Início » Celular » Google encerra Allo, concorrente do WhatsApp, e revela planos para Hangouts

Google encerra Allo, concorrente do WhatsApp, e revela planos para Hangouts

Google Allo acaba em março de 2019; Hangouts será encerrado, ainda sem prazo definido, migrando usuários para Chat e Meet

Felipe Ventura Por

Você se lembra do Google Allo? Não? Ele foi pensado para concorrer com o WhatsApp, mas nunca atraiu uma quantidade relevante de pessoas. Por isso, o serviço será encerrado em março de 2019. O Hangouts também vai acabar, ainda sem um prazo definido; os usuários serão migrados para o Hangouts Chat e Hangouts Meet no futuro.

allo-android-apps / Pexels

Google Allo tem menos de 50 milhões de usuários

Matt Klainer, executivo do Google, confirma que o Allo continuará a funcionar até março de 2019. É possível exportar seu histórico de conversas seguindo estas instruções. Em abril, a empresa “pausou” os investimentos no aplicativo; segundo o 9to5Google, basicamente toda a equipe foi migrada para trabalhar no Android Mensagens.

“No início deste ano, fizemos uma pausa no investimento no Allo e trouxemos alguns dos seus recursos mais adorados — como o Smart Reply, GIFs e suporte a desktops — para o Mensagens”, escreve Klainer no blog oficial do Google.

Menos de 50 milhões de pessoas instalaram o Google Allo, segundo dados da Play Store. Enquanto isso, o Mensagens tem 175 milhões de usuários ativos por mês. É um avanço, mas ainda está bem longe do WhatsApp, que conta com 1,5 bilhão de usuários.

O Mensagens se concentra em SMS e em sua evolução, o RCS, com recursos mais avançados: chats em grupo, fotos em alta resolução, recibos de leitura, entre outros. O Google fez parceria com mais de 40 fabricantes e operadoras, incluindo Oi, Claro e Vivo.

Usuários do Hangouts serão migrados para Chat e Meet

Hangouts Chat

E o Hangouts? Ele também será encerrado, mas ainda não há um prazo definido. Isso só vai acontecer depois que o Google migrar os usuários para o Hangouts Chat e Hangouts Meet, hoje restritos a clientes do G Suite.

Uma fonte contou ao 9to5Google que o Hangouts clássico seria encerrado em algum momento de 2020. Scott Johnson, chefe do Hangouts, diz no Twitter que nenhuma decisão foi tomada sobre quando isso vai ocorrer. No entanto, ele confirma que os usuários serão migrados para o Chat e o Meet, e que isso “vai resultar no encerramento do Hangouts clássico”.

Em comunicado, o Google diz o mesmo: o Hangouts Chat e Meet estarão disponíveis para os usuários atuais do Hangouts “em algum momento”, e o serviço clássico receberá suporte até lá.

O Hangouts Chat é uma ferramenta de comunicação corporativa para clientes do G Suite. Ela concorre diretamente com o Slack e o Microsoft Teams, facilitando a criação de grupos e se integrando ao Google Drive. Enquanto isso, o Hangouts Meet serve para reuniões em vídeo com até 100 participantes.

Ah, sim, o Google tem outro aplicativo para videochamadas. O Duo “apresenta forte crescimento e engajamento no Android e no iOS”, segundo a empresa, então não deve acabar tão cedo. Este ano, ele passou a funcionar também em iPads, tablets Android, Chromebooks e smart displays.

Com informações: Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

SilverBomb

vanderson_lima wrote

Leonardo Feelckins

allo nem chegou a ser uma "concorrência" ao whatsapp. creio que o telegram seja o único com real poder de liderar em números, já que faz isso em funcionalidades.

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Depende das operadoras, não só do Google...

Zanac_Compile
Thiago Mocci

O dia que a Google parar de fragmentar seus serviços e fazer o Google Chat basicão e manter ele por anos, talvez as coisas mudem.

Rafael Moreira

Ainda está ativo. Acredito que até o primeiro semestre do ano que vem será encerrado de vez.

Baidu feat MC Brinquedo

Da lista do que vem embarcado só sobra o maps e o YouTube pra mim.

E o que não vem embarcado, mas é do Google, é o Datally

biscoitao

Pensava que o G+ já tivesse sido obliterado

André Noia

O Google talk no Android era tão legal...

Rod

Sem cloud sync, já nasceu morto.

Mickão

Allo?

Rafael Moreira

É muita aplicação realizando funções parecidas, sendo que deveria ter feito a fusão de alguns. Os únicos que vejo sendo bastante utilizado em smartphones que roda Android é o G+ e Duo. Com o passar do tempo o Google irá acabar ou migrar isso tudo para o G-suites. Participo de algumas comunidades do G+, e os usuários estão bastante revoltados com a situação. Alguns já pensa em criar grupo no Telegram e fechar de vez a comunidade criada no G+.

Gustavo Pacheco

Cara, o Google e o Facebook não vendem as informações. Eles USAM as informações para direcionar anúncios. O pouco que é possível extrair de informação de um usuário do Google ou do Facebook depende de autorização do usuário e não tem custo. Vender as informações seria a forma mais eficiente de irem à falência, seria trocar a galinha pelos ovos.

wuhkuh

Uma coisa que o Google deveria fazer é adicionar a opção de usuário no Duo, é um saco só poder usar por numero!

Daniel Teixeira
Exibir mais comentários