Início » Web » 7 apps de rastreamento dos Correios com recursos extras

7 apps de rastreamento dos Correios com recursos extras

Apps de rastreamento de pacotes, enviados pelos Correios oferecem uma série de recursos extras; conheça os mais populares

Por
06/12/2018 às 13h46

Para todo mundo que faz compras pela internet, fazer o rastreamento dos pacotes enviados pelos Correios é essencial. Em outros tempos, éramos obrigados a checar dia após dia o site oficial do órgão estatal atrás de novidades. Hoje, porém, temos uma série de aplicativos e serviços para facilitar a vida que vão além do app dos Correios.

Encomenda dos Correios / rastreamento correios

Listamos sete opções de apps para rastreamento de pacotes dos Correios, compatíveis com iOSAndroid, e alguns inclusive com versão web, e listamos três outras formas de consultar suas encomendas sem instalar nada em seu celular.

1. Muambator

Android / Muambator / rastreamento correios

O primeiro da lista é de longe o mais popular. O Muambator (iOS, Android, web) é um dos pioneiros de sua categoria no Brasil, e no início chegou a ser bloqueado pelos Correios, em um episódio que nunca foi bem explicado. Hoje, possui uma das interfaces mais fofas entre seus pares, passando a ideia (correta) de ser simples de usar.

Como o Muambator exige conta de usuário, ele permite a sincronização entre aplicativos e a versão web, conta com uma aba separada para encomendas tributadas, oferece tags (etiquetas) e categorias para identificar por tipo os pacotes e pode informar ao usuário sobre modificações no status de encomendas por e-mail.

O Muambator é gratuito e graças à versão web, pode ser acessado de qualquer navegador.

2. Rastreio Correios

Android / Rastreio Correios / rastreamento correios

Exclusivo para Android, o Rastreio Correios é bastante simples e possui uma interface limpa, com recursos decentes. Permite inclusão de encomendas em sequência, informa quanto tempo se passou desde a postagem e possui abas para separar os pacotes entregues dos que ainda estão em movimento. É uma boa opção para quem deseja manter as coisas simples e, curiosamente, este é um dos que mais rápido recebe atualizações dos Correios, além do aplicativo oficial.

O Rastreio Correios é gratuito; já a versão PRO, que custa R$ 4,99 traz outros recursos: não possui anúncios, permite a importação de dados do Muambator, oferece um leitor de código de barras, conta com um campo de consulta de CEP ou endereço e possui uma útil calculadora de envio, com campos de entrada para CEP de origem e destino, tipo, tamanho e peso do pacote e valor declarado. Com esses dados, o Rastreio Correios PRO é capaz de informar quanto deverá ser pago para despachar encomendas.

3. 17Track

Android / 17Track / rastreamento correios

Se o seu desejo é monitorar encomendas internacionais, então o 17Track (iOS, Android) é a melhor pedida. Ele traz o maior número de informações de cerca de 220 empresas de courier do planeta, como DHL, FedEx, UPS, TNT, EMS e muitas outras. Ele possui uma interface simples, traz uma lista de transportadoras, permite a inclusão de pacotes em lote, e oferece um widget para o acompanhamento de suas encomendas.

O 17Track em si é gratuito, mas ele curiosamente possui uma loja que vende produtos da AliExpress. Sendo assim, dá para dizer que ele oferece compras no app.

4. Postado!

iOS / Postado! / rastreamento correios

Exclusivo para dispositivos iOS (iPhone e iPad), o Postado! é uma opção bastante simples, para quem não deseja maiores complicações na hora de rastrear seus pacotes. Ele oferece a opção para entrada de dados e envia notificações Push a cada vez que o estado de uma encomenda mudar. Nada além disso, mas o app tem seu público e é bem avaliado no iTunes. Em suma, ele cumpre o que promete.

O Postado! é gratuito.

