas locais no Android

Além de importação de músicas locais para o aplicativo no Android, Spotify testa opção de salvar podcasts para mais tarde

Emerson Alecrim Por

O Spotify tem cerca de 40 milhões de músicas e podcasts em seu acervo. Apesar disso, não são pequenas as chances de um álbum ou um artista que você gosta não estar disponível na plataforma. Mas esse problema pode ser amenizado em um futuro próximo: o Spotify está testando a importação de músicas locais no seu aplicativo para Android.

Novo Spotify Premium

A funcionalidade em teste foi revelada por Jane Manchun Wong, desenvolvedora que tem um longo histórico de descobertas de recursos experimentais em aplicativos de serviços amplamente utilizados, como Facebook e Instagram.

No caso do Spotify, o recurso experimental funciona de modo semelhante à importação de músicas no desktop: se você usa o Windows, por exemplo, pode incorporar ao aplicativo do serviço músicas disponíveis em seu computador e acessá-las a partir da opção Arquivos Locais da sua biblioteca.

Repare, todavia, que essas músicas permanecem locais: pelo menos atualmente, não é possível enviá-las imediatamente às nuvens para reprodução a partir de outros dispositivos, a não ser que você as acrescente a uma playlist.

As capturas de tela liberadas por Wong sugerem que, no Android, o processo é praticamente o mesmo: o usuário precisa apenas armazenar as músicas em seu smartphone ou tablet e importá-las para o aplicativo do Spotify. Com isso, não será necessário ter um player à parte para reproduzir essas faixas.

De acordo com a desenvolvedora, esse não é o único recurso que o Spotify está testando no Android: ela também encontrou uma funcionalidade que permite salvar podcasts para mais tarde. A ideia é que você possa acessar rapidamente episódios não terminados ou que não puderam ser reproduzidos antes.

Mas, de novo, esses são recursos experimentais. Não há nenhuma garantia de que as funcionalidades serão mesmo disponibilizadas. As chances de que elas venham a ser implementadas não são pequenas, no entanto: o Spotify tem se esforçado para conquistar cada vez mais usuários pagantes e, nesse sentindo, pequenos atributos como esses ajudam a tornar o serviço mais interessante.

Com informações: SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alessandro

Já faço isso desde o início do ano, só não uso muito

John Smith

Me interessa mais saber quando eles vão arrumar aquela vergonha do que chamam de integração com o Android Auto. Dados da música que não atualizam em tempo real, só funciona com internet...

Mauro Moraes

A ideia é boa, mas acho bem mais ou menos o equalizador do Spotify. Sem contar que o volume médio nele costuma ser um bocado abaixo do que é possível por exemplo, no PowerAmp. * Sim, eu sou surdo. Ou meio. Só um lado funciona. Os graves do Spotify não chegam nem nos pés do PowerAmp! Não fosse esse lance da equalização, eu usaria só Spotify mesmo!

Mickão

É exatamente isso, ele pega o que você escuta sempre e joga em ordem aleatória. É bem raro sugerir algo de qualidade baseado no meu gosto, e pra mim essa deveria ser a grande função dele. As playlists do Flow que são baseadas em artistas funcionam melhor (indicam mais coisas novas).

Ronaldo Rodrigues

Em geral eu até que estou satisfeito com o Deezer mas, em relação ao Flow eu tenho que concordar com você, ele toca praticamente as músicas que eu tenho na minha biblioteca!

RainyDays

Isso já é possível há algum tempo. Você pode sincronizar seus mp3 com o Android mesmo que o artista não esteja no Spotify. E dá para escutar offline estas músicas locais que foram importadas para o Android. É só criar uma lista com as músicas locais, sincronizar com o Android e depois baixar estas músicas no Android.

Mickão

Não gosto do Flow porque ele basicamente toca sempre as mesmas músicas e me oferece poucas novidades. Melhorou bastante em vista do que era há 1 ano, mas ainda é fraco na parte de descobertas, na minha opinião.

Fernando Debacker

Eu posso colocar as músicas locais do meu PC no celular via Spotify a um bom tempo. Basta deixar o Spotify aberto no PC e baixar a playlist que consta a música no celular. Automaticamente essa música é incluída no celular.

Raul Craveiro

Não é a solução ideal, mas já quebra um bom galho ♥

hiiagocosta

Mas ele já possui a opção de importar do aparelho celular, ou ele vai sincronizar as adicionadas no PC no celular ?

Paul

Seria o sonho de qualquer um por aqui.
Eu gosto do Deezer(o flow funciona q é uma beleza pra mim), mas tem nem comparação com o Spotify.

Mickão

O que eu mais queria é que algum plano de operadora brasileira tivesse o Spotify sem descontar da franquia de dados (sim, eu conheço o Vivo Easy, porém considero caro pro que oferece). Meu sonho é sair daquela porcaria de Deezer, que só uso pelo fato de ouvir muita música e meu plano ter ele incluso "gratuitamente".

Cazalbé

Tomara que seja possível fazer dele o player padrão do android também.