Início » Celular » Samsung usa foto de DSLR para promover câmera do Galaxy A8 Star

Samsung usa foto de DSLR para promover câmera do Galaxy A8 Star

Samsung Malásia usa foto de câmera profissional, tirada pela fotógrafa Dunja Djudjic, sugerindo que foi feita no Galaxy A8 Star

Felipe Ventura Por

A Samsung foi flagrada novamente usando fotos de DSLR para promover a câmera de um celular. Desta vez, a subsidiária da Malásia pegou uma imagem da fotógrafa Dunja Djudjic sugerindo que ela foi feita no Galaxy A8 Star com câmera dupla. Este ano, a empresa divulgou fotos no Brasil supostamente feitas com o Galaxy S9 e Galaxy A8, mas que foram tiradas com câmeras profissionais.

Djudjic explica no DIY Photography que criou um perfil no site de fotografias EyeEm para sair do Flickr após mudanças na plataforma. Uma de suas fotos foi vendida pela Getty, parceira do site, e a fotógrafa ficou curiosa em saber quem comprou. Ela fez uma busca reversa no Google Imagens e o primeiro resultado era um link da Samsung Malásia.

Trata-se de uma página sobre o Galaxy A8 Star, modelo não lançado no Brasil; ele tem câmera traseira dupla com sensores de 16 e 24 megapixels e abertura f/1,7. A ideia é mostrar como funciona o Live Focus: “você pode ajustar manualmente a profundidade de campo para focar no objeto que quiser”, diz a empresa.

A foto de demonstração, à venda no EyeEm por US$ 50, foi tirada por Djudjic em uma câmera profissional (ela não diz qual). A modelo da foto é a própria fotógrafa. Ela diz que “isso é propaganda enganosa”.

“Minha primeira reação foi explodir em gargalhadas”, ela escreve. “Basta olhar para o trabalho de Photoshop que eles fizeram no meu rosto e cabelo!… Quem criou essa imagem também me tirou do fundo original e me colocou em uma foto aleatória de um parque.”

Huawei também usou fotos de DSLR para promover celular

Djudjic entrou em contato com a Samsung Global pelo Facebook, mas só recebeu “um monte de mensagens genéricas ensinando a usar celulares da Samsung”. Ela usa um smartphone da Huawei, e lembra que a chinesa também foi pega duas vezes promovendo a câmera de seus celulares com fotos de DSLR.

Este ano, as contas oficiais da Samsung Brasil no Twitter e no Facebook usaram fotos tiradas com câmeras da Canon e Nikon para divulgar o Galaxy S9 e Galaxy A8, dando a entender que as imagens foram capturadas por esses celulares. A empresa diz que trabalha “em alguns casos com fotos de bancos de imagens que estão alinhadas com a identidade visual da campanha de marketing dos produtos”.

Com informações: DIY Photography, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

diane_aksten

Akssen (:

reneedaugherty

disqus_Qom5opG3pE I agree

Felipe Silva

Tão vendendo bem, pra que mudar?

Gabriel Arruda

Não é a mesma coisa mexer em um único RAW e HDR, você não consegue "puxar" tanto de um RAW quanto de uma combinação de exposições diferentes, ainda mais e for um sensor antigo que sofre mais para não gerar ruídos.

Para contornar isso em câmeras, dá para fazer HDR manualmente tirando múltiplas fotos com diferentes exposições, mas precisa de um tripé e não pode ser algo mutável. Bom para paisagens por exemplo. O smartphone tira a fotos em sequência, usa processamento para reduzir movimento das mãos e combinar automaticamente, isso possibilita usar HDR em cenários que com uma câmera normal seria impossível.

Para fotografia noturna, comparado a uma DSLR simples sem lentes rápidas, um Pixel 3 trará melhores resultados porque o que mais pega nesse cenário é justamente exposição.

Trovalds

Pós-processamento. Num celular você não tem controle (ou quase não tem) sobre o resultado final da imagem. Numa DSLR "de entrada" um fotógrafo habilidoso pode produzir um RAW de excelente qualidade e fazer o pós-processamento (ou tratamento, se preferir) no software de sua preferência e ter o controle exato do que quer expor na sua foto.

Como eu disse e tô me repetindo: se for pra postar na rede social preferida, qualquer foto de celular está ótimo. Fotografia de verdade está se tornando coisa de nicho.

No frigir dos ovos: o que temos hoje é imagem. O conceito fotografia em si está cada vez mais encolhendo.

Gabriel Arruda

Não dobrou as leis da física, mas com HDR você pode contornar a questão de alance dinâmico combinando o resultado de várias exposições. O que as câmeras não fazem automaticamente como o Pixel e novos iPhones e, até onde eu acompanho, não estão para fazer.

Ainda tem outras coisas como detalhes que um sensor maior caputra, lentes e controles manuais, mas comparado com uma DSLR de entrada com "kit-lens", um Pixel 3 pode ganhar em cenários em que HDR é útil como muita luz ou muito escuro.

Trovalds

Como eu disse: pra foto pra postar em rede social tá de ótimo tamanho.

Ticano

Como 99% das pessoas tiram fotos, para trabalho profissional de marketing ninguém contrata um fotógrafo com um celular para fazer.
Sem deixar de ser fake fazer isso, claro.

Meninão Bobo

TODO/TUDO NO MUNDO é ASSIM MERAMENTE ILUSTRATIVA...

Compre Lanche do MCDonalds pelo desenho e veja
Compre Bolacha/Biscoito pelo desenho da embalagem
Veja os posts do seus amigos no Instagram
Tenta pegar a mina na balada quando estiver bebado, no dia seguinte sem maquiagem veja...
Parem de mimimimimimimi pelo amor de DEUS

Comentário Mil Grau℗

Parece que as pessoas acha que as empresas começaram a fazer isso recentemente. Isso já é de looooooonga data meus parceiros!

Trovalds

O google conseguiu "dobrar" as leis da física acerca da fotografia e os gênios não foram premiados com um Nobel? (II)

Sinistro Filmar Mentes (STF)

Seus serviços de futurologia, estão totalmente equivocados!

Baidu feat MC Brinquedo

Isso é tipo aqueles vídeos promocionais de jogos mobile.
Você vê no trailer e dá até vontade de jogar, na real é só mais um lixo qualquer que tenta te arrancar dinheiro com pay to win.

Victor Hugo

Importante mesmo seria a Samsung resolver primeiro os problemas crônicos nas telas que estão fabricando hoje. Meu S7 edge morreu com 1 ano e meio com a "faixa rosa" e hoje meu note 8 com 10 meses já apresenta burn in em estado bem avançado

elton musk

cameras de smartphone ainda tem que caminhar muito para começar a igualar uma dslr, não adianta vir dizer que o "pixel" ou "iphone" faz melhor, o que fazem é um pos processamento ferrado, no cru, pfffffffff.

Exibir mais comentários