5. Rastreador de encomendas

Android / Rastreador de Encomendas / rastreamento correios

Não se deixe enganar pela aparência: o Rastreador de Encomendas (iOS, Android) é um app bastante versátil, e como o 17Track um dos poucos que permite acompanhar a entrega de serviços de courier, mas com foco nos brasileiros, como TotalExpress, DirectLog, TNT, TransFolha e JadLog; ainda que muitas vezes jogue o usuário direto para o site da empresa de entrega, ganha pontos por centralizar as buscas. O app utiliza o OneDrive para sincronizar dados entre dispositivos, já que não salva nada localmente.

O Rastreador de Encomendas é gratuito.

6. Mercado Livre

Android / Mercado Livre / rastreamento correios

Se você costuma comprar e vender produtos através do Mercado Livre (iOS, Android, web), é possível fazer o rastreamento dos pacotes dos Correios dentro do próprio app ou site da plataforma. Basta acessar os detalhes de envio. Ele informa dados sobre saída, deslocamento e posição sem dar muitos detalhes, mas é possível usar a opção de checar os dados diretamente no site oficial dos Correios (apenas na versão web).

O Mercado Livre é gratuito.

7. SRO Mobile

Android / SRO Mobile / rastreamento correios

Os Correios também possuem um app de rastreamento: o SRO MObile (iOS, Android) não conta com a melhor das interfaces, nem oferece recursos presentes na maioria de seus concorrentes, mas por se tratar da aplicação oficial fornecida pela estatal, ele fornece informações que outros apps não têm acesso.

O SRO Mobile informa o tipo de envio (PAC, SEDEX normal ou a cobrar), o peso da encomenda, se foi enviada com Aviso de Recebimento (AR) ou não, ou no regime de Mão Própria (MP), a garantia de que o pacote só pode ser recebido pelo destinatário, por confirmação de identidade. E se o pacote tiver que ser retirado numa agência (taxado ou por outro motivo), o app exibe o endereço e fornece uma rota.

O SRO Mobile é gratuito.

Outras opções de rastreamento de pacotes dos Correios

Além de apps e sites que permitem a consulta e rastreamento de pacotes enviados pelos Correios, você pode utilizar outros serviços e conseguir os mesmos resultados. Listamos três dos mais úteis a seguir.

1. Google Now

Google Now / rastreamento correios

O Google Now é capaz de servir como uma ferramenta de rastreamento de pacotes dos Correios, desde que você receba um e-mail com o número de rastreamento. Se sua encomenda tiver como origem os Estados Unidos, Europa ou Ásia, o estado dela deverá ser exibido como um cartão na ferramenta, e será atualizado automaticamente; através dele, é possível rastrear o pacote e conseguir mais detalhes, ou acessar o e-mail original.

Infelizmente, o serviço não foi ativado para encomendas nacionais.

2. RastreioBot (Telegram)

Telegram / Rastreiobot / rastreamento correios

O RastreioBot é uma excelente opção para quem não deseja instalar nada em seu dispositivo móvel, e quer uma opção simples e prática. Este bot do mensageiro instantâneo Telegram detecta apenas encomendas no território nacional, assim, se você cadastrar uma compra vindo do exterior, ele só começará a atualizar seu status quando o mesmo der entrada no Brasil.

Basta cadastrar sua encomenda no bot (é possível entrar com o código e uma descrição) e ele irá atualiza-lo sempre que as informações acerca de um pacote mudarem.

Você pode acessar o Telegram pelos apps para iOS, Android, Windows Phone, desktop (Windows, macOS e Linux) e pela versão web; o serviço é gratuito.

3. SMS dos Correios

Android / mensagem SMS dos Correios / rastreamento correios

Os Correios também oferecem um serviço de notificações via SMS, bastando apenas que o usuário cadastre o número de seu celular ao realizar uma pesquisa na página de rastreamento de pacotes. Assim, você deverá receber uma notificação assim que a encomenda sair para ser entregue, e outra confirmando que você já a recebeu.

O remetente também pode informar aos Correios o número do celular do destinatário se o tiver, no ato da postagem da encomenda nas agências. Assim, você (se for o destinatário) receberá mensagens SMS automaticamente com o status.

Mais sobre: ,