Chrome 71 combate anúncios abusivos e vídeos com autoplay

A partir de agora, a guerra do Chrome contra a propaganda abusiva ganhou mais munição

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Google liberou nesta terça-feira (4) a versão 71 do Chrome para computadores rodando Windows, Linux e para usuários de Macs. A principal novidade desta versão é a remoção de toda a publicidade de sites que insistirem em propaganda abusiva em seus endereços.

O Chrome já estava testando este recurso em versões beta, mas agora o navegador tomará uma decisão mais drástica para urls que utilizam publicidade abusiva. Por publicidade abusiva, o Google entende que fazem parte sites que utilizam área com a mesma cor do fundo como área clicável de um banner, e elementos que lembram janelas do sistema operacional ou notificações que levam usuários ao erro, com o clique abrindo outra página.

Estão dentro da lista sites que colocam um botão para fechar a peça publicitária, que na verdade funciona como um acesso indevido para o site (sem fechar, de fato, o banner). O Google avisará aos proprietários dos urls que a propaganda abusiva deve ser eliminada do endereço e oferecerá 30 dias para que uma solução seja aplicada.

Se a pessoa que criou o site não remover o que está errado, o Chrome passará a bloquear todos os outros banners e áreas de publicidade do endereço – fazendo o url perder bastante dinheiro com a atitude. Além disso, o navegador exibirá um alerta sempre que um site estiver pronto para cobrar alguma coisa do usuário . A ideia é de impedir que dados do cartão sejam inseridos, se as condições de compras não estiverem corretas.

Em outras palavras, se a compra de um item pontual estiver mascarada com uma assinatura com cobrança recorrente, o Google impedirá que o usuário continue e finalize a transferência.

Além da maior atenção com a propaganda, o Chrome inseriu algumas regras na API Web Audio e tem o objetivo de dificultar que sites utilizem autoplay em vídeos logo que o usuário chega no endereço.

O Chrome 71 já está disponível para computadores e uma versão com estes recursos será liberada em breve para iPhone, iPad, iPod Touch e smartphones Android.

Com informações: 9to5Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados