Samsung usa foto de DSLR para promover câmera do Galaxy A8 Star

Samsung Malásia usa foto de câmera profissional, tirada pela fotógrafa Dunja Djudjic, sugerindo que foi feita no Galaxy A8 Star

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Samsung foi flagrada novamente usando fotos de DSLR para promover a câmera de um celular. Desta vez, a subsidiária da Malásia pegou uma imagem da fotógrafa Dunja Djudjic sugerindo que ela foi feita no Galaxy A8 Star com câmera dupla. Este ano, a empresa divulgou fotos no Brasil supostamente feitas com o Galaxy S9 e Galaxy A8, mas que foram tiradas com câmeras profissionais.

Djudjic explica no DIY Photography que criou um perfil no site de fotografias EyeEm para sair do Flickr após mudanças na plataforma. Uma de suas fotos foi vendida pela Getty, parceira do site, e a fotógrafa ficou curiosa em saber quem comprou. Ela fez uma busca reversa no Google Imagens e o primeiro resultado era um link da Samsung Malásia.

Trata-se de uma página sobre o Galaxy A8 Star, modelo não lançado no Brasil; ele tem câmera traseira dupla com sensores de 16 e 24 megapixels e abertura f/1,7. A ideia é mostrar como funciona o Live Focus: “você pode ajustar manualmente a profundidade de campo para focar no objeto que quiser”, diz a empresa.

A foto de demonstração, à venda no EyeEm por US$ 50, foi tirada por Djudjic em uma câmera profissional (ela não diz qual). A modelo da foto é a própria fotógrafa. Ela diz que “isso é propaganda enganosa”.

“Minha primeira reação foi explodir em gargalhadas”, ela escreve. “Basta olhar para o trabalho de Photoshop que eles fizeram no meu rosto e cabelo!… Quem criou essa imagem também me tirou do fundo original e me colocou em uma foto aleatória de um parque.”

Huawei também usou fotos de DSLR para promover celular

Djudjic entrou em contato com a Samsung Global pelo Facebook, mas só recebeu “um monte de mensagens genéricas ensinando a usar celulares da Samsung”. Ela usa um smartphone da Huawei, e lembra que a chinesa também foi pega duas vezes promovendo a câmera de seus celulares com fotos de DSLR.

Este ano, as contas oficiais da Samsung Brasil no Twitter e no Facebook usaram fotos tiradas com câmeras da Canon e Nikon para divulgar o Galaxy S9 e Galaxy A8, dando a entender que as imagens foram capturadas por esses celulares. A empresa diz que trabalha “em alguns casos com fotos de bancos de imagens que estão alinhadas com a identidade visual da campanha de marketing dos produtos”.

Com informações: DIY Photography, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados