Microsoft prepara navegador web com mesma base do Google Chrome

Microsoft usa Chromium para criar novo navegador web (codinome Anaheim) que deve substituir Edge como padrão no Windows 10

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 ano e 6 meses
Foto por Isriya Paireepairit/Flickr

A Microsoft deve anunciar ainda esta semana seu futuro navegador web baseado no Chromium, tecnologia de código aberto usada no Google Chrome. Ele tem codinome Anaheim e pode substituir o Edge como navegador padrão no Windows 10, levando a uma rivalidade menor entre browsers.

Segundo o Windows Central, a Microsoft está usando o Chromium para criar um novo navegador web; trata-se do projeto open-source no qual o Chrome é baseado. Estes planos serão revelados oficialmente ainda esta semana, de acordo com o The Verge.

A Microsoft deve abandonar a engine EdgeHTML para renderizar páginas da web. Essa tecnologia foi lançada em 2015, junto ao Windows 10, e representava uma evolução da engine Trident encontrada no Internet Explorer. A empresa pôde enfim se livrar de código legado e se concentrar em padrões modernos como o HTML5.

No entanto, alguns sites ainda se comportam de forma diferente no Chrome e no Edge. E o navegador da Microsoft não é exatamente uma prioridade: ele responde por apenas 4% dos acessos no desktop, segundo o StatCounter, contra 72% do browser do Google. Nem mesmo alguns serviços do Azure funcionam direito no Edge!

Por isso, a Microsoft deve enfim jogar a toalha e admitir que o Chrome venceu. Inclusive, seus engenheiros de software estão colaborando com o Google para que o navegador seja oferecido na Microsoft Store e rode no Windows 10 em ARM — ou seja, em processadores Snapdragon. “Eu acredito que você o terá por volta da segunda metade do ano que vem”, disse um executivo da Qualcomm ao Android Authority.

Ainda não está claro se a Microsoft continuará usando o nome “Edge” ou se vai adotar outro. De um jeito ou de outro, a rivalidade com outros navegadores deve diminuir; este ano, por exemplo, o Windows 10 recomendava não instalar o Chrome ou o Firefox. (A tática foi interrompida.)

Com informações: Windows Central, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados