Como salvar arquivos direto no cartão de memória do celular

Poupe espaço em seu celular e salve arquivos automaticamente no cartão de memória

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Celular na mão / Divulgação / Pexels

Algumas pessoas optam por usar um microSD no celular para poupar espaço no armazenamento interno do aparelho. Às vezes, o que pode confundir é como salvar arquivos automaticamente no cartão de memória. O tutorial, a seguir, explica como fazer e pode ser usado em vários smartphones Android, como Samsung, LG, Sony, entre outros.

Por padrão, os dispositivos Android salvam os arquivos direto no aparelho, o que pode te deixar sem espaço bem rápido, dependendo do seu celular e da quantidade de coisas que costuma guardar. Então, vamos lá.

Como salvar fotos recém tiradas direto no cartão de memória

1. Abra o app de câmera do seu celular;

2. Localize o ícone de engrenagem na tela e toque nele;

salvar cartão microSD / reprodução

3. Pesquise e selecione alguma opção relativa a “Local de armazenamento” (o nome pode variar de acordo com o modelo do seu celular);

4. Ao tocar sobre esta opção, uma pequena janela te dará as opções “Armazenamento do aparelho” ou “Cartão SD”. Selecione a segunda.

salvar cartão microSD / reprodução

Como transferir arquivos do armazenamento do celular para o cartão de memória

Existem alguns aplicativos para gerenciar arquivos que já estejam no celular, e transferi-los para outros lugares. Neste tutorial, vamos usar o “Files do Google”.

1. Baixe e instale o Files do Google;

2. Com o app aberto, deslize a tela até encontrar a opção “Mover arquivos para o cartão SD” e toque em “Selecionar e liberar ‘x’ MB”;

3. Agora, você verá todos os arquivos que, atualmente, estão no armazenamento interno do seu smartphone e podem ser transferidos para o cartão de memória;

4. Selecione “Todos os itens” ou escolha, individualmente, quais quer transferir;

5. Após selecionar os arquivos, toque em “Mover para cartão SD” e, depois, confirme.

Pronto! Com essas dicas fica mais fácil gerenciar o quanto de espaço você tem na memória do seu celular e transferir arquivos para o cartão microSD, caso seja necessário.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre MicroSD na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Relacionados