Como ver a temperatura do PC e evitar superaquecimento
Evite problemas de superaquecimento: saiba como ver a temperatura do seu PC, com apps disponíveis para Windows e macOS
TB Responde
Um computador quente demais é um convite ao desastre. Por isso, é importante saber como ver a temperatura do PC e monitora-la constantemente, antes que algum problema verdadeiramente grave aconteça. Entretanto, a maiorias das pessoas não tem o hábito de fazê-lo, embora seja algo bem simples de executar com programas grátis.
Entenda a importância de sempre ficar de olho nas temperaturas de seu computador, quais as temperaturas ideais de cada componente e listamos alguns dos programas mais populares, que permitem ao usuário ver a temperatura do PC de maneira fácil.
Porque um computador não aguenta altas temperaturas, e se os números do CPU e outros componentes estão altos demais, diversos problemas podem e irão acontecer: travamentos, desligamentos repentinos e até a perda de dados ou dos próprios componentes. Por isso, é importante utilizar softwares de monitoramento, que coletam informações da placa-mãe e componentes e fornecem dados detalhados ao usuário.
O sensor de temperatura do processador, placas de vídeo, HDs, SSDs e outros componentes se encontram nos mesmos, e eles se encarregam de informar ao sistema sobre seus estados. Já o sensor da placa-mãe, encarregado de medir uma temperatura média do sistema sempre informa valores um pouco mais conservadores, como uma espécie de média do conjunto. O ideal é sempre ficar de olho nas temperaturas de cada componente, de modo a antecipar quando algum deles começar a ter problemas.
Cada parte do computador trabalha melhor com limites específicos de temperatura. Para processadores, por exemplo, quanto mais frio melhor; já HDs precisam trabalhar em uma faixa bem definida. Por isso, ambientes com ar-condicionado ajudam.
Vejamos quais as temperaturas ideais para cada parte do seu computador:
A seguir, listamos cinco dos mais populares apps de monitoramento do sistema para o Windows e um para o macOS, todos com várias funções e informações detalhadas. Com eles, é possível saber de antemão se seu PC está esquentando demais.
1. HWMonitor (Windows)
O HWMonitor, disponível para Windows é um dos mais populares e bastante completo. A interface é muito simples, e mostra com detalhes dados como temperatura de cada núcleo do processador e outros componentes, velocidade das ventoinhas, performance geral, os programas rodando em segundo plano, a tensão elétrica do processador e etc.
O HWMonitor é gratuito.
2. Real Temp (Windows)
O Real Temp é voltado unicamente para monitorar a temperatura do computador, o que é muito bom para quem só deseja saber se seu PC está ou não virando uma bola de fogo. Infelizmente, ele funciona apenas com processadores Intel. Como ponto positivo, o software pode emitir relatórios de mudanças de temperatura, desde o momento em que você ligou o computador, bom para máquinas muito tempo ligadas.
O Real Temp é gratuito.
3. CPU Thermometer (Windows)
Outro software específico para ver a temperatura do PC, é o CPU Thermometer. Menos restritivo que o Real Temp, funcionando em qualquer computador Windows. Como nem tudo é perfeito, não oferece nada muito além disso, a não ser a possibilidade de fixar um mostrador com a temperatura em tempo real na Barra de Tarefas.
O CPU Thermometer é é gratuito.
4. CoreTemp (Windows)
O Core Temp também é voltado exclusivamente para ver a temperatura do PC, mas ele é um dos precisos de sua categoria. O programa é capaz de monitorar as temperaturas mínima e máxima de cada núcleo do processador, e conta inclusive com salvaguardas para evitar o superaquecimento, o que é algo que a maioria dos outros programas não faz.
O Core Temp é gratuito.
5. SpeedFan (Windows)
O SpeedFan é um velho conhecido dos usuários, por ser um software bastante antigo. No entanto, ele permanece vivo por contar com um recurso muito bom: o programa permite ao usuário controlar a velocidade das ventoinhas do computador.
Uma vez que elas precisam estar conectadas à placa-mãe para funcionar, o SpeedFan é fornece controles para diminuir a velocidade, em caso de barulho excessivo ou de aumenta-la, se o processador ou componentes aquecerem demais na sua máquina.
O SpeedfFan é gratuito.
6. Monit (macOS)
O macOS também possui opções para ver a temperatura do PC, a grande maioria pagos, mas poucos são tão completos e simples de usar quanto o Monit. Ele é um widget que se integra à Central de Notificações do sistema operacional e, basta clicar em um dos círculos dedicados à CPU, Memória, Disco e Bateria para ver informações.
Você pode checar não só a temperatura da CPU e da bateria, como processos executados, quantidade de espaço disponível e muito mais, com uma interface bem minimalista e fácil de entender que combina muito bem com computadores da Apple.
O Monit custa R$ 10,90 na Mac App Store.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis