Google encerra Allo, concorrente do WhatsApp, e revela planos para Hangouts

Google Allo acaba em março de 2019; Hangouts será encerrado, ainda sem prazo definido, migrando usuários para Chat e Meet

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Hangouts permite chamada de vídeo em até 10 pessoas

Você se lembra do Google Allo? Não? Ele foi pensado para concorrer com o WhatsApp, mas nunca atraiu uma quantidade relevante de pessoas. Por isso, o serviço será encerrado em março de 2019. O Hangouts também vai acabar, ainda sem um prazo definido; os usuários serão migrados para o Hangouts Chat e Hangouts Meet no futuro.

Google Allo tem menos de 50 milhões de usuários

Matt Klainer, executivo do Google, confirma que o Allo continuará a funcionar até março de 2019. É possível exportar seu histórico de conversas seguindo estas instruções. Em abril, a empresa “pausou” os investimentos no aplicativo; segundo o 9to5Google, basicamente toda a equipe foi migrada para trabalhar no Android Mensagens.

“No início deste ano, fizemos uma pausa no investimento no Allo e trouxemos alguns dos seus recursos mais adorados — como o Smart Reply, GIFs e suporte a desktops — para o Mensagens”, escreve Klainer no blog oficial do Google.

Menos de 50 milhões de pessoas instalaram o Google Allo, segundo dados da Play Store. Enquanto isso, o Mensagens tem 175 milhões de usuários ativos por mês. É um avanço, mas ainda está bem longe do WhatsApp, que conta com 1,5 bilhão de usuários.

O Mensagens se concentra em SMS e em sua evolução, o RCS, com recursos mais avançados: chats em grupo, fotos em alta resolução, recibos de leitura, entre outros. O Google fez parceria com mais de 40 fabricantes e operadoras, incluindo Oi, Claro e Vivo.

Usuários do Hangouts serão migrados para Chat e Meet

Hangouts Chat

E o Hangouts? Ele também será encerrado, mas ainda não há um prazo definido. Isso só vai acontecer depois que o Google migrar os usuários para o Hangouts Chat e Hangouts Meet, hoje restritos a clientes do G Suite.

Uma fonte contou ao 9to5Google que o Hangouts clássico seria encerrado em algum momento de 2020. Scott Johnson, chefe do Hangouts, diz no Twitter que nenhuma decisão foi tomada sobre quando isso vai ocorrer. No entanto, ele confirma que os usuários serão migrados para o Chat e o Meet, e que isso “vai resultar no encerramento do Hangouts clássico”.

  • Como baixar o histórico do Google Allo antes do fim do aplicativo

Em comunicado, o Google diz o mesmo: o Hangouts Chat e Meet estarão disponíveis para os usuários atuais do Hangouts “em algum momento”, e o serviço clássico receberá suporte até lá.

O Hangouts Chat é uma ferramenta de comunicação corporativa para clientes do G Suite. Ela concorre diretamente com o Slack e o Microsoft Teams, facilitando a criação de grupos e se integrando ao Google Drive. Enquanto isso, o Hangouts Meet serve para reuniões em vídeo com até 100 participantes.

Ah, sim, o Google tem outro aplicativo para videochamadas. O Duo “apresenta forte crescimento e engajamento no Android e no iOS”, segundo a empresa, então não deve acabar tão cedo. Este ano, ele passou a funcionar também em iPads, tablets Android, Chromebooks e smart displays.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados