Início » Jogos » Epic Games terá loja para concorrer com Steam e Play Store

Epic Games terá loja para concorrer com Steam e Play Store

A Epic Games Store venderá jogos para PC, Mac e Android, mas ainda não tem data oficial de lançamento

Victor Hugo Silva Por

A Epic Games está prestes a se tornar a nova concorrente da Steam. A criadora do popular Fortnite pretende lançar uma loja de jogos digitais para oferecer não apenas seus títulos, mas também os de terceiros.

A plataforma será chamada de Epic Games Store e venderá jogos para PC e Mac. Ela será liberada em breve, mas não possui uma data oficial. No momento, a Epic se limita a dizer que a loja será aberta para mais jogos e plataformas, incluindo Android, ainda em 2019.

Epic Games Store

Ao The Verge, o CEO da Epic, Tim Sweeney, afirma que a empresa deseja incluir “jogos de qualidade de todos os tamanhos e gêneros”. Para atrair mais produtoras, a plataforma apostará em taxas menores nas compras feitas pelos usuários.

Em cada transação realizada na loja, os desenvolvedores pagarão uma taxa de 12%. A taxa cobrada pela Steam, por exemplo, começa em 30% e é reduzida para até 20% à medida em que o jogo atinge algumas metas.

Dona da Unreal Engine, uma ferramenta para criação de jogos, a Epic Games diz que sua loja também estará aberta para outras soluções, como Unity. Porém, em vendas na Epic Store, os games criados em Unreal Engine não pagarão os tradicionais 5% de royalties que vão para os motores de jogos.

A estratégia da Epic vai ao encontro de suas críticas às altas tarifas cobradas pelas lojas do Google e da Apple. A empresa não oferece Fortnite na Play Store justamente por conta das taxas e disse que só não fez o mesmo na App Store por conta de uma proibição da Apple.

Além das tarifas menores, a Epic deseja expandir sua loja com o Support-A-Creator, um programa que recompensa streamers de YouTube e Twitch. Ele já existe com Fortnite, onde os criadores são pagos quando alguém que assistiu um de seus vídeos faz uma compra.

A mesma lógica deverá levada para a Epic Store, que deixará os streamers receberem uma espécie de comissão quando seus espectadores comprarem os jogos que eles divulgarem. Como o valor sairá da parte recebida pelos desenvolvedores, o programa será opcional.

Com informações: Epic Games.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João

Não considero revendedora concorrente, já que vende keys (a maioria) da steam. Quem viaja na steam paga mais barato até que na nuuvem.

Jesus Negão

A Nuuvem é uma boa concorrente. Já comprei MK X e Dirt Rally por um preço menor e ainda ativei na Steam. Ainda tem outros jogos que geralmente estão mais baratos que na Steam, vale sempre a pena dar uma olhada lá

Trovalds

Não falei que é boa. Mas enquanto a MS não se engajar nisso, esquece.

Aliás a MS já relegou os produtos desktop pro segundo time da empresa há algum tempo quando resolveu focar no Azure, que traz o Linux e o Windows Server como produtos de foco maior na empresa. E na esteira vem Exchange e SQL Server. Basicamente: focando onde o grosso da receita da empresa está.

Não que games não sejam rentáveis, mas acaba que isso está ficando pro XBOX somente.

S Y N T H W A V E + L O V E R

Só fanboy alienado defende isso aí.

É pior loja entre todas. Quem joga e baixa games com frequência sabe do que estou falando.

A loja que já vem com Fortinite instalado....

João

Se tiver preços regionais como a steam, ótimo. Concorrência sempre é bom, a steam nunca teve. Origin e uplay praticamente nem encostam na steam, preços abusivos e políticas horríveis, especialmente no serviço da EA.

John Smith

"Support-A-Creator", ah vá.

E concorrência sempre é bom. Quem sabe o tio Gabe não mexe a bunda gorda e volta a desenvolver uns jogos se começar a cair o lucro da Valve.

MicCaptchA

É que esse é o objetivo dos consoles... Imagina se no PC até isso fosse melhor...

Arlys Souza

Sem dúvidas. Os consoles são as plataformas mais fáceis para tudo, mas automaticamente isso tem seu custo.

Drax

O lado bom dos consoles é que é tudo em uma loja. O ruim é que é mais caro. Mas ainda prefiro a comodidade dos consoles, de só comprar, instalar e jogar, sem se preocupar com configurações, compatibilidade, lojas e etc.

Will

Falando em loja, como anda a Amazon App Store, alguém usa?

Trovalds

Isso quando tem a loja, sem ela seu jogo não abre e quando abre o jogo ainda tem um outro lançador do próprio jogo. Simcity é assim.

Trovalds

Mas daí tem que convencer os desenvolvedores a publicarem lá. Condições pra isso a MS já deu.

Cortana ✔

Por isso sou mais a Microsoft Store.

Arlys Souza

Aí vc é obrigado a instalar 300 programas de lojas diferentes pra poder rodar seus jogos...
Isso é um saco